CES 2019: Intel e Alibaba se juntam para oferecer nova tecnologia de monitoramento 3D de atletas usando inteligência artificial nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020

 

Intel e Alibaba anunciaram às vésperas da CES um trabalho conjunto para desenvolver uma tecnologia de monitoramento de atletas usando inteligência artificial (IA) para ser aplicada a partir dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. A tecnologia utiliza hardware da Intel que ainda será lançado e a tecnologia de computação em nuvem da Alibaba em uma aplicação de aprendizagem profunda que fará uso intensivo de recursos computacionais para extrair formas 3D dos atletas em treinamento ou em competição.

“Com otimização para trabalhar sobre a infraestrutura de nuvem da Alibaba, a Intel desenvolveu um novo conceito de tecnologia chamado 3D Athlete Tracking que usa IA para analisar vídeos de atletas de modo a melhorar o processo de treinamento e também tem poder para aprimorar a experiência do público durante as competições. Essa tecnologia tem um enorme potencial como ferramenta de treinamento dos atletas e deve ser um elemento de transformação na experiência dos torcedores com os Jogos Olímpicos, criando uma maneira inteiramente nova para as emissoras analisarem profundamente e reexaminarem os destaques durante os replays”, explica Navin Shenoy, vice-presidente executivo e gerente geral do área de Data Center Group da Intel.

Como a tecnologia de rastreamento 3D funcional
A combinação de visão computacional com algoritmos de aprendizagem profunda vai gerar uma malha 3D que permite aos treinadores extrair dados biomecânicos em tempo real — por meio de múltiplas câmeras de vídeo convencionais, sem o uso de sensores ou uniformes especiais — que podem analisar o desempenho e aprimorar os treinamentos.

Especificamente, a tecnologia utiliza técnicas avançadas de modelagem e outros algoritmos de IA desenvolvidos para analisar a biomecânica dos movimentos dos atletas. O desempenho é capturado com câmeras de vídeo convencionais, e o algoritmo de IA é aplicado usando um grande poder de processamento para criar um modelo digital que pode ser analisado de diferentes formas.

Juntas com parceiros, as duas empresas pretendem oferecer o primeiro sistema de monitoramento 3D de atletas baseado em IA durante as transmissões dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. A parceria vai procurar dar aos torcedores uma narrativa envolvente sobre o desempenho dos atletas de classe mundial e um comparativo entre eles.

“Estamos orgulhosos de nos associarmos à Intel na primeira tecnologia de monitoramento 3D de atletas em 3D usando inteligência artificial, para a qual a Alibaba está contribuindo com o melhor design algorítmico e expertise em computação em nuvem. A Alibaba continua impulsionando inovações e fazendo parcerias com líderes do setor para criar e oferecer de forma ágil novas experiências ao mundo”, destaca Chris Tung, diretor de marketing do Alibaba Group.

Esse esforço olímpico é a mais uma cooperação entre Intel e Alibaba. Recentemente, a Alibaba usou tecnologias de processador e memória da Intel durante o Alibaba Global Shopping Festival em 11 de novembro passado. O festival registrou o recorde de US $ 30,8 bilhões em volume bruto de comercialização em 24 horas e ultrapassou tanto a Black Friday quanto a Cyber Monday em popularidade e vendas. Para atender à demanda de processamento no Singles Day anual da China, a Alibaba adotou processadores Intel® Xeon® Scalable de última geração com memória persistente Intel® Optane™ DC no ambiente de produção para ajudar a processar o valor recorde US$ 30,8 bilhões em compras.

O Alibaba Global Shopping Festival impõe muitas exigências à infraestrutura de nuvem da Alibaba, que deve suportar um grande tráfego de visitando em seu site e realizar em tempo real o processamento de picos de dados com enormes desafios à infraestrutura de computação.

O que a Alibaba usa
As aplicações da Alibaba altamente interativas e que fazem uso intensivo de dados exigem uma infraestrutura capaz de manter grandes volumes de dados acessíveis no cache da memória para alcançar a taxa de transferência desejada (consultas por segundo) e proporcionar aos usuários experiências agradáveis e responsivas, especialmente durante os momentos de pico do Alibaba Global Shopping Festival. A grande capacidade da memória persistente Intel® Optane DC permite que mais dados sejam armazenados perto do processador, garantindo à infraestrutura nível de eficiência significativamente maior e menor custo total de propriedade.

 

Software e cargas de trabalho utilizados nos testes de desempenho podem ter sido otimizados apenas para processadores Intel.

Testes de desempenho, tais como SYSmark e MobileMark, são feitos usando sistemas de computador, componentes, software, operações e funções específicos. Qualquer alteração em qualquer um desses fatores pode produzir diferenças nos resultados. Deve-se consultar outros testes e informações de desempenho para ajudar na avaliação completa de possíveis compras, incluindo o desempenho do produto quando combinado com outros. Para obter informações mais completa, visite www.intel.com/benchmarks.

As características e benefícios das tecnologias da Intel dependem da configuração do sistema e podem exigir hardware, software ou a ativação de serviços. O desempenho pode variar dependendo da configuração do sistema. Nenhum sistema de computador pode ser absolutamente seguro. Consulte o fabricante do sistema ou o varejista e saiba mais em www.intel.com.

Intel, o logotipo da Intel, Intel® Xeon® e Intel® Optane™ Memory são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou em outros países.

*Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de terceiros.

Sobre a Intel:

A Intel (NASDAQ: INTC), líder na indústria de semicondutores, está construindo o futuro orientado ao uso de dados pela computação e telecomunicações como base das inovações. O vasto conhecimento em engenharia da Intel ajuda as empresas a enfrentarem os maiores desafios do mundo, além de proteger, alimentar e interligar bilhões de dispositivos e infraestrutura de um mundo inteligente e integrado - da nuvem à rede, do começo ao fim, conectando tudo que há no meio.
Para mais informações sobre a Intel, acesse:
newsroom.intel.com e intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

*Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.