Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

Intel e Google Cloud planejam expansão de redes 5G e inovações na borda

Intel e Google Cloud acabam de anunciar o início de uma colaboração para o desenvolvimento de arquiteturas em nuvem referência para o setor de telecomunicações e soluções integradas para provedores de serviços de comunicação. O objetivo é acelerar a implantação do 5G em diferentes pontos na rede e na borda. A parceria abrange três áreas principais focadas em:

  • Acelerar a capacidade dos provedores de serviços de comunicação para implantar a Rede de Acesso de Rádio (RAN, na sigla em inglês) virtualizada e soluções de RAN abertas com infraestrutura e hardware de última geração.
  • Lançar novos ambientes de laboratório para ajudando os provedores de serviços de comunicação a inovar com foco nas redes 5G nativas na nuvem.
  • Facilitar o trabalho dos provedores de serviços de comunicação na hora de entregar aplicações de negócios na borda da rede.

“Dessa forma, os provedores de serviços de comunicação podem adotar tecnologias nativas na nuvem para impulsionar o potencial do 5G tanto como solução de conectividade quanto como plataforma de serviços de negócios para entregar aplicativos para a borda da rede”, afirma Shailesh Shukla, vice-presidente e diretor-geral de networking no Google Cloud. “Ao ampliar nosso trabalho com a indústria de telecomunicações, ficamos felizes em como a parceria com a Intel ajudará os clientes no planejamento, testes e implantação da tecnologia e da infraestrutura necessárias para acelerar a adoção de 5G nativo em nuvem por clientes e empresas.”

A colaboração é um passo importante na jornada da Intel para ajudar a transformar a rede 5G com uma infraestrutura ágil e escalonável definida por software. As arquiteturas de referência em nuvem de telecomunicações e as soluções integradas da Intel e do Google ajudarão os provedores de serviços de comunicação a acelerar ainda mais a rede escalonável e ativações na borda à medida que implementam arquiteturas multicloud. Isso é fundamental para que possam usufruir de todo o potencial do 5G, da borda e da inteligência artificial em uma variedade de setores, incluindo varejo, manufatura e saúde.

“A próxima onda de transformação da rede vem com todo o poder do 5G, impulsionando uma transição acelerada rumo às tecnologias nativas na nuvem. À medida que os provedores de serviços de comunicação constroem suas infraestruturas de rede 5G, nossos esforços com o Google e o ecossistema mais amplo ajudarão a fornecer soluções ágeis e escalonáveis para redes 5G emergentes e uso na borda”, explica Dan Rodriguez, vice-presidente corporativo e diretor geral do Network Platforms Group da Intel.

Para mais informações, cases de sucesso e press releases, acesse o site do Google.

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.