Intel apresenta microarquitetura Tremont

Novidade: Recentemente, durante a Linley Fall Processor Conference em Santa Clara, na Califórnia, a Intel apresentou os primeiros detalhes de arquitetura do Tremont. A mais nova e avançada arquitetura de CPU x86 de baixo consumo energético da Intel, o Tremont oferece um aumento significativo de desempenho em relação às gerações anteriores.

“O Tremont conta com a arquitetura de CPU x86 de baixo consumo energético mais avançada da Intel até hoje. Nós nos concentramos em uma variedade de cargas de trabalho modernas e complexas, considerando fatores como rede, cliente, navegador e bateria para aumentar o desempenho de forma eficiente. Trata-se de uma arquitetura de CPU de ponta, desenvolvida para aumentar o poder de processamento em pacotes compactos e de baixo consumo energético”, explica Stephen Robinson, Arquiteto-chefe do Intel Tremont.

Porque é importante: A microarquitetura x86 de baixa potência do Tremont oferece ganhos significativos de IPC (instruções por ciclo) de geração a geração comparado com arquiteturas x86 de baixa potência mais antigas da Intel. Projetados para aumentar o poder de processamento em pacotes compactos e de baixo consumo de energia, os processadores baseados em Tremont permitirão uma nova geração de formatos inovadores para dispositivos clientes, novos usos da Internet das Coisas (IoT), produtos eficientes de data center e muito mais.

Combinada a outras tecnologias a oferta IP da Intel, a nova arquitetura tornará realidade uma nova leva de produtos. Usando a tecnologia de empacotamento 3D Foveros da Intel , o Tremont está integrado a um conjunto mais amplo de IPs de silício no Lakefield, o que impulsionará dispositivos inovadores como o recém-anunciado Microsoft Surface Neo de tela dupla.

As arquiteturas de alto desempenho são a base dos processadores que capturam e processam dados. Soluções de baixo consumo energético são fundamentais para possibilitar novos tipos de uso impulsionados por fatores de forma menores.

Mais informações: O Intel Tremont inclui diversos avanços em ISA (instruction set architecture), microarquitetura, segurança e gestão de energia. Ele oferece ganhos significativos de IPC comparado às arquiteturas x86 de baixo consumo de energia da Intel de gerações anteriores, tornando-a uma oferta de ponta para alimentar uma nova geração de produtos Intel nas ofertas de clientes, IoT e data center. O decodificador exclusivo do Tremont, com 6 larguras (2×3 de largura em cluster) no front-end permite uma alimentação mais eficiente para um back-end mais amplo, o que é fundamental para o desempenho.

Para informações mais completas sobre desempenho e resultados de benchmark, acesse a página de desempenho em benchmark da Intel.

Informações adicionais: Introducing Intel Tremont Microarchitecture (Stephen Robinson’s Linley Presentation) | Client Computing News

 

 

Sobre a Intel:

A Intel (NASDAQ: INTC), líder na indústria de semicondutores, está construindo o futuro orientado ao uso de dados pela computação e telecomunicações como base das inovações. O vasto conhecimento em engenharia da Intel ajuda as empresas a enfrentarem os maiores desafios do mundo, além de proteger, alimentar e interligar bilhões de dispositivos e infraestrutura de um mundo inteligente e integrado - da nuvem à rede, do começo ao fim, conectando tudo que há no meio.
Para mais informações sobre a Intel, acesse:
newsroom.intel.com e intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

*Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.