Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

Últimas notícias sobre Sapphire Rapids, a plataforma para centro de dados de última geração da Intel

Melhorias avançadas de plataforma e mecanismos de aceleração integrados são a solução perfeita para as cargas de trabalho mais exigentes, da nuvem à borda.

lisa spelman

Lisa Spelman
Corporate Vice President, General Manager of the Xeon and Memory Group

Por Lisa Spelman

Há alguns meses lançamos a terceira geração de processadores escaláveis Intel® Xeon® e achei que já estava na hora de compartilhar as últimas atualizações do nosso processador escalável Xeon de última geração, o “Sapphire Rapids”. Depois de várias conversas entre os líderes da Intel sobre o futuro da plataforma, gostaria de destacar duas das tecnologias revolucionárias presentes no Sapphire Rapids e oferecer algumas atualizações sobre o nosso cronograma.

O Sapphire Rapids terá uma microarquitetura inédita, projetada para lidar com as cargas de trabalho dinâmicas e cada vez mais exigentes dos centros de dados do futuro, incluindo computação, rede e armazenamento. O processador conta com o suporte de um conjunto robusto de melhorias de plataforma que irá impulsionar a adoção de tecnologias capazes de mudar todo o setor, como memória DDR5 e PCIe 5.0.

O Sapphire Rapids foi desenvolvido para ser o processador de centro de dados de mais alto desempenho da Intel, com largura de banda de baixa latência e memória superior em todas as cargas de trabalho. Conforme anunciamos esta semana durante a International Supercomputing Conference, versões do Sapphire Rapids serão disponibilizadas com HBM integrado, possibilitando melhorias de desempenho consideráveis em aplicações de memória sensíveis à largura de banda.

Estou animada em dividir mais informações sobre os dois mecanismos de aceleração avançada que estão sendo embutidos no Sapphire Rapids.

Conversei bastante sobre nossa posição de liderança na área de inteligência artificial graças ao Xeon. Com o Sapphire Rapids, aumentamos a aposta na nossa posição de liderança por meio da integração do Intel Advanced Matrix Extensions (AMX). O AMX é um marco na história da Intel em extensões de arquitetura x86 por meio de uma maior largura de registro e tecnologias como MMX, SSE e AVX. O AMX estende a arquitetura adicionando, pela primeira vez, registros bidimensionais, os “tiles”, além de novas instruções que operam nesses tiles. As novas instruções têm como função melhorar significativamente o desempenho das operações de multiplicação de matriz que prevalecem em cargas de trabalho de aprendizagem profunda. Já tive a oportunidade de ver essa tecnologia de perto em nossos laboratórios e mal posso esperar para colocá-la nas mãos dos nossos clientes. Ainda não posso revelar muita coisa, mas gostaria de informar que já estamos alcançando facilmente mais do que o dobro de inferência de aprendizagem profunda e de desempenho de treinamento em comparação com nossa atual geração escalável Xeon.

Outro mecanismo de aceleração que estamos embutindo no Sapphire Rapids é o Intel® Data Streaming Accelerator (Intel® DSA). O desenvolvimento foi feito em parceria com nossos clientes e parceiros que estão sempre em busca de formas de liberar os núcleos dos processadores e obter um desempenho geral cada vez melhor. O DSA é um mecanismo de alto desempenho voltado para a otimização do movimento de streaming de dados e operações de transformação comuns em aplicativos de armazenamento, rede e processamento de dados de alto desempenho. Estamos trabalhando ativamente na construção de um ecossistema em torno deste novo recurso para que os usuários possam acessá-lo facilmente. Já vi o DSA em ação e tenho certeza de que este será um divisor de águas na movimentação de dados.

À medida que os clientes ficam a par dos benefícios do Sapphire Rapids, a demanda só cresce. Com o grande número de melhorias no Sapphire Rapids decidimos incorporar um tempo de validação adicional antes do início da produção, simplificando o processo de implantação para nossos clientes e parceiros. Acreditamos que o Sapphire Rapids entrará em produção no primeiro semestre de 2022.

O Sapphire Rapids é uma novidade incrível tanto para nós quanto para o setor. Os avanços em desempenho, aceleração de carga de trabalho, largura de banda de memória e gerenciamento de infraestrutura conduzirão a transição da indústria para arquiteturas baseadas na nuvem e ajudarão a moldar os centros de dados do futuro. Outras informações técnicas sobre a nossa plataforma para o centro de dados de última geração serão compartilhadas ao longo dos próximos meses, incluindo os eventos Hot Chips 2021, em agosto, e o Intel Innovation, em outubro. E existe a possibilidade de termos uma amostra da nova arquitetura ainda antes disso.

Lisa Spelman é vice-presidente corporativa e diretora geral do Xeon and Memory Group na Intel Corporation.

 

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.