Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

Intel apresenta processador Intel Core de 12ª geração e lança o i9-12900K, melhor processador para jogos do mundo

Família de processadores Intel Core de 12ª geração irá incluir 60 processadores e mais de 500 designs, incluindo desktops para entusiastas.

DESTAQUES

  • Intel acaba de lançar os primeiros produtos da família Intel® Core™ de 12ª geração, incluindo o Intel Core i9-12900K, o melhor processador para jogos do mundo[1]; pré-venda começa hoje com disponibilidade a partir de 4 de novembro.
  • A nova arquitetura híbrida de desempenho proporciona saltos em desempenho multitarefa, permitindo a criação de conteúdo com o dobro da velocidade em comparação com a geração anterior[2].
  • Seis processadores para desktop acabam de ser lançados e lideram o setor com a transição para memória DDR5 e conectividade PCIe 5.0 a fim de aprimorar as experiências de jogos e criação.
  • A família de processadores Intel Core de 12ª geração é a primeira usando o processo Intel 7, oferecendo desempenho superior para todos os segmentos da computação.

SANTA CLARA, Califórnia (EUA), 27 de outubro de 2021 – Hoje, durante o evento Intel Innovation, a Intel apresentou a família de processadores Intel® Core™ de 12ª geração, com o lançamento de seis novos processadores para desktop desbloqueados, incluindo o melhor processador para jogos do mundo, o Intel Core i9-12900K de 12ª geração. Com max turbo boost de até 5,2 GHz, 16 núcleos e 24 threads, os novos processadores para desktop alcançam novos níveis de performance multi-thread para jogadores entusiastas e criadores profissionais.

A família Intel Core de 12ª geração completa irá incluir 60 processadores para habilitar mais de 500 designs de diversos parceiros. Conforme detalhado durante o Intel Architecture Day 2021, a nova arquitetura de performance híbrida, primeira a ser construída usando o processo Intel 7, proporciona desempenho escalável de 9 para 125 watts a fim de habilitar todos os segmentos de PC do mercado, desde laptops ultra finos e leves até desktops de entusiastas e além da borda.

“A arquitetura de performance híbrida dos processadores Intel Core de 12ª geração representa uma mudança alcançada por meio da estreita co-engenharia de software e hardware e irá proporcionar novos níveis de desempenho de liderança por gerações”, explica Gregory Bryant, vice-presidente da Intel e diretor geral do Client Computing Group. “O início de tudo acontece com nosso processador principal, o Core i9-12900K – o melhor processador para jogos do mundo – e à medida que lançarmos os demais produtos da família Intel Core de 12ª geração o público terá acesso a experiências ainda mais incríveis”.

Jogos, criação e overclock com processadores Intel Core de 12ª geração desbloqueados

Os seis processadores desbloqueados lançados hoje são os primeiros baseados na arquitetura de performance híbrida da Intel e combinam núcleos de performance (P-cores), o núcleo de CPU de melhor desempenho já fabricado pela Intel, e núcleos de eficiência (E-cores), desenvolvidos para um desempenho de carga de trabalho escalável multi-thread.

O recurso Intel® Thread Director é o segredo por trás das duas novas microarquiteturas de núcleo, que operam de forma totalmente integrada guiando o sistema operacional (SO) para colocar thread certo no núcleo certo, no momento certo. A Intel vem colaborando com um ecossistema de testes extenso a fim de otimizar a performance e a compatibilidade. Como parte do empenho no aumento de investimentos na comunidade de desenvolvedores, a companhia publicou artigos com orientações sobre como os fornecedores independentes de software podem otimizar aplicativos para plataformas híbridas de desempenho.

“Estamos testemunhando o início de uma nova era para PCs, liderada pelo recém-lançado Windows 11”, explica Panos Panay, vice-presidente executivo e CPO da Microsoft. “Com o Windows 11 e a nova tecnologia Thread Director da Intel, os usuários verão seus PCs chegarem a novos níveis de desempenho usando a nova família de processadores Intel Core de 12ª geração”.

A combinação da nova arquitetura híbrida de desempenho da Intel com a nova tecnologia de processo Intel 7 oferece desempenho aprimorado de thread único e multiencadeamento, proporcionando:

  • O melhor processador para jogos do mundo: Disponível com até 16 núcleos e 24 threads, a nova família de processadores Intel Core de 12ª geração inclui o melhor processador para jogos do mundo, o Core i9-12900K, proporcionando experiências inéditas nos principais títulos de games. Comparado às gerações anteriores, o Core i9-12900K oferece melhorias incríveis, incluindo 25% mais FPS no jogo Troi: A Total War Saga, até 28% mais FPS em Hitman 3 e até 23% mais FPS em Far Cry 6[3]. Aprimorada com o Intel® Killer™ Wi-Fi 6E para uma latência 75% menor durante o jogo mesmo com a execução de outras tarefas[4], a novidade conta com núcleos P-core e E-cores de alta frequência que trabalham em conjunto e permitem até 84% mais FPS durante execução de jogo, streaming e gravação simultâneos[5].
  • Um salto no desempenho de criação de conteúdo: Com avanços na performance multi-thread, o desempenho responsivo dos P-cores e a capacidade de mover dados com velocidades notáveis com DDR5 promove a liderança em todos os tipos de experiências de criação de conteúdo, incluindo:
    • Edição de fotos até 36% mais rápida[6]
    • Edição de vídeos até 32% mais rápida[7]
    • Modelagem 3D até 37% mais rápida[8]
    • Aumento de até 100% na velocidade de renderização multi-frame[9]
  • A melhor experiência em overclocking[10]: Os novos processadores oferecem ferramentas de overclocking de última geração para a customização inédita de performance, incluindo a possibilidade de fazer overclocking de E-cores e memória DDR5. Entusiastas e gamers podem experimentar os novos recursos de overclocking da plataforma como parte do recente Intel® Extreme Tuning Utility (XTU) 7.5. Começando com o Intel Core i9-12900K, o XTU também irá oferecer suporte a overclocking com um clique usando o Intel Speed Optimizer para processadores de 12ª geração desbloqueados. Além disso, a Intel apresentou o mais recente Intel® Extreme Memory Profile (XMP) 3.0 com suporte para DDR5, oferecendo perfis adicionais, incluindo novos perfis personalizados regraváveis e ajuste flexível para overclocking de memória.

Habilitando Plataformas de Desktop com recursos de última geração

Os processadores Intel Core de 12ª geração para desktop oferecem às pessoas o desempenho e os recursos líderes do setor para experiências excepcionais em jogos e conteúdo, hoje e amanhã.

Os principais avanços de plataforma incluem:

  • Os primeiros processadores do setor que oferecem memória DDR5 de até 4800MT/s.
  • Os primeiros processadores do setor a oferecer PCIe 5.0 (até 16 pistas), com até o dobro de transmissão I/O com PCIe 4.0 e até 4 pistas adicionais de suporte PCIe 4.0.
  • Até 30 MB de cache Intel® Smart L3 e 14 MB de cache L2 para maior capacidade de memória com latência reduzida.
  • Conexão sem fio de alta velocidade integrada com o recurso Intel Killer Wi-Fi 6E, que reúne a conectividade líder do setor Wi-Fi 6E com uma poderosa tecnologia de rede de jogos para minimizar o atraso, a latência e a perda de pacotes10.
  • Thunderbolt 4 universal com conectividade por cabo discreta para expansão de dispositivos externos.

 

Chipsets Intel® série 600 totalmente novos

Além dos processadores Intel Core de 12ª geração para desktop, a Intel está lançando o novo Chipset Intel 600 Series com recursos avançados para maior confiança e performance. Novas pistas PCIe Gen 4.0 oferecem um total de 28 pistas fora do chipset, o USB 3.2 Gen 2×2 integrado oferece até o dobro da largura de banda, enquanto o DMI Gen 4.0 aumenta a produtividade do chipset para a CPU para acesso rápido a dispositivos periféricos e redes.

Pela primeira vez, estamos trazendo o Intel® Volume Management Device (VMD) para os chipsets de PC a fim de simplificar o controle de armazenamento por meio do controle e gerenciamento diretos de SSDs baseados em NVMe a partir do barramento PCIe, sem controles RAID adicionais ou outros adaptadores de hardware.

Disponibilidade

Os processadores Intel Core de 12ª geração para desktop desbloqueados já estão disponíveis para pré-venda nos canais dos principais OEMs, parceiros e varejistas. A novidade chega ao mercado no dia 4 de novembro. Mais de 140 clientes espalhados por mais de 30 países devem incluir os novos processadores às suas linhas até o final do ano. Os preços variam entre US$ 264 e US$ 589 para os processadores para desktop desbloqueados.

A Intel deve enviar centenas de milhares de processadores Intel Core “K” de 12ª geração até o final do ano e mais de 2 milhões até o final de março de 2022. Para viabilizar as ofertas expandidas para os segmentos desktop, mobile e comercial esperadas para o início de 2022, a Intel também está enviando 28 das SKUs de processador da família de processadores Intel Core da 12ª geração para parceiros OEM.

SKUs com processador Intel Core para desktop de 12ª geração habilitado

Número do Processador Núcleos do Processador (P+E)3 Threads do Processador4 Intel® Smart Cache (L3) Cache Total L2 Processador Turbo

Frequência

Frequência Base do Processador Habilitado1 Gráficos do Processador Total de Pistas PCIe da CPU Velocidade Máxima da Memória2 Canais de Memória Capacidade Máxima da Memória2 Voltagem Básica do Processador (W) Voltagem Máxima Turbo (W)
Intel® Frequência Máxima Turbo Boost Tecnologia 3.0 (GHZ) Frequência Máxima Turbo P-core (GHz)5 Frequência Máxima Turbo E-core (GHz)5 Frequência Base P-core (GHz)5 Frequência Base E-core (GHz)5
i9-12900K 16

