Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

Novos processadores Intel® Xeon® aceleram a transformação das redes 5G

A Intel anunciou hoje a nova família de processadores Intel® Xeon® escaláveis de 3ª geração (codinome “Ice Lake”), com “N-SKUs” otimizados para rede junto com projetos de soluções que reduzem o tempo de chegada ao mercado (time-to-market). Os novos “N-SKUs” oferecem, em média, desempenho1 62% maior que a geração anterior para uma vasta gama de redes 5G já implantadas e diversas de carga de trabalho de rede. A Intel também anunciou que já tem as primeiras amostras da nova geração dos processadores Intel® Xeon® D, desenvolvida para ambientes com restrições de espaço e fornecimento de energia nas bordas das redes.

“Com nossos novos processadores Intel® Xeon® Scalable de 3ª geração otimizados para redes, estamos ampliando os recursos do 5G e o poder das bordas inteligentes. Projetados para trabalhar em diversos ambientes de rede, esses processadores e outros elementos da plataforma Intel permitem que os provedores globais de serviços de comunicações avancem com suas inovações a fim de oferecer experiências mais ricas tanto para empresas quanto para consumidores finais”, afirma Dan Rodriguez, vice-presidente corporativo e gerente-geral do Grupo de Plataformas de Rede da Intel.

Com a expansão do 5G e o surgimento de dispositivos inteligentes nas bordas das redes, a infraestrutura e a tecnologia para esses ambientes também precisam evoluir. A Intel oferece o conjunto mais completo de tecnologias para transformar essas redes e promover um ecossistema mais amplo para que os clientes contem com mais opções e possam acelerar os processos de implantação.

Os novos SKUs otimizados para rede são a escolha ideal para núcleos e acessos sem fio, cargas de trabalho nas bordas das redes e dispositivos de segurança. Estão disponíveis em várias configurações de núcleos, frequências, recursos e potência, oferecendo menor latência, maior taxa de transferência e melhor desempenho de forma específica para atender às demandas de transformação dos provedores de serviços.

Segurança é um elemento essencial das redes 5G, e as extensões Intel® Software Guard integradas aos processadores Xeon escaláveis de 3ª geração permitem a configuração de canais seguros e a comunicação entre as funções de controle do 5G. Os aceleradores integrados de criptografia reduzem os impactos no desempenho causados pela criptografia dos dados e elevam o desempenho das cargas de trabalho que fazem uso intensivo de criptografia.

Os processadores Intel® Xeon® escaláveis de 3ª geração podem ser combinados com o conjunto de software e elementos da plataforma Intel – como, por exemplo, Intel® FPGAs, adaptadores Intel® Ethernet série 800, memória persistente Intel® Optane™, FlexRAN, OpenNESS, Open Visual Cloud e Intel® Smart Edge – para incrementar o desempenho do processador e proporcionar um custo total de propriedade adequado.

Os FPGAs Agilex de 10 nanômetros (nm), que atingem quase o dobro do desempenho por watt em relação aos concorrentes de 7 nm, estão sendo usados em segmentos de núcleo e acesso sem fio para oferecer recursos de aceleração da infraestrutura e outros recursos valiosos que complementam as cargas de trabalho em execução nos processadores Intel® Xeon® escaláveis.

O que as SKUs otimizadas em rede possibilitam: Ter uma infraestrutura flexível é fundamental para acompanhar a demanda por dados cada vez maior. Os processadores Intel® Xeon® escaláveis de 3ª geração otimizados para rede foram desenvolvidos para trabalhar em diversos ambientes de operadoras e otimizados para várias cargas de trabalho, por exemplo:

