Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

Intel Innovation apresenta novos produtos, tecnologia e ferramentas para desenvolvedores

Alibaba, Argonne, AT&T, Google Cloud, Microsoft, SiPearl e outros reforçam o poder dos ecossistemas abertos na criação de tecnologias capazes de mudar o mundo.

DESTAQUES

  • Zona de Desenvolvedores unificada, novos conjuntos de ferramentas OneAPI 2022 e Centros de Excelência OneAPI projetados para oferecer aos desenvolvedores acesso a projetos de referência, conjuntos de ferramentas e outros ativos em IA, cliente, nuvem, 5G/borda e jogos, com um ambiente de programação aberto, baseado em padrões e unificado.
  • Apresentação dos processadores Intel Core de 12ª geração. Fabricados usando a tecnologia de processos Intel 7 para oferecer desempenho de computação superior a todos os segmentos, do PC até a borda.
  • Supercomputador Aurora do Argonne National Laboratory com mais de dois exaflops de pico de desempenho computacional.
  • Google Cloud e Intel aprofundam parceria para desenvolvimento conjunto do Mt. Evans, primeira IPU baseada em ASIC da Intel.

SANTA CLARA, Califórnia (EUA), 27 de outubro de 2021 – Hoje, durante a abertura do evento Intel Innovation , a Intel anunciou o retorno às suas origens, destacando a renovação do compromisso com a comunidade de desenvolvedores e uma abordagem “developer-first” para seus softwares e hardwares. Anúncios incluindo a chegada de novos produtos, ferramentas e tecnologias para desenvolvedores reforçam o foco da Intel na construção de um ecossistema aberto, garantindo o acesso às ferramentas e ambientes de sua preferência, além de fomentar a confiança e a parceria em CSPs, comunidades de software livre, startups e mais.

“Como criadores do Intel Developer Forum, é uma grande honra reunir novamente pessoas de todo o ecossistema para explorar o futuro da tecnologia”, disse o CEO da Intel, Pat Gelsinger. “Os desenvolvedores são os verdadeiros super-heróis do mundo digitalizado – um mundo que é sustentado por semicondutores”. Não descansaremos até que tenhamos esgotado a tabela periódica, liberando a magia do silício e capacitando os desenvolvedores para que, juntos, possamos inaugurar uma nova era de inovação”.

A empresa detalhou os investimentos em desenvolvedores, incluindo uma Zona de Desenvolvedores atualizada, unificada e mais abrangente, kits de ferramentas oneAPI 2022 e novos Centros de Excelência, todos com o objetivo de melhorar o acesso aos recursos e simplificar o desenvolvimento em CPUs e arquiteturas de aceleração:

  • Zona de Desenvolvedores: Para melhorar o acesso a projetos de referência, kits de ferramentas e outros ativos em IA, cliente, nuvem, 5G/edge e jogos, o novo recurso fornece aos desenvolvedores acesso a um Catálogo de Desenvolvedores Intel® consolidado a partir das principais ofertas de software, bem como um ambiente de desenvolvimento Intel® DevCloud aprimorado para que possam testar e executar cargas de trabalho em uma variedade de hardware (CPUs, GPUs, FPGAs, VPUs, etc.) e ferramentas de software mais recentes da Intel.
  • oneAPI 2022:  A Intel está se preparando para lançar um kit de ferramentas OneAPI 2022 com 900 novos recursos em uma nova versão que adiciona capacidades de desenvolvimento de software de arquitetura cruzada para CPUs e GPUs através do primeiro compilador unificado C++/SYCL/Fortran e Data Parallel Python e expande a modelagem de performance do acelerador Advisor, incluindo o VTune Flame Graph para visualização de hotspots de performance e melhoria da produtividade através da integração estendida do Microsoft Visual Studio Code e suporte ao Microsoft WSL 2.
  • Centros de Excelência oneAPI: Onze novos parceiros universitários foram anunciados para fornecer portos de código estratégicos, suporte adicional de hardware, novas tecnologias e serviços, e desenvolvimento de currículo para permitir a adoção do oneAPI pelo ecossistema. A lista de parceiros inclui o Laboratório Nacional Oak Ridge, a Universidade da Califórnia Berkeley, a Universidade de Durham e a Universidade do Tennessee. Outra mudança será a expansão dos Intel Graphics Visualization Institutes of Xellence para se tornarem Centros de Excelência oneAPI.

