Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

Intel lança primeiro programa de formação em Inteligência Artificial

MCC students 1
Estudantes do Chandler-Gilbert Community College se reúnem para uma nova orientação para alunos em 2019. Em parceria com o Maricopa County Community College District, a Intel lança primeiro programa de formação em inteligência artificial dos EUA. Primeira fase do programa será conduzida online nas instituições Estrella Mountain Community College e Chandler Gilbert Community College a partir do segundo semestre de 2020. (Crédito: Maricopa County Community College District)

 

Novidade: A Intel acaba de anunciar sua parceria com o Maricopa County Community College District (MCCCD) para lançar o primeiro programa de formação em inteligência artificial desenvolvido exclusivamente pela empresa. A Associação Comercial do Arizona irá contribuir com uma doação no valor de 100 mil dólares para a força de trabalho a fim de apoiar o programa. Graças à iniciativa, dezenas de milhares de estudantes poderão seguir carreira nos setores de tecnologia, saúde, automotivo, industrial e aeroespacial.

“Acreditamos que a tecnologia de IA deve ser moldada por diversas pessoas, com experiências e origens distintas. É exatamente esse tipo de estudante que procura um Community College. A formação será uma oportunidade única de expansão e diversificação da IA. A Intel está comprometida em formar novas parcerias com instituições de ensino a fim de aumentar o acesso ao conhecimento necessário para as oportunidades de trabalho atuais e futuras”, explica Gregory Bryant, vice-presidente executivo da Intel e diretor geral do Client Computing Group.

Quem será beneficiado: Com sede em Tempe, no Arizona, o MCCCD é o maior Community College dos EUA, com cerca de 100 mil estudantes espalhados em 10 campus, além de 10 mil professores e funcionários.

Como funciona: O programa de IA consiste em cursos desenvolvidos pelo corpo acadêmico do MCCCD e líderes da Intel e é baseado em software e ferramentas Intel, como o conjunto de ferramentas de distribuição Intel® OpenVINO™ e Intel Python. A Intel também irá contribuir com aconselhamento técnico, treinamento dos professores, programa de estágio e mentoria tanto para alunos quanto para o corpo docente. Os alunos terão acesso a competências básicas como coleta de dados, treinamento de modelos de IA, codificação e o impacto da tecnologia IA na sociedade. O programa inclui um projeto de IA com impacto social com orientação dos professores e mentores da Intel. Após a conclusão, o MCCCD irá entregar um diploma em inteligência artificial válido para cursos universitários de quatro anos.

Porque é importante: A tecnologia IA está evoluindo rapidamente, com novas ferramentas, tecnologia e aplicações e precisa de profissionais habilitados. Estudos recentes mostram que a demanda por habilidades em inteligência artificial deve crescer exponencialmente. Segundo levantamento recente do LinkedIn, as habilidades em IA estão entre as cinco habilidades mais buscadas no mercado. Uma pesquisa do Departamento para o Desenvolvimento Econômico e da Força de Trabalho do MCCCD prevê um aumento de 22,4% nesse tipo de vaga até 2029.

Desde o início de junho de 2020, mais de 43 milhões de pessoas se inscreveram no programa de seguro desemprego dos EUA. Além disso, estudo recente da McKinsey estima que mais de 57 milhões de trabalhadores estão em situação de vulnerabilidade, ou seja, sujeitas a períodos de licença não remunerada e demissões. É importante que instituições educacionais e empresas colaborem na capacitação da força de trabalho do futuro.

Detalhes sobre o lançamento do programa: A primeira fase do programa será conduzida online no Estrella Mountain Community College e no Chandler Gilbert Community College a partir do segundo semestre de 2020. À medida que a necessidade de distanciamento físico e as preocupações com a pandemia do COVID-19 diminuírem, as aulas começarão presencialmente nas duas unidades.

Informações Adicionais: A iniciativa é baseada no programa da Intel® AI For Youth, que atualmente oferece capacitação e recursos em IA a mais de 100.000 alunos do ensino médio e técnico em nove países e deve ser levado a outras partes do mundo. (Acesse “AI for Youth Uses Intel Technology to Solve Real-World Problems“) Além disso, a Intel recentemente colaborou com a Udacity na criação do Programa Intel Edge AI for IoT Developers Nanodegree, focado no treinamento de um milhão de desenvolvedores. A Intel está comprometida com a expansão da disponibilidade digital, que deve chegar a 30 milhões de pessoas em 30 mil instituições e 30 países. Recentemente, a empresa anunciou suas metas para 2030 e os Desafios de Impacto Global, reforçando seu compromisso de tornar a tecnologia totalmente inclusiva e expandir a disponibilidade digital.

As ações da Intel em responsabilidade corporativa e em prol de um impacto global positivo tem como base o propósito da empresa de criar tecnologias revolucionárias que enriquecem a vida de todas as pessoas na Terra. Com sua posição privilegiada dentro do ecossistema tecnológico, a Intel pode ajudar clientes e parceiros a alcançarem seus objetivos e acelerar o progresso em áreas importantes do setor de tecnologia.

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.