  • 5G: Com os processadores Intel Xeon Scalable de 3ª geração, os provedores de serviços de comunicação podem elevar o desempenho da User Plane Function (UPF) 5G em até 42%1.
    • Rakuten Mobile, Inc. (Rakuten Mobile): A Rakuten Mobile está trabalhando com a Intel para usar os novos recursos disponíveis nos Intel Xeon escaláveis de 3ª geração em sua nova classe de servidores para plataformas de nuvem que trabalhará com várias cargas de trabalho em data centers centrais e regionais.
  • vRAN: Com as operadoras virtualizando a Radio Access Network (vRAN) para ganhar agilidade, dependem de entrada/saída massivas (Massive Mobile Input/Mobile Output – MIMO) do 5G para aumentar a capacidade e a taxa de transferência das redes. Com os novos processadores Intel Xeon escaláveis da Intel, adaptadores Intel Ethernet série 800 e aceleradores dedicados Intel vRAN, é possível dobrar a taxa de transferência em massa do MIMO com uma potência semelhante de uma configuração vRAN de 3×100 MHz 64T64R1.
    • Verizon: A Verizon está na vanguarda da virtualização de redes, incluindo a RAN. Os processadores Intel Xeon escaláveis oferecem os recursos de processamento necessários para apoiar as metas virtualização da Verizon, e os avanços nos processadores garantem mais capacidade e eficiência para as vRANs.
    • Vodafone: A Vodafone depende de avançadas tecnologias e parcerias para construir uma rede móvel ágil e flexível e fornecer Open RAN comercialmente. A Intel é uma parceira de longa data da Vodafone, oferecendo um ecossistema diversificado e inovador. Os novos processadores Intel Xeon escaláveis de 3ª geração são um bom exemplo de tecnologia de alto desempenho que pode ser usada pela Vodafone para processar fluxos de trabalho MIMO 5G no desenvolvimento da Open RAN.
  • CDN:. Com os processadores Intel Xeon escaláveis de 3ª geração e a mais recente memória persistente Intel Optane, é possível obter uma taxa de transferência até 1,63 vezes maior e com 33% mais capacidade, permitindo atender ao mesmo número de assinantes em resolução mais alta ou um número maior de assinantes na mesma resolução1.
    • AT&T: A AT&T tem trabalhado com a Intel como parceira tecnológica estratégica desde 2016, fornecendo uma infraestrutura ampliável baseada em padrões para atender à crescente demanda por conteúdo de alta definição em tempo real. Com a combinação entre desempenho e economia de energia dos processadores Intel Xeon escaláveis de 3ª geração e a memória persistente Intel Optane, a AT&T pode expandir a capacidade de CDN com menos nós, proporcionando redução significativa no custo total de propriedade.

Sobre o Intel® Select Solutions: A Intel anunciou atualizações para suas soluções otimizadas para cargas de trabalho de rede vRAN, Visual Cloud Deliver Network e NFVI Forwarding Platform, oferecendo configurações pré-testadas e verificadas que aceleram o processo de desenvolvimento e simplificam a implantação de infraestruturas. Essas soluções foram desenvolvidas junto com vários parceiros de software, entre eles Red Hat e Wind River. Também está trabalhando com vários integrantes do ecossistema Intel Network Builders para verificar mais complementos para essas soluções, entre eles ASUS, Advantech, Intequus, Inventec, Lanner Electronics, Lenovo, Nexcom, QCT, Supermicro e ZT Systems.

Sobre a próxima geração de processadores Intel Xeon D: De codinome “Ice Lake-D”, os processadores Intel Xeon D foram projetados para suportar designs mais densos, de tamanho limitado e robustos para trabalhar nas bordas das redes. A Intel agora está testando esses processadores e trabalhando com clientes e parceiros, entre eles a Cisco, na área de produtos de rede; a Supermicro, para soluções vRAN baseadas em FlexRAN; e a Rakuten Mobile, para nova geração de produtos RAN com o objetivo de atender a demandas por mais capacidade.

Saiba mais: Intel lança plataforma para data centers com desempenho avançado; 5G Network Performance Made Flexible (infographic)

Notas e Isenção de Responsabilidade
1 O desempenho varia de acordo com o uso, configuração e outros fatores. Ver [91] em www.intel.com/3gen-xeon-config
As tecnologias Intel podem exigir hardware ou software compatíveis ou ativação de serviço.
Nenhum produto ou componente pode ser absolutamente seguro.
Custos e resultados podem variar.
© Intel Corporation. Intel, o logotipo da Intel e outras marcas são marcas comerciais da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de terceiros.

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.