Informações Adicionais: Notícias sobre desenvolvedores e oneAPI do Intel Innovation

A Intel está executando seu roteiro de produtos e processos e acelerando o ritmo da inovação através das superpotências – computação onipresente, infraestrutura da nuvem para a borda, conectividade e IA disseminados – para que os desenvolvedores possam seguir adiante em suas iniciativas de disrupção, descoberta e impacto.

Computação onipresente:  O ponto de interação entre pessoas e a tecnologia.

As capacidades computacionais permeiam cada aspecto de nossa existência e constituem o ponto de interação entre pessoas e a tecnologia através dos dispositivos existentes e fatores de forma emergentes. Em breve, todos nós teremos milhares de dispositivos à nossa disposição. Estimativas indicam que até o final da década cada pessoa terá 1 petaflop de computação e 1 petabyte de dados, com menos de 1 milissegundo de distância entre um e outro.

Ao derrubar muros e investir na construção de um ambiente aberto, a Intel está impulsionando o futuro do PC – novas CPUs, GPUs e avanços de plataforma – proporcionando enormes oportunidades para desenvolvedores que desejam criar experiências incríveis:

  • Processadores Intel Core de 12ª geração: A arquitetura híbrida de desempenho desta nova família representa uma mudança arquitetônica que só é possível graças à co-engenharia de software e hardware e irá proporcionar novos níveis de desempenho de liderança por várias gerações. A família Intel Core de 12ª geração contará com 60 processadores que irão ativar mais de 500 designs de desktops de alta performance a laptops ultrafinos e leves. Hoje, a empresa está enviando 28 SKUs para parceiros OEM, além de lançar os primeiros seis processadores para desktop, liderados pelo Intel Core i9-12900K desbloqueado – o melhor processador para jogos do mundo.[i][ii]
  • Data Science Solution: Graças a esta nova solução Intel® Core™ com arquitetura Intel® Xeon®, os cientistas de dados agora podem iterar, visualizar e analisar dados complexos em escala com a mais alta configuração de memória disponível no mercado.  Combinando o hardware da estação de trabalho e o kit de ferramentas Intel OneAPI AI Analytics para permitir o desenvolvimento de IA “fora da caixa”, a solução já está disponível em PCs com estações de trabalho baseadas em Linux de fabricantes como Dell, HP e Lenovo.  Além disso, a Microsoft e a Intel acabam de firmar uma parceria que tem como objetivo trazer uma  cadeia de ferramentas de ciência de dados completa para o Windows. O recurso estará disponível no novo Surface Laptop Studio.
  • Família de SOCs Gráficos Intel® ArcTM “Alchemist”: Desenvolvida para o mundo dos gamers, a primeira geração de GPUs Intel Arc de alta performance discretas “Alchemist” oferece Xe Super Sampling (XeSS) – nova tecnologia de escalonamento que os desenvolvedores de jogos já estão integrando em seus jogos. O XeSS usa o machine learning e os aceleradores de IA XMX integrados do Alchemist para oferecer visuais de alto desempenho e alta fidelidade. A execução do XeSS é feita utilizando padrões abertos para garantir ampla disponibilidade em muitos jogos e em um amplo conjunto de hardware. Além disso, o Alchemist terá suporte à tecnologia Deep Link em plataformas Intel, com novas capacidades de computação, incluindo Hyper Encode, permitindo a aceleração simultânea de uma única transcodificação de arquivo de vídeo através de mecanismos gráficos integrados e discretos.

Informações Adicionais: Notícias sobre Intel Core de 12ª geração e computação onipresente do Intel Innovation

Infraestrutura Cloud-to-Edge: Escala e capacidade ilimitadas na nuvem combinam com alcance ilimitado através da borda inteligente.

A computação está se espalhando por malhas heterogêneas de CPUs, GPUs, aceleradores de aplicação, processadores de interconexão, dispositivos de computação na borda e FPGAs. E todos eles precisam de memória e software persistentes capazes de reunir esses elementos em uma solução completa. A corrida rumo à zetaescala está prestes a gerar, armazenar e analisar dados em escala. Foram necessários 12 anos para chegar da computação em petaescala para a exaescala. A Intel se desafiou a chegar ao zeta em cinco anos: zeta 2027.  A base desta meta é o trabalho da Intel com o ecossistema aberto, que garante a disponibilidade de ferramentas e ambientes de software otimizados para que os desenvolvedores possam acelerar suas implantações:

  • Ponte Vecchio e oneAPI suportam microprocessadores da SiPearl: A SiPearl está desenvolvendo um microprocessador que será usado em computadores exaescala europeus e escolheu as GPUs Ponte Vecchio da Intel para ser o acelerador de computação de alto desempenho (HPC) dentro do nó HPC do sistema. Com o objetivo de unificar os ambientes de computação, a SiPearl está adotando a solução oneAPI como a especificação de software aberto para aumentar a produtividade do desenvolvedor e o desempenho da carga de trabalho
  • Otimização dos processadores escaláveis Intel Xeon de próxima geração “Sapphire Rapids”:

A Intel está colaborando com a comunidade de código aberto e seu grande grupo de parceiros de ecossistema com o objetivo de facilitar a construção de processadores de próxima geração para desenvolvedores. A iniciativa irá integrar vários novos motores de aceleração capazes de lidar com a sobrecarga em modelos de implantação em escala de data center, ao mesmo tempo em que permite uma maior utilização do núcleo do processador e reduz os custos de energia e de área.

A Intel também destacou que os desenvolvedores de nuvens têm amplo acesso aos mais recentes processadores escaláveis Intel Xeon de terceira geração dentro dos principais fornecedores de serviços de nuvem, incluindo Alibaba, AWS, Baidu, Google, Microsoft, Oracle e Tencent.

Informações Adicionais: Notícias sobre infraestrutura Cloud-to-Edge do Intel Innovation

Conectividade disseminada: Tudo e todos estão conectados.

Com redes programáveis de cima para baixo e de ponta a ponta, o futuro está em uma rede totalmente programável e verdadeiramente aberta – onde os desenvolvedores têm a liberdade de se mover na velocidade do software. A Intel é a única companhia que oferece um conjunto abrangente de hardware e software para a criação de uma rede programável de ponta a ponta – dos processadores escaláveis Intel Xeon e Xeon-D de última geração às novas unidades de processamento de infraestrutura (IPUs) e switches programáveis P4:

  • A malha de rede inteligente é uma plataforma programável de ponta a ponta que usa nossas ofertas únicas de hardware e software para avançar oportunidades de negócios e deixar o controle nas mãos dos desenvolvedores.
    • IPU baseada em ASIC “Mount Evans”: Intel e Google Cloud acabam de anunciar uma colaboração única no mercado focada no design e desenvolvimento de uma solução aberta apoiada pela linguagem de programação padrão da indústria e IPDK de fonte aberta, a fim de simplificar o acesso dos desenvolvedores dos data centers do Google Cloud a esta tecnologia.
    • O processador de malha da Intel (IFP) Tofino 3 que adiciona inteligência  à comutação através da programabilidade P4 e aceleração das cargas de trabalho de IA. Além disso, o IPF é totalmente programável para P4, o que coloca o poder de volta nas mãos dos programadores de rede e abre caminho para uma malha de nuvem mais segura e autorregenerativa.
  • A AT&T, apoiada por um ecossistema estabelecido de fornecedores de soluções, escolheu a Intel para ser seu parceiro de silício na implantação de sua futura rede virtualizada de acesso via rádio (vRAN), dando-lhe a flexibilidade de trazer a automação e as capacidades cloud-like para sua rede, juntamente com as otimizações de desempenho, custo e eficiência operacional.
  • A DEKA Research & Development Corporation está colaborando com a FedEx para desenvolver Roxo™, o FedEx SameDay Bot®, projetado para uma entrega confiável e autônoma de última milha na porta de um cliente. A Roxo está sendo testada com os processadores Intel® da 11ª geração Core™ i7, câmeras de profundidade Intel® RealSense™ e usa OpenVINO™ como o mecanismo de inferência de IA. Com os processadores Intel® Core™ i7 da 11ª geração, a Intel está ajudando a DEKA a criar uma plataforma de computação de alto desempenho e eficiência energética.

Informações Adicionais: Notícias sobre conectividade disseminada do Intel Innovation

Inteligência artificial: Tornando a IA mais acessível e escalável para desenvolvedores:

Os investimentos significativos da Intel nos ecossistemas, ferramentas, tecnologia e plataformas abertas para desenvolvedores estão abrindo o caminho para o escalonamento de IA em todos os lugares. O papel da Intel é expandir esta tecnologia de forma responsável. A Intel é conhecida por ter tornado a IA mais acessível e escalável para desenvolvedores por meio de extensas otimizações de bibliotecas e estruturas populares em processadores Intel Xeon escaláveis. O investimento da Intel em múltiplas arquiteturas de IA para atender às diversas exigências dos seus clientes, usando um modelo de programação baseado em padrões abertos, torna a execução por parte dos desenvolvedores de um número maior de trabalho de IA e em mais casos de uso muito mais fácil. Muitas das principais organizações do mundo usam a IA da Intel para resolver tarefas complexas, como evidenciado pelos anúncios de hoje:

  • Supercomputador Aurora do Argonne National Laboratory terá 2-exa-flops de Pico de Desempenho: O supercomputador Aurora, co-desenhado com processadores escaláveis Intel Xeon de próxima geração “Sapphire Rapids” e GPUs de próxima geração “Ponte Vecchio” da Intel é destinado a fornecer 2 exa-FLOPS para análise de dados de alto desempenho e cargas de trabalho de IA. O Aurora é projetado para lidar com computação de alto desempenho, AI/ML e grandes cargas de trabalho de análise de dados. O Laboratório Nacional Argonne é um laboratório do Departamento de Energia dos EUA, e está na vanguarda dos esforços da nação para fornecer futuras capacidades computacionais exascendentes.
  • IA da Intel está por trás do mecanismo de recomendação do Alibaba: Intel e Alibaba firmaram uma parceria para a construção do kit de ferramentas ponta a ponta DeepRec que ajuda os desenvolvedores a construir os modelos de treinamento de aprendizagem profunda usados para alimentar o mecanismo de recomendação do Alibaba Cloud. O DeepRec foi otimizado para os motores de aceleração de IA incorporados nos processadores escaláveis Intel Xeon, incluindo AVX-512, VNNI e BF16. O DeepRec permite que os desenvolvedores carreguem e atualizem modelos, processem camadas embutidas, usem os arquivos de modelos existentes e implantem serviços baseados em recomendações em grande escala com trilhões de amostras – tudo de forma fácil.
  • Conjuntos de ferramentas de IA para processadores escaláveis Intel Xeon: Os conjuntos de ferramentas de IA otimizados pela Intel permitem aos cientistas de dados um maior desempenho e produtividade fora da caixa. A Intel juntou-se à comunidade de código aberto, bem como com as empresas Amazon, Baidu, Facebook, Google e Microsoft para oferecer o software de ciência de dados mais popular do mundo é otimizado para ser executado em hardware Intel, incluindo Pandas, scikit-learn, MXNet, PaddlePaddle, PyTorch, TensorFlow, ONNX Runtime e muito mais.
  • Acelerando o desempenho da IA em processadores escaláveis Intel Xeon de próxima geração: A Intel tem como objetivo entregar um ganho de desempenho de IA total de 30 vezes em seus processadores escaláveis Intel Xeon de próxima geração “Sapphire Rapids”. Estes ganhos de desempenho são alcançados tanto através de extensas otimizações de software quanto do próximo motor AMX embutido do processador e permitirão ainda mais casos de uso de IA sem a necessidade de GPUs discretas.

Informações Adicionais: Notícias sobre Inteligência Artificial do Intel Innovation

“A inovação prospera em ambientes abertos e democratizados, onde os desenvolvedores se conectam, comunicam e respondem às tendências em evolução. A tecnologia é uma criação humana, capaz de construir tudo que é possível”, explica Greg Lavender, CTO e SVP/GM do Software and Advanced Technology Group. “A tecnologia também é essencialmente neutra. Cabe a todos usá-la de forma mais responsável, inclusiva, sustentável e ética. A Intel aumentou sua aposta no legado em plataformas abertas e inventário massivo de tecnologias de software fundacionais com a intenção específica de possibilitar a inovação de software”.

Informações Adicionais (em inglês): Computação onipresente: Client Computing News | Infraestrutura Cloud-to-Edge: Data Center News e Internet of Things News |Conectividade Disseminada: 5G& Wireless Connectivity | Artificial Intelligence News

[i] Conforme medido por recursos exclusivos e desempenho superior do modo de benchmark no jogo (pontuação ou quadros por segundo) na maioria dos 31 títulos de jogos testados (em 1 de outubro de 2021), incluindo uma comparação com AMD Ryzen 5950X. Acesse intel.com/12thgen para informações adicionais. Os resultados podem variar.
A performance pode variar conforme uso, configuração e demais fatores. Acesse www.intel.com/InnovationEventClaims para cargas de trabalho e configurações. Os resultados podem variar.
Os resultados de desempenho são baseados em testes realizados nas datas informadas nas configurações  e podem não refletir todas as atualizações ​disponíveis ao público. Para detalhes de configuração, vá para backup. Nenhum produto ou componente é totalmente seguro.
Custos e resultados são variáveis.
As tecnologias da Intel podem exigir ativação de hardware, software ou serviço habilitado.
© Intel Corporation. Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.   ​

 

 

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.