Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

IA da Intel otimiza medições fetais por meio de aparelho de ultrassom inteligente da Samsung Medison

Com tecnologia Intel, soluções automatizam dados fetais, além de auxiliar a posição do crânio do feto e já estão sendo utilizadas no Brasil

Novidade: Em parceria, Intel e Samsung Medison desenvolvem soluções que garante melhora nas medições obstétricas, gerando maior segurança materna e fetal, ampliando as chances de salvar vidas e já estão disponíveis em hospitais no Brasil. Utilizando um processador Intel® Core™ i3, kit de ferramentas OpenVINO™ e kit de ferramentas OpenCV da Intel, o BiometryAssist™ do Samsung Medison automatiza e simplifica as medições fetais, enquanto o LaborAssist™ estima automaticamente o ângulo de progressão fetal (AoP) durante o trabalho de parto para uma compreensão completa do progresso do parto de uma paciente, sem a necessidade de exames vaginais digitais invasivos.

“A solução BiometryAssist do Samsung Medison é um sistema de medição de biometria fetal semiautomático que localiza automaticamente a região de interesse e coloca um paquímetro para biometria fetal, com taxa de sucesso de 97% a 99% para cada parâmetro.[1] Seu alto nível de eficácia permite o uso na prática clínica atual com alta precisão”, afirma Jayoung Kwon, professor, médico e PhD da Divisão de Medicina Materno-Fetal do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia na Faculdade de Medicina da Universidade Yonsei, membro do Sistema de Saúde da Universidade Yonsei em Seul, na Coréia do Sul.

“Na Intel, estamos dedicados à criação e ativação de tecnologia capaz de mudar o mundo e melhorar as vidas de todas as pessoas da Terra”, afirma Claire Celeste Carnes, diretora de marketing estratégico para Health and Life Sciences da Intel. “Trabalhamos com empresas como a Samsung Medison para implementar as mais recentes tecnologias a fim de aumentar a segurança do paciente e melhorar os fluxos de trabalho clínico, especialmente em um período tão importante e sensível como a gestação e o parto” completa Claire.

“A Samsung está investindo no aumento da eficiência de novos recursos de diagnóstico, bem como de serviços de saúde, e para isso, o kit de ferramentas OpenVINO™ e o kit de ferramentas OpenCV tem sido grande aliados para alcançarmos esses objetivos”, explica Won-Chul Bang, vice-presidente corporativa e chefe de Product Strategy da Samsung Medison.

Durante o trabalho de parto, o LaborAssist ajuda os médicos a estimarem o Aprendizado Orientado por Problemas (AOP) e a direção do crânio do feto. Dessa forma, tanto o médico quanto a paciente podem compreender a posição do feto e o progresso, a fim de determinar a melhor via de parto. O trabalho de parto sempre envolve um certo grau de riscos e o progresso lento pode resultar em problemas para o bebê. O acesso aos dados de progressão do trabalho de parto mais precisa e em tempo real pode ajudar os médicos a determinar a melhor via de parto, com potencial de reduzir o número de cesarianas desnecessárias.

“O LaborAssist fornece automaticamente as medidas do ângulo de progressão, além das informações a respeito da direção e posição da cabeça do feto. Trata-se de uma ferramenta muito útil para explicar à paciente e sua família como está progredindo o trabalho de parto com o uso de imagens de ultrassom para ilustrar a mudança da posição da cabeça ao longo do trabalho de parto. Acreditamos que seja muito útil na hora de avaliar a evolução do trabalho de parto e para tomar todas as decisões necessárias”, explica Min Jeong Oh, professor, médico e PH do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Universitário Guro em Seoul, na Coreia do Norte.

As soluções BiometryAssist e LaborAssist já estão sendo utilizadas em 80 países, incluindo os EUA, Coreia do Sul, Itália, França, Brasil e Rússia. Ambas receberam aprovação de Classe II do FDA, agência reguladora ligada ao Departamento de Saúde dos EUA em 2020.

O que vem por aí: A Intel e a Samsung Medison continuarão a colaborar para o avanço da tecnologia usada em ultrassons, acelerando a IA e aproveitando a tecnologia avançada nas soluções de ultrassom de próxima geração da Samsung Medison.

Informações Adicionais: Samsung automatiza medições de ultrassom para melhorar fluxos de trabalho clínicos (Estudo de Caso) | Inteligência Artificial na Intel | Intel Health and Life Sciences

[1]Fonte: Testes internos Samsung. Configuração do sistema: Intel® Core™ i3-4100Q CPU com 2.4 GHz, 8 GB de memória; sistema operacional: Windows 10 64-bit. Tempo de inferência sem melhorias OpenVINO foi de 480 milissegundos. Tempo de inferência com melhorias OpenVINO foi de 85 milissegundos.
[2]Fonte: Testes internos Samsung. Configuração do sistema: Intel® Core™ i3-4100Q CPU com 2.4 GHz, 8 GB de memória; sistema operacional: Windows 10 64-bit. Tempo de inferência sem melhorias OpenVINO foi de 480 milissegundos. Tempo de inferência com melhorias OpenVINO foi de 85 milissegundos.

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.