Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

Intel e Airtel firmam parceria e aceleram implantação do 5G

A colaboração faz parte do plano para 5G da Airtel, que está transformando as redes da Índia para fornecer todas as possibilidades de um mundo hiperconectado.

Novidade: Intel e Bharti Airtel (“Airtel”), maior provedor de soluções de comunicação da Índia, acabam de anunciar uma parceria que irá impulsionar o desenvolvimento de redes para implantação de tecnologias vRAN e RAN para 4G e 5G, transformando as redes da Airtel para oferecer todas as possibilidades do 5G aos clientes da companhia. Entre os objetivos da colaboração estão a evolução das redes de comunicação de equipamentos de função fixa para implantações nativas da nuvem virtualizadas e a oferta de comunicações da borda para a nuvem, que são a base do nosso mundo hiperconectado.

“Para oferecer todas as possibilidades do mundo digital aos usuários conectados da Índia é preciso ter acesso a redes escalonáveis e ágeis, capazes de evoluir e atender as crescentes demandas dos seus usuários. A Airtel está implantando uma rede aprimorada de última geração com o melhor da tecnologia da Intel, incluindo os processadores escalonáveis Intel® Xeon® e software FlexRAN para otimização das cargas de trabalho RAN com inteligência incorporada. Além de escalonar sua infraestrutura, a companhia consegue cumprir sua promessa de um país mais conectado”, explica Dan Rodriguez, vice-presidente corporativo do Network Platforms Group da Intel.

Como funciona: A rede da Airtel irá contar com o melhor da tecnologia Intel: os mais recentes processadores escalonáveis Xeon, FPGAs e eASICs, Ethernet série 800 e arquitetura de referência FlexRAN. Com a transformação da rede para atender as necessidades crescentes de seus mais de 345 milhões de assinantes com uma infraestrutura flexível e definida por software, a Airtel terá a agilidade necessária para oferecer a largura de banda e latência exigida pelos seus clientes. Ao fornecer a base para banda larga móvel aprimorada em larga escala, computação móvel de ponta e divisão de rede, a Airtel pode oferecer novos serviços para os consumidores e ao mesmo tempo programar sua rede para a geração de otimizações de custo de longo prazo.

Porque é importante: Graças à oferta de smartphones de baixo custo e às suas baixas tarifas, a Índia possui 620 milhões de usuários de internet, a segunda maior concentração do mundo.1 Estimativas apontam que a base de usuários de internet ativos no país deve chegar a 900 milhões em 2025.1 Com a chegada do 5G, o uso de tecnologias digitais deve se expandir ainda mais, tanto entre os setores industriais quanto consumidores.

“Nós da Airtel estamos muito felizes em ter a Intel como parte do nosso ecossistema de parceiros para a expansão do 5G”, afirma Randeep Sekhon, CTO da Bharti Airtel. “As tecnologias de última geração e a vasta experiência da Intel irão contribuir imensamente com a missão da Airtel de oferecer serviços 5G de altíssimo nível à população indiana. Queremos colaborar com a Intel e outras empresas locais a fim de liberar todo o potencial da Índia e ver o país se tornar um grande hub para o 5G”.

A parceria faz parte dos planos da Airtel para a implantação do 5G na Índia. A companhia está transformando suas redes para que seus usuários tenham acesso a todas as possibilidades de um mundo hiperconectado, onde indústria 4.0, jogos na nuvem e realidade virtual / aumentada são parte do dia a dia. A Airtel é a primeira operadora de telecom da Índia a fazer uma demonstração de 5G em rede ao vivo e está executando testes com a nova tecnologia nas principais cidades do país.

O que vem por aí: Como membros da O-RAN Alliance, as empresas irão trabalhar lado a lado no desenvolvimento de uma série de soluções 5G “made in India” e implantar uma infraestrutura de telecom de última geração no país todo por meio de parceiros locais. O Open RAN será uma área de muitas inovações futuras graças ao FlexRAN da Intel, uma arquitetura de referência com componentes de software e hardware, e às estações radiobase baseadas em software que podem ser executadas em servidores de uso geral localizados na borda da rede.

Outras histórias de parceiros da Intel (em inglês):  Intel Customer Spotlight on Intel.com | Partner Stories on Intel Newsroom

Mais informações (em inglês): 5G and Wireless Communications News

Observações Importantes:

1 https://cms.iamai.in/Content/MediaFiles/7d9fac50-7cac-43df-93c9-0cf34fb52403.pdf

 

 

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.