Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

Novo Intel Thunderbolt™ 4 traz conectividade realmente universal por cabo para todos

 

A Intel anunciou hoje detalhes sobre o Thunderbolt™ 4, nova geração da solução de conectividade universal por cabo que traz funcionalidades adicionais, compatibilidade com o padrão USB4 e que oferece mais desempenho com menos requisitos de sistema. Pela primeira vez, os usuários terão acesso a conectores com até quatro portas e cabos universais de até dois metros de comprimento. O Thunderbolt 4 estará disponível a partir da próxima linha de processadores para PCs móveis da Intel, conhecida pelo nome-código Tiger Lake.

A Intel também lançou controladores Thunderbolt 4 série 8000, compatíveis com centenas de milhares de PCs e acessórios Thunderbolt 3 disponíveis atualmente no mercado. Kits para desenvolvedores e testes de certificação Thunderbolt 4 já estão disponíveis para os parceiros Intel.

“A plataforma Thunderbolt oferece aos consumidores conectividade de alto padrão para vários dispositivos, ajudando a melhorar as experiências de computação e cumprindo a promessa do USB-C com simplicidade, desempenho e confiabilidade. A chegada do Thunderbolt 4 reforça o quanto a Intel vem inovando no ecossistema de PCs rumo a soluções de conectividade que sejam universais de verdade”, diz Jason Ziller, gerente da área de negócios de conectividade da Intel.

Porque é importante: A plataforma Thunderbolt oferece um consistente conjunto de funcionalidades de última geração para conectar computadores a dados, tela e energia de forma simples em uma só porta USB-C. Ao utilizá-la para conectar docks, monitores, dispositivos de armazenamento rápido e demais acessórios USB, o usuário ganha um espaço de trabalho limpo e organizado. Para garantir a melhor experiência do mercado[1] e a facilidade de uso em produtos de diversos tipos e fabricantes, a Intel trabalha junto a seu ecossistema de parceiros fabricantes de computadores, acessórios e cabos para que todos os seus produtos Thunderbolt obtenham a certificação obrigatória.

“O Thunderbolt 4 é uma revolução para os fabricantes de acessórios de dependem de PCs e Macs para oferecer produtos com recursos topo de linha que entreguem uma experiência de usuário consistente”, afirma Ben Thacker, vice-presidente e diretor geral da Kensington. “Os avanços no Thunderbolt 4 ajudarão a Kensington a redefinir o espaço de trabalho do futuro.”

“Ao oferecer mais desempenho com menos requisitos de sistema, os produtos Thunderbolt 4 irão proporcionar as experiências incríveis e o aumento de produtividade que nossos clientes de TI e usuários finais procuram”, afirma Jerry Paradise, vice-presidente de PCs e Dispositivos Inteligentes da Lenovo para clientes corporativos. “A Lenovo está feliz em trabalhar com a Intel na expansão de nossa oferta com a chegada de PCs Thunderbolt 4 e acessórios Thunderbolt.”

Benefícios: O Thunderbolt 4 se baseia nas inovações do Thunderbolt 3 para oferecer uma experiência de conexão por cabo verdadeiramente universal, com 40 Gb/s de velocidade e conexão de dados, tela e energia em um único cabo. Esta é a especificação Thunderbolt mais abrangente já lançada em conformidade com o mais amplo conjunto de especificações padrão da indústria – incluindo USB4, DisplayPort e PCI Express (PCIe) -, além de ser totalmente compatível com as gerações anteriores do Thunderbolt e conexões USB. Os requisitos de certificação Thunderbolt 4 incluem:

  • Dobrar os requisitos mínimos de tela e dados encontrados no Thunderbolt 3.
    • Imagem: Suporte para dois monitores 4K ou um monitor 8K.
    • Dados: PCIe a 32 Gbps para velocidade de armazenamento de até 3.000 MB/s.
  • Suporte para conectores e docks com até quatro portas Thunderbolt 4.
  • Carregamento do PC em pelo menos uma porta de computador[2].
  • Tirar o PC do modo dormir por meio de um simples toque no teclado ou no mouse quando conectado a um dock Thunderbolt.
  • Proteção baseada em Intel VT-d que ajuda a prevenir ataques físicos à máquina do tipo DMA (acesso direto à memória). Mais informações em Thunderbolt Security Brief.

 

Tabela comparativa:

 

 

Disponibilidade: Controladores Thunderbolt 4 série 8000 chegam até o final do ano, incluindo host JHL8540 e JHL8340 para fabricantes de computadores e controladores de dispositivo JHL8440 para fabricantes de acessórios; Os primeiros PCs e acessórios equipados com portas Thunderbolt 4 também devem estar disponíveis até o final do ano, incluindo lançamentos em notebooks com especificações Projeto Athena da Intel.

Mais informações: Intel adota medidas para ativar Thunderbolt 3 em todos os lugares e lança protocolo | Apresentação para a imprensa do Thunderbolt 4 | Informações de Segurança do Thunderbolt | Vídeo: Thunderbolt 4

 

Observações Importantes:

As tecnologias da Intel podem exigir ativação de hardware, software ou serviço habilitado. Custos e resultados são variáveis.

Os resultados de desempenho são baseados em testes realizados nas datas informadas na configuração e podem não refletir todas as atualizações de segurança disponíveis ao público. Acesse a configuração para mais detalhes. Nenhum produto ou componente é totalmente seguro.

Softwares e cargas de trabalho usados em testes de desempenho podem ter sido otimizados para desempenho apenas em microprocessadores da Intel. Testes de desempenho, como SYSmark e MobileMark, são realizados usando sistemas computacionais, componentes, software, operações e funções específicos. Qualquer alteração dos fatores descritos acima pode causar variações nos resultados. Consulte outras informações e testes de desempenho para ajudá-lo a avaliar totalmente suas aquisições, incluindo o seu desempenho quando combinado a outros produtos. Para mais informações, acesse www.intel.com/benchmarks.

[1] Comparado a outras tecnologias de conexão PC I/O, incluindo eSATA, USB e IEEE 1394 Firewire. A performance varia dependendo do hardware e software usados. Precisa usar um dispositivo habilitado para Thunderbolt.

[2] Para laptops finos e leves que precisam de menos de 100 watts carregar.

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.