Últimas notícias sobre segurança: Atualização de firmware para 6ª, 7ª e 8ª gerações dos processadores Intel Core e Intel Xeon

Navin Shenoy

Ao longo das últimas semanas, desenvolvemos e validamos soluções para atualização do microcódigo para proteger os clientes da Intel contra as vulnerabilidades de segurança divulgadas pela Google Project Zero. Esse esforço incluiu testes extensos realizados por clientes e parceiros da indústria para garantir que as versões atualizadas pudessem ficar prontas para entrar em produção. Em nome de todos nós da Intel, quero agradecer cada um de nossos clientes e parceiros pelo trabalho árduo e pela parceria nesse processo.

Liberamos para os clientes e parceiros as atualizações do microcódigo para plataformas baseadas no Kaby Lake e no Coffee Lake, além de outras baseadas no Skylake. Esse grupo representa nossas 6ª, 7ª e 8ª gerações do Intel® Core™ bem como nossa mais recente linha X-series. Também inclui nossos recém-anunciados processadores Xeon® e Xeon® D para sistemas de data centers.

O novo microcódigo estará disponível na maioria dos casos por meio de atualizações de firmware de OEMs. Sigo incentivando as pessoas a sempre manter seus sistemas atualizados. Também estão disponíveis online uma programação abrangente e o status atual das atualizações de microcódigo.

Estamos cientes do fato de que, em alguns casos, haverá várias técnicas de mitigação disponíveis que podem garantir proteção contra essas vulnerabilidades. Uma delas é o “Retpoline,” uma técnica desenvolvida pelo Google para a Variante 2. Para aqueles interessados em mais informações sobre o Retpoline e sobre como a técnica funciona, publicamos recentemente um novo white paper. O Google também divulgou informações sobre Retpoline.

Espero compartilhar mais notícias em breve. Mais uma vez, estendo meu sincero agradecimento a todos os clientes e parceiros da Intel pelo apoio de sempre.

Navin Shenoy é vice-presidente executivo e gerente geral do Grupo de Data Centers da Intel Corporation.

Sobre a Intel
A Intel (NASDAQ: INTC) amplia os limites da tecnologia para possibilitar as experiências mais incríveis. Informações sobre a Intel podem ser encontradas em newsroom.intel.com e Intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

* Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.