Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

Intel Embree recebe prêmio técnico e científico da Academia do Oscar

Novidade: A biblioteca de rastreamento de raios Intel® Embree, um dos componentes do conjunto de ferramentas de renderização Intel® oneAPI, acaba de ser reconhecida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA com um prêmio por suas realizações técnicas e científicas. A Academia, responsável pela cerimônia anual do Oscar®, reconhece os recursos líderes da indústria da Intel Embree para renderização geométrica como uma inovação que contribui para a evolução do processo de criação de filmes.

“É uma honra receber esse prêmio, somos muito gratos. É um reconhecimento de nossos esforços para fornecer tecnologia de software aberto utilizando com perspicácia plataformas de computação cada vez mais sofisticadas para derrubar as últimas barreiras à criatividade, levando filmes e animações a níveis surpreendentes de impacto visual. A Intel Embree é o resultado de muitos anos de pesquisa, colaboração da indústria e desenvolvimento de software e tem um papel fundamental no aprimoramento de experiências visuais com conteúdo fotorrealista”, explica Jim Jeffers, engenheiro sênior da Intel e diretor sênior de Advanced Rendering and Visualization Architecture.

Sobre a tecnologia Intel Embree: Os métodos de rastreamento de raios combinam a física da luz com objetos 3D e seus materiais de superfície gerando imagens realistas, incluindo reflexos, refrações e sombras matematicamente corretos. Desenvolvedores de renderização, engenheiros de aplicativos gráficos e criadores de conteúdo usam o Intel Embree a fim de proporcionar experiências visuais de alto desempenho e verossimilhança.

Os recursos exclusivos Intel Embree permitem que os criadores injetem fotorrealismo por meio de efeitos realistas de iluminação de primeira linha, como reflexos e sombras no cabelo, pele, espelhos ou qualquer outro objeto. Além disso, é possível desfocar movimentos complexos de objetos em movimento como veículos, hélices e pássaros e geometrias como esferas e discos a fim de renderizar efeitos de partículas como areia e espuma. Há também outros recursos, como a criação de vários níveis para renderização de cenas complexas.

Porque é importante: A tecnologia Intel Embree ajuda os desenvolvedores a otimizar aplicativos de renderização em hardwares existentes e a utilizar tecnologias avançadas, como Intel® SIMD e Intel® AVX-512 nos processadores Intel® Xeon® e Core™ e nas novas plataformas Intel® XPU, como a arquitetura Intel Xe (GPUs). Os clientes obtêm desempenho em tempo real, ciclos de renderização mais rápidos, produção de baixo custo e economia de memória. Em outras palavras: mais tempo gasto em renderização de qualidade e menos tempo em computação.

“A equipe Intel Embree segue impulsionando o envelope de renderização e rastreamento de raios, beneficiando contadores de histórias visuais no mundo todo”, explica Raja Koduri, vice-presidente sênior, arquiteto chefe e diretor geral da divisão Architecture, Graphics and Software da Intel. “O prêmio reconhece a paixão e persistência da nossa equipe. Esperamos trazer ainda mais inovações de computação visual nas nossas próximas plataformas XPU com arquitetura Xe.”

De que forma os clientes usam os recursos Intel Embree e o conjunto de ferramentas de renderização oneAPI: A tecnologia Intel Embree é amplamente usada nos processos de renderização dos estúdios de animação. Seus recursos de rastreamento de raios incluem efeitos visuais fotorrealistas de estúdio, filmes animados, visualização científica, produtos 3D e design arquitetônico e visuais de jogos, como terreno e sombras. Além disso, a biblioteca de código aberto está integrada a ferramentas populares de renderização da indústria, como Blender, V-Ray do Chaos Group, MoonRay da DreamWorks Animation, ParaView do Kitware, Corona Render, Maxon Cinema 4D, Cinebench e muitos outros.

Os títulos mais recentes que utilizaram a tecnologia Intel Embree para efeitos visuais surpreendentes incluem:

  • “Bumblebee” — Allspark Pictures, Di Bonaventura Pictures, Tencent Pictures Platinum Dunes, Paramount Pictures, com recurso Chaos Group V-Ray
  • “Cyberpunk 2077” — Goodbye Kansas Studios com recurso Chaos Group V-Ray
  • “How to Train Your Dragon: The Hidden World” — DreamWorks Animation com recurso MoonRay
  • “Lego Batman” — Animal Logic com recurso Glimpse
  • “Manou the Swift” — Luxx Studios com recurso Chaos Group V-Ray
  • “Next Gen” — Baozou em associação com Tangent Studios com recurso Blender; cortesia de mídia da NETFLIX Inc.
  • “Peter Rabbit” — Animal Logic com recurso Glimpse
  • “Secret Life of Pets 2” — Illumination Entertainment com recurso de renderização Illumination Mac Guff
  • “Spider-Man, Far from Home” — Sony Pictures com recurso Framestore Freak
  • “Spring” — Blender Animation com recurso Blender
  • “Thanos from Avengers Infinity Wars” — Marvel Studios e Digital Domain com recursos Chaos Group V-Ray
  • “The Grinch” — Illumination Entertainment com recurso de renderização Illumination Mac Guff
  • “Trolls” — DreamWorks Animation com recurso MoonRay

Sobre a premiação: Os Scientific and Technical Awards foram lançados em 1931 como forma de reconhecer as conquistas de visionários do setor e o papel crítico da ciência e da tecnologia no desenvolvimento das produções cinematográficas. A Academia irá homenagear 17 realizações científicas e técnicas em uma apresentação virtual do Scientific and Technical Awards no sábado, dia 13 de fevereiro de 2021; a cerimônia estará disponível no site do Oscar® às 13h – horário da Califórnia.

O que vem por aí: O conjunto de ferramentas de renderização Intel oneAPI de código aberto permite a expressão visual de alta fidelidade e é cada vez mais usado por profissionais de estúdios, empresas de pequeno porte e criadores de conteúdo individuais. Baixe o conjunto de ferramentas para renderização ou use a Intel® DevCloud de graça.

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.