Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

IOS, Dell Technologies e Intel abrem curso gratuito de tecnologia 100% online para pessoas com deficiência

O curso oferece chip gratuito de internet para acesso à plataforma. Após formados, os alunos ainda podem ser indicados para oportunidades de emprego, principalmente entre as empresas parceiras do IOS. Inscrições vão até 14/10.

Mais de 24% dos brasileiros (cerca de 45 milhões de pessoas) possuem algum tipo de deficiência, segundo dados do último Censo IBGE de 2010. Desse total, estima-se que 9 milhões estão em idade e aptas para trabalhar, porém, cerca de 400 mil postos ainda estão desocupados. Somente 48% do total das vagas reservadas para pessoas com deficiência estão ocupadas.

Atentos a essa realidade, o Instituto da Oportunidade Social (IOS) em parceria com a Dell Technologies e Intel acabam de abrir vagas para o curso gratuito de Formação em Tecnologia, totalmente online para pessoas com deficiência acima de 16 anos. Com carga de 80 horas, o curso tem acontece de 18/10 a 17/12. As inscrições devem ser realizadas até 14/10 no link: ios.org.br/ficha-de-inscricao/

Conteúdo

O curso é focado em tecnologia e administração, que inclui o pacote Office e a operacionalização de sistema de gestão empresarial ERP e utiliza a plataforma desenvolvida pelo LEAD (Centro de Pesquisa e Inovação da Dell), que conta com recursos acessíveis como acompanhamento de intérpretes para usuários de Libras (Língua Brasileira de Sinais), além de alertas sonoros, comando de voz, teclado virtual, redimensionamento de fonte, alto contraste, audiodescrição de imagens, entre outros.

  1. Empregabilidade

Ao final dos cursos, os alunos formados podem participar do Programa IOS de Oportunidades, que busca vagas de empregos principalmente entre as empresas parceiras da instituição, além de vagas para formação universitária em instituições parceiras da organização.

Mais de 40 mil profissionais formados

O IOS já formou mais de 40 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Cliente, ampliando a renda dessas famílias em até 49%.

Em 2020, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o IOS formou cerca de 1.500 jovens e pessoas com deficiência e, também colaborou com o ingresso de 815 alunos no mercado de trabalho.


Serviço:

Curso gratuito de tecnologia 100% online para pessoas com deficiência

Inscrições: até 14 de outubro

Link: ios.org.br/ficha-de-inscricao/

Central de Atendimento – ​WhatsApp: (11) 97343-9010


Documentos para Inscrição (originais)

  • RG e CPF do aluno;
  • CPF dos pais ou responsáveis;
  • Comprovante de Escolaridade;
  • Comprovante de Residência (conta de água, luz e telefone – levar as três);
  • Comprovante de Renda de todos os moradores da residência;
  • Pessoas com deficiência devem levar laudo médico atualizado.

 Sobre o IOS

Comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, desde 1998 o IOS desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados. “Administração” e “Tecnologia” compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental. Qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social), o IOS já formou mais de 40 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS – sua fundadora e principal mantenedora -, Dell, Microsoft e Zendesk. Juntam-se a este grupo empresas que realizam doações via Incentivo Fiscal, como a Arcos Dorados, BASF, Banco IRB, Brasilprev, Cielo, CTG, Clear Corretora, Hyundai, IBM, Instituto Center Norte, Isa CTEEP, Mattos Filho, Mercado Livre, Vale, entre outras. Mais informações: https://www.ios.org.br

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.