São Paulo, 27 de novembro de 2012 – A Intel Brasil, em parceria com a FIAP, lança oficialmente hoje “The Tomorrow Project Brasil”, braço local do projeto de exploração do futuro por meio da arte e da ficção, que já é realizado em países como Estados Unidos e Inglaterra. O objetivo do projeto é investigar não apenas o futuro da computação, mas todas as implicações que a tecnologia tem em nossas vidas e no planeta. O projeto é aberto para a participação de todos os interessados.

The Tomorrow Project é um amplo processo de discussão que engloba livros, vídeos, palestras, eventos e outras iniciativas no mundo real e virtual. É uma discussão continuada entre cientistas, pensadores, autores de ficção científica, empreendedores, celebridades, aficionados por tecnologia e até pessoas comuns sobre o mundo que estamos criando e o mundo que gostaríamos de criar. Alguns nomes renomados que participam do projeto são Will.i.am, Cory Doctorow e Bruce Sterling.

Trabalhando em múltiplas frentes, abrangendo pesquisas sociais, tecnológicas, tendências globais e uma grande dose de imaginação, na forma de contos e histórias de ficção científica baseados em fatos reais, o The Tomorrow Project nos ajuda a descobrir o que as pessoas desejam para serem mais felizes e realizadas no futuro. É uma visão dos próximos cinco a dez anos, cobrindo tecnologias, capacidades e dispositivos, em um processo que a Intel chama de Future Casting, parte integral de sua inovação e prototipagem de novas tecnologias.

Tomorrow Project Brasil

Em sua primeira edição no país, The Tomorrow Project está em busca de contos, vídeos ou ilustrações com o tema “Um dia da minha vida em 2025”. Os trabalhos devem explorar fundamentalmente o elemento humano e as tecnologias em desenvolvimento – da robótica à biologia sintética e à geoengenharia – que podem alterar o nosso futuro. O Tomorrow Project Brasil aceitará apenas trabalhos de ficção inéditos, enviados de novembro de 2012 a abril de 2013. Os trabalhos selecionados serão publicados no final de abril.

Os projetos devem ser artísticos e de fácil acesso, para que possam ser aproveitados até mesmo pelo público leigo. Os melhores trabalhos, selecionados por um corpo de especialistas selecionados pela FIAP e Intel, serão publicados no website do projeto (http://br.tomorrow-projects.com), para posterior publicação em formato de livro eletrônico.

“Estamos muito animados com esta iniciativa e com as conexões que serão geradas a partir dos projetos selecionados. A exploração do futuro e as expectativas sobre ele, sob um ângulo criativo, vão fornecer entendimentos valiosos para a nossa sociedade” afirma Nathalie Trutmann, Diretora de Inovação da FIAP

“O futuro não é um ponto fixo na nossa frente, para o qual nos dirigimos em linha reta. O futuro é construído todos os dias, pelas nossas ideias e ações”, disse Fábio Tagnin, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Intel Brasil. “O Brasil precisa participar desta conversa, ajudando a indústria a compreender quais são os seus desejos e apreensões com o futuro. Atividades como o Tomorrow Project Brasil são importantes para que nosso país se transforme em um participante ativo na construção do mundo em que viveremos amanhã.”


Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder mundial em inovação. A empresa projeta e fabrica as tecnologias essenciais que servem como base para os dispositivos computacionais de todo o mundo. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em http://newsroom.intel.com/community/pt_br.


Siga a Intel no Twitter: www.twitter.com/intelbrasil


Curta a Intel no Facebook: www.facebook.com/intelbrasil

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países.

* Outros nomes e marcas são propriedades de outros.


Sobre a FIAP

A FIAP é considerada referência no ensino de Gestão e Tecnologia da Informação no Brasil. Cerca de três mil estudantes dividem-se entre os 25 cursos oferecidos pela instituição. Seu corpo docente é composto por 250 profissionais, mestres e doutores que, além da reconhecida titulação acadêmica, são atuantes no mercado e que possuem uma expressiva jornada profissional. Este diferencial torna a vida acadêmica dos alunos ainda mais rica e fomenta sua entrada no mercado de trabalho atual.

Além dos cinco campi – quatro em São Paulo e um em Alphaville – a faculdade possui um dos mais modernos centros tecnológicos do País, que inclui 24 laboratórios de tecnologia. Os cursos mesclam os mais avançados recursos didático-tecnológicos disponíveis com a reconhecida experiência do corpo docente.

A instituição figura nos principais rankings de educação: está entre “Os Melhores MBAs do Brasil”, da revista Você S/A, por nove anos consecutivos; entre as “Melhores Universidades do Brasil”, do Guia do Estudante, pelos últimos dois anos; e classificada no “Grupo de Excelência do Ensino Superior do País”, com base em dados do MEC.

A FIAP é a primeira faculdade do mundo a firmar uma parceria acadêmica com a Singularity University (SU). Conhecida como “Universidade do Futuro”, a SU é uma instituição de ensino interdisciplinar sediada na NASA e patrocinada pelo Google, ePlanet Ventures, Autodesk e Nokia. O objetivo é trazer o conteúdo utilizado na instituição norte-americana para formar profissionais criativos, visionários, movidos pela excelência e com a convicção de que podem contribuir para ajudar a resolver os desafios da humanidade.