Intel acelera tecnologia centrada em dados com inovação em memória e armazenamento

Novidade: Hoje, durante um encontro de influenciadores globais em Seul, na Coreia do Sul, a Intel apresentou uma série de novas tecnologias e destacou seu investimento e compromisso contínuos no aperfeiçoamento de suas tecnologias de memória e armazenamento para a era da computação centrada em dados. Isso inclui a tecnologia Intel® Optane™ com suas soluções Intel 3D NAND únicas, com produtos sob medida para a nuvem, inteligência artificial e aplicativos de borda de rede.

“O mundo está gerando dados de forma cada vez mais rápida e sobrecarregando as empresas, que já não sabem como processá-los de maneira eficiente. A extração de valores a partir desses dados irá definir vencedores e perdedores e exige inovações de ponta na hierarquia memória-armazenamento. E é exatamente isso que a Intel está desenvolvendo”, explica Rob Crooke, vice-presidente sênior da Intel e gerente geral do Non-Volatile Memory Solutions Group.

O que a Intel acaba de anunciar: Entre os assuntos discutidos no evento estavam os planos da Intel de operar uma nova linha de desenvolvimento da tecnologia Intel® Optane™ em suas instalações em Rio Rancho, Novo México. Também foi anunciada a segunda geração de memória persistente para o centro de dados (DCPM) Intel® Optane™ “Barlow Pass”, prevista para 2020 com o apoio da nova geração de processadores escalonáveis Intel® Xeon®. Outro ponto discutido foi o papel pioneiro da Intel na apresentação do NAND de QLC (célula de quatro níveis) com 144 camadas para SSDs de data center, também esperados para 2020.

Porque é importante: As enormes quantidades de dados geradas por máquinas precisam ser analisadas em tempo real para assegurar o valor desses dados. Isso criou uma lacuna na hierarquia de armazenamento de memória: o DRAM não é grande o suficiente e a velocidade dos drives de estado sólido (SSDs) deixa a desejar. É nessa lacuna que a Intel® Optane™ Persistent Memory para o Centro de Dados se destaca. E caso surja a demanda por conjuntos de dados ainda maiores, a tecnologia Optane será capaz de fornecer armazenamento e acesso rápidos por meio de suas várias interfaces de armazenamento. Esses são os motivos que levaram a Intel a desenvolver sua mídia Intel® Optane™- uma combinação única de materiais e estruturas para entregar funcionalidades que a NAND não consegue alcançar, como baixa latência.

Além disso, a velocidade das unidades de disco rígido atuais não consegue acompanhar o ritmo da computação centrada em dados – é aí que a combinação da tecnologia Optane com o QLC NAND entra em jogo.

Como os usuários podem alavancar o uso da memória e armazenamento Intel: Muitos clientes já adotaram as soluções de memória e armazenamento Intel. Um deles é a Microsoft, que está fazendo mudanças significativas no seu sistema operacional para clientes a fim de suportar os muitos novos recursos oferecidos pela memória persistente, incluindo maior velocidade de inicialização e carregamento de jogos.

A Intel também apresentou sua SSD de porta única com tecnologia Optane de última geração para seus principais clientes corporativos, com disponibilidade prevista para 2020.

Informações Adicionais: Intel Storage and Memory|Intel Optane DC Persistent Memory Improves Search, Reduces Costs in Baidu’s Feed Stream Services|Intel Optane Technology and Intel QLC NAND Technology Come Together in Single Drive|Intel Announces Broadest Product Portfolio for Moving, Storing and Processing Data|Driving the New Memory and Storage Frontier in 2019

Intel, o logo da Intel e da Intel Optane são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

*Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos

Sobre a Intel:

A Intel (NASDAQ: INTC), líder na indústria de semicondutores, está construindo o futuro orientado ao uso de dados pela computação e telecomunicações como base das inovações. O vasto conhecimento em engenharia da Intel ajuda as empresas a enfrentarem os maiores desafios do mundo, além de proteger, alimentar e interligar bilhões de dispositivos e infraestrutura de um mundo inteligente e integrado - da nuvem à rede, do começo ao fim, conectando tudo que há no meio.
Para mais informações sobre a Intel, acesse:
newsroom.intel.com e intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

*Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.