CES 2019: Dados de mapas coletados e compartilhados por Mobileye e Ordnance ajudam na gestão de infraestrutura de cidades inteligentes e de vias mais seguras

A Mobileye, empresa do grupo Intel, e a Ordnance Survey, agência nacional britânica de mapeamento, acabam de anunciar um acordo de disponibilização de dados de localização de alta precisão a agências e empresas do Reino Unido.

O amplo conhecimento geoespacial e de tecnologia da Ordnance Survey será combinado aos recursos de mapeamento baseados em câmeras automotivas da Mobileye para oferecer um novo serviço de informações de localização preciso e personalizável aos clientes da Ordnance Survey, em setores como energia e infraestrutura.

“O uso de mapas para melhorar as operações entre empresas e cidades é fundamental para termos cidades mais inteligentes e vias mais seguras” — Prof. Amnon Shashua, CEO da Mobileye

O acordo reforça a utilidade das inovações em mapeamento para além dos veículos autônomos do futuro. É um excelente exemplo de como os recursos de mapeamento exclusivos da Mobileye podem estender o valor dos dados de localização para empresas em novos segmentos de mercado, como cidades inteligentes. Para tanto, disponibilizar esses dados para empresas e governos mantendo a privacidade dos usuários é fundamental. É aí que entra a abordagem única de mapeamento da Mobileye.

Com a tecnologia Mobileye, os veículos podem coletar volumes consideráveis de dados de localização em rodovias e estradas. Em seguida, esses dados são cruzados com os conjuntos de dados geoespaciais existentes, como o OS MasterMap*, para ajudar a desenvolver mapas precisos das estradas e áreas vizinhas na Grã-Bretanha com detalhes e precisão surpreendentes. Como resultado, a Ordnance Survey e a Mobileye podem oferecer soluções customizadas derivadas da inteligência de localização, capacitando empresas em indústrias existentes e em desenvolvimento a administrarem negócios mais inteligentes e conectados.

Já as empresas de serviços públicos podem contratar o serviço para manter a localização precisa de ativos como tampas de bueiros, postes de iluminação e de telefonia fixa e muito mais. A visão mais precisa dos ativos subterrâneos e de superfície permite às empresas um planejamento e gerenciamento mais eficazes de suas ações de manutenção e suporte.  

O acordo anunciado na CES 2019 acontece depois de um ano bem-sucedido de projetos pilotos. Ao longo de 2018, a Ordnance Survey trabalhou com dados coletados pela Mobileye e os integrou com sucesso ao banco de dados geoespaciais da Grã-Bretanha. Além disso, uma série de veículos da Ordnance Survey foram equipados com a tecnologia Mobileye 8 Connect™ para coletar dados nas vias britânicas. Os testes iniciais entregam um novo nível de dados viários. Por meio da parceria, esses dados terão impacto positivo nas atividades de clientes de diversos setores, incluindo serviços públicos, infraestrutura e telecomunicações.

O novo serviço também será habilitado para 5G, mobilidade inteligente e serviços digitais adicionais, tornando realidade uma Grã-Bretanha digital e totalmente conectada.

Segundo Neil Ackroyd, CEO da Ordnance Survey, “trabalhamos duro na OS para possibilitar um ambiente que suporte novas tecnologias e serviços de dados para os setores público e privado. A OS está ciente do seu papel de consultoria confiável para oportunidades de mercado existentes e potenciais, e seguirá investindo e inovando para apoiar clientes do setor de serviços públicos e em projetos inovadores como direção autônoma, 5G e IoT.

“Um aprendizado fundamental e comum às duas empresas é que dados geoespaciais detalhados e precisos são essenciais para o sucesso desses projetos. Acreditamos que esses novos dados serão essenciais na comunicação entre veículos, infraestrutura e pessoas na era digital. Nossa parceria com a Mobileye reforça o compromisso em apoiar a Grã-Bretanha a se manter como líder em excelência digital e tecnológica”, finaliza. 

Sobre a Ordnance Survey

A Ordnance Survey (OS) é a agência nacional de mapeamento da Grã-Bretanha, além de líder global na organização de dados geoespaciais e tecnologia. Por ser uma parceira confiável do governo, empresas e cidadãos em toda a Grã-Bretanha e no mundo, a OS ajuda seus clientes em praticamente todos os setores a melhorar a qualidade de vida. O vasto conhecimento e dados da OS oferecem suporte a infra-estrutura e serviços públicos eficientes, novas tecnologias em transporte e comunicações, segurança nacional e serviços de emergência, além de explorar espaços naturais. Por estarmos na vanguarda da capacidade geoespacial há mais de 225 anos, construímos uma reputação como parceiro geoespacial de confiança mundial.

 

Sobre a Mobileye

A Mobileye é líder global no desenvolvimento de visão computacional e aprendizado de máquina, análise de dados, localização e mapeamento para Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista e direção autônoma. A tecnologia da Mobileye ajuda a manter os passageiros mais seguros nas estradas, reduz os riscos de acidentes de trânsito, salva vidas e tem o potencial de revolucionar a experiência de dirigir, já que permite a condução autônoma. Os algoritmos de software proprietários da Mobileye e processadores EyeQ® realizam interpretações detalhadas do campo visual, a fim de antecipar possíveis colisões com outros veículos, pedestres, ciclistas, animais, detritos e outros obstáculos. Os produtos da Mobileye também conseguem detectar marcações de tráfego, como faixas, limites de estradas e barreiras; identificar e ler sinais de trânsito, placas direcionais e semáforos; criar um RoadBook™ com percursos dirigíveis específicos e pontos de referência visuais usando a tecnologia REM™; além de fornecer mapeamento para a condução autônoma.

Sobre a Intel:

A Intel (NASDAQ: INTC), líder na indústria de semicondutores, está construindo o futuro orientado ao uso de dados pela computação e telecomunicações como base das inovações. O vasto conhecimento em engenharia da Intel ajuda as empresas a enfrentarem os maiores desafios do mundo, além de proteger, alimentar e interligar bilhões de dispositivos e infraestrutura de um mundo inteligente e integrado - da nuvem à rede, do começo ao fim, conectando tudo que há no