CES 2019: Intel e Warner Bros apresentam experiência imersiva na CES e apontam para futuro do entretenimento em veículos autônomos

Durante a CES 2019, Intel e Warner Bros.* apresentam carro conceito inédito que ilustra o potencial do entretenimento imersivo em um mundo de condução autônoma. O carro transporta os passageiros até Gotham City, lar do super-herói mais famoso da DC, Batman. Por meio de um passeio virtual e de entretenimento 270 graus, o veículo é resultado de um acordo feito pelas duas empresas durante o LA Auto Show em 2017 para explorar o potencial de entretenimento de veículos autônomos.

 

“O surgimento dos veículos autônomos aponta para uma grande mudança na forma como as pessoas usam seu tempo. O carro conceito mostra como os carros passarão a ser um novo tipo de espaço.” – Marcie Miller, Automotive Strategic Marketing na Intel Corp.

 

Como funciona: o interior do veículo autônomo da Intel Warner Bros., um BMW X5 2019 adaptado, é equipado com tecnologia avançada, uma TV de tela grande, projetores, dispositivos móveis, feedback sensorial e tátil, além de áudio e luzes imersivas que levam os passageiros a um passeio virtual conduzido pelo fiel escudeiro de Batman, seu mordomo Alfred Pennyworth. Ao entrar no veículo, os convidados vivenciam o futuro do entretenimento enquanto se familiarizam com as medidas de segurança implementadas em cinco “capítulos”:

 

 

  • Capítulo 1: Bem-vindo ao futuro do entretenimento dentro de um automóvel

 

Depois que os passageiros se acomodam dentro do veículo, a cabine é iluminada e Gotham City aparece nas janelas. Alfred recebe os convidados com um breve discurso de boas vindas e então começa o passeio pelas ruas da cidade.

 

  • Capítulo 2: Passeando por Gotham City com um leitor de quadrinhos

 

Novos conteúdos imersivos de entretenimento são oferecidos enquanto os passageiros interagem com um leitor de histórias em quadrinhos, com apresentação e narração em toda a cabine. Depois de assistir as interações entre Batman e o vilão Killer Croc em torno do veículo, Alfred chama a atenção dos hóspedes para um bloqueio na estrada logo à frente. As interações demonstram como os passageiros podem ser notificados sobre mudanças importantes de rota quando não estão prestando atenção à estrada.

 

  • Capítulo 3: Dando vida a tecnologias adicionais de segurança com RSS

 

A tecnologia RSS (Responsibility-Sensitive Safety) é um modelo da Intel desenvolvido para ajudar na operação dos veículos autônomos de forma mais segura e confiável. A RSS traduz as noções humanas de condução segura em equações matemáticas, oferecendo garantias verificáveis de segurança para a tomada de decisão dos veículos autônomos. Dentro da cabine, Alfred e uma tela RSS dedicada mostram aos passageiros como a RSS mantém uma zona de segurança 360 graus em torno do veículo.

 

  • Capítulo 4: Assistindo filmes no carro do futuro

 

Intel e Warner Bros. demonstram como os passageiros poderão decidir qual filme irão assistir ali, no banco do carro. Os passageiros têm acesso a uma experiência de entretenimento imersiva com um trailer do grande sucesso das bilheterias da Warner Bros., o filme “Aquaman*” da DC, adaptado para visualização 270 graus dentro do carro pelo ScreenX*. Além disso, são apresentadas as opções para identificação das salas de cinema mais próximas e de compra de ingressos de dentro do carro.

 

  • Capítulo 5: Completando o trajeto de forma mais segura e protegida

 

Sem um motorista, os veículos autônomos terão que comunicar aos passageiros informações importantes sobre sua viagem, como local de chegada e como sair. No capítulo final, Alfred informa os passageiros sobre a chegada e sobre formas seguras de partida.

Porque é importante: de acordo com as previsões da Intel, redução do número de carros nas ruas irá liberar mais de 250 mil horas de deslocamento por ano nas cidades mais movimentadas do mundo. Além disso, a Intel prevê um mercado total endereçável de 200 bilhões de dólares a partir do aumento do uso de novos aplicativos e conteúdo veiculares pelos consumidores. Como líderes em suas respectivas áreas, a Intel e a Warner Bros. são pioneiras em pesquisa e desenvolvimento inovadores para explorar a forma como os consumidores interagem com novos tipos de entretenimento dentro dos veículos, sem estarem ligados ao volante.

 

Ao transformar o interior do veículo em uma plataforma de entretenimento imersiva, as empresas dão os primeiros passos na exploração das possibilidades da futura “Economia do Passageiro”.

 

Além de reinventar o entretenimento interno, o veículo conta com opções de comunicação interativa para manter os passageiros informados e confortáveis, além de demonstrar em tempo real como o modelo RSS da Intel pode ajudar a mantê-los seguros.

 

As duas empresas acreditam que a confiança do consumidor é fundamental para o avanço dos veículos autônomos. A fim de criar esse sentimento, os veículos autônomos precisam abordar um conjunto central de interações que geram confiança, controle e uma sensação de segurança. A Intel já aborda a questão da confiança do público, oferecendo RSS para a indústria automotiva como um ponto de partida padrão de segurança. O carro conceito Intel-Warner Bros. mostra como um conteúdo que entretém e informa ao mesmo tempo pode contribuir na confiança e engajamento dos passageiros.  

 

O que vem pela frente: depois da CES, o veículo passará por outras etapas de pesquisa e desenvolvimento no estúdio da Warner Bros. em Burbank, na Califórnia. Para permanecerem na vanguarda da transformação do consumo de conteúdo dentro dos veículos, ao longo do ano a Warner Bros. e a Intel irão coletar os dados das reações dos passageiros em uma série de testes e pilotos nos estúdios da Warner Bros  

Informações Adicionais: Intel e Warner Bros. anunciam parceria para desenvolver experiências imersivas e em cabine em carros autônomos do futuro | Uma questão de confiança: Como o design inteligente pode acelerar a adoção de veículos autônomos | Intel e Mobileye oferecem fórmula para comprovar a segurança de veículos autônomos | Intel prevê que a direção autônoma impulsionará a nova “economia de passageiros”, com valor de 7 trilhões de dólares

Sobre a Intel:

A Intel (NASDAQ: INTC), líder na indústria de semicondutores, está construindo o futuro orientado ao uso de dados pela computação e telecomunicações como base das inovações. O vasto conhecimento em engenharia da Intel ajuda as empresas a enfrentarem os maiores desafios do mundo, além de proteger, alimentar e interligar bilhões de dispositivos e infraestrutura de um mundo inteligente e integrado - da nuvem à rede, do começo ao fim, conectando tudo que há no meio.
Para mais informações sobre a Intel, acesse:
newsroom.intel.com e intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

*Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.