Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

Intel celebra os 50 Anos do Intel 4004

O marco histórico celebra a chegada do primeiro microprocessador disponível comercialmente, dando início ao surgimento de uma tecnologia revolucionária

Novidade: Essa semana, a Intel comemora o aniversário de 50 anos do Intel® 4004, o primeiro microprocessador disponível comercialmente do mundo. Lançado em 1971, o 4004 abriu o caminho para a computação de microprocessador moderna – os “cérebros” que tornam praticamente todas as tecnologias modernas possíveis, da nuvem até a borda.  Os microprocessadores permitem a convergência dos superpoderes da tecnologia – computação onipresente, conectividade disseminada, infraestrutura cloud-to-edge e inteligência artificial – e criar um ritmo de inovação que está se movendo mais rápido hoje do que nunca.

 “O ano de 2021 marca o aniversário de 50 anos do processador 4004. Pense em tudo que conquistamos ao longo das últimas cinco décadas. Trata-se de um momento sagrado para a tecnologia. Foi aqui que a computação realmente decolou!”, explica Pat Gelsinger, CEO da Intel

Porque é importante: O 4004 foi o primeiro microprocessador do mundo e seu sucesso provou ser possível construir circuitos integrados e complexos capazes de caber em um processador do tamanho de uma unha. Sua invenção também estabeleceu uma nova metodologia de design lógico aleatório que seria usada por gerações subsequentes de microprocessadores, antes de evoluir para a criação dos processadores encontrados nos dispositivos modernos de hoje.
“Em 1970 ficou claro que os microprocessadores mudariam a forma como desenvolvemos sistemas, de hardware para software. Mas a velocidade com que os microprocessadores se desenvolveram ao longo do tempo e foram adotados por todo o setor foi realmente surpreendente”, conclui Federico Faggin, antigo engenheiro da Intel responsável por desenhar e produzir o Intel 4004 com Tedd Hoff e Stan Mazor.
O que vem por aí: Enquanto o 4004 marcou o início da computação moderna com o desenvolvimento e a produção do primeiro microprocessador disponível comercialmente para uma calculadora de mesa, os mais recentes processadores Intel® Core® de 12ª Geração – apresentados durante o evento Intel Innovation em outubro – darão início a um nova era da computação. A arquitetura híbrida de desempenho desta nova família representa uma mudança arquitetônica que só é possível graças à co-engenharia de software e hardware e irá proporcionar novos níveis de desempenho de liderança por várias gerações. Com a evolução das pesquisas em áreas como computação quântica, a  solução criogênica Intel Horse Ridge e a computação neuromórfica, marcada pela chegada do processador Intel Loihi 2 cinco décadas depois do Intel 4004, a empresa segue inovando, explorando novos territórios e desafiando os limites da computação.
Sobre a história do 4004: Em 1969, a Nippon Calculating Machine Corp. procurou a Intel para o desenvolvimento de um conjunto de circuitos integrados para sua nova calculadora, a Busicom 141-PF. O engenheiro da Intel Faggin e sua equipe adaptaram os planos originais para 12 processadores personalizados e projetaram um conjunto de quatro processadores – incluindo a CPU 4004 – para atender o desafio. No final das contas, o 4004, do tamanho de uma unha humana, entregou o mesmo poder de computação que o primeiro computador eletrônico construído em 1946, que ocupava uma sala inteira.

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.