(8P + 8E)

24 30MB 14MB Até

5.2

Até

5.1

Até

3.9

3.2 2.4 Ö Intel® UHD

Graphics 770

20 DDR5 4800 MT/s

DDR4 3200 MT/s

2 128GB 125 241
i9-12900KF 16

(8P + 8E)

24 30MB 14MB Até

5.2

Até

5.1

Até

3.9

3.2 2.4 Ö n/a 20 DDR5 4800 MT/s

DDR4 3200 MT/s

2 128GB 125 241
i7-12700K 12

(8P + 4E)

20 25MB 12MB Até

5.0

Até

4.9

Até

3.8

3.6 2.7 Ö Intel® UHD

Graphics 770

20 DDR5 4800 MT/s

DDR4 3200 MT/s

2 128GB 125 190
i7-12700KF 12

(8P + 4E)

20 25MB 12MB Até

5.0

Até

4.9

Até

3.8

3.6 2.7 Ö n/a 20 DDR5 4800 MT/s

DDR4 3200 MT/s

2 128GB 125 190
i5-12600K 10

(6P + 4E)

16 20MB 9,5MB n/a Até

4.9

Até

3.6

3.7 2.8 Ö Intel® UHD

Graphics 770

20 DDR5 4800 MT/s

DDR4 3200 MT/s

2 128GB 125 150
i5-12600KF 10

(6P + 4E)

16 20MB 9,5MB n/a Até

4.9

Até

3.6

3.7 2.8 Ö n/a 20 DDR5 4800 MT/s

DDR4 3200 MT/s

2 128GB 125 150

 

Informações Adicionais (em inglês): Press-kit Intel Core de 12ª geração | Processadores Intel® Core™ de 12ª geração para desktop Descrição do Produto | Vídeo | Press-kit Intel Innovation | Apresentação Blueprint Series | Demonstrações Blueprint Series | Client Computing News

 

A arquitetura híbrida de desempenho não está disponível em alguns processadores Intel Core de 12ª geração.  Saiba mais em www.Intel.com/PerformanceIndex .
O recurso Intel® Thread Director está disponível apenas em alguns SKUs; necessário habilitação de sistema operacional.  Para mais informações, acesse www.Intel.com/PerformanceIndex.
A performance pode variar conforme uso, configuração e demais fatores. Para mais informações, acesse www.Intel.com/PerformanceIndex.
Os resultados de desempenho são baseados em testes realizados nas datas informadas nas configurações  e podem não refletir todas as atualizações ​disponíveis ao público. Acesse www.intel.com/12thgen para mais informações. Nenhum produto ou componente é totalmente seguro.
Custos e resultados são variáveis.
As tecnologias da Intel podem exigir ativação de hardware, software ou serviço habilitado.
[1] Conforme medido por recursos exclusivos e desempenho superior do modo de benchmark no jogo (pontuação ou quadros por segundo) na maioria dos 31 títulos de jogos testados (em 1 de outubro de 2021), incluindo uma comparação com AMD Ryzen 5950X. Visite www.intel.com/PerformanceIndex para mais informações. Os resultados podem variar.
[2] Conforme medição com o fluxo de trabalho Multitasking Content Creation no Intel® Core™ i9-12900K de 12ª geração versus Intel® Core™ i9- 11900K de 11ª geração.  Visite www.intel.com/PerformanceIndex para mais informações. Os resultados podem variar.
[3] Comparação entre o processador Intel® Core™ i9-12900K de 12ª geração e o Intel® Core™ i9-11900K de 11ª geração realizada por desempenho in-game no modo benchmark (pontuação ou frames por segundo) quando disponível, ou frames por segundo caso o modo benchmark não estivesse disponível
[4] A performance pode variar conforme uso, configuração e demais fatores. Para mais informações, acesse www.Intel.com/PerformanceIndex. Os resultados de desempenho são baseados em testes realizados nas datas informadas nas configurações  e podem não refletir todas as atualizações disponíveis ao público.
Comparação entre o Intel® Core™ i9-12900K de 12ª geração e o Intel® Core™ i9-11900K de 11ª geração. Para mais informações, acesse www.Intel.com/PerformanceIndex.
[5] Até 84% mais FPS no título Mount and Blade II: Bannerlord durante execução de jogo, streaming e gravação usando OBS.
[6] Conforme medido pelo benchmark clássico PugetBench Lightroom – pontuação geral
[7] Conforme medido pelo benchmark PugetBench Premier Pro – pontuação geral
[8] Conforme medido pelo benchmark de criação Autodesk – Revist 2021-Model.
[9] Conforme medido pelo benchmark Adobe After Effects Pulse.
[10] Com base na capacidade aprimorada de overclocking possibilitada pelas ferramentas abrangentes da Intel e pelas exclusivas capacidades de ajuste arquitetônico. O overclocking pode anular a garantia ou afetar a saúde do sistema.  Saiba mais em intel.com/overclocking.  Os resultados podem variar.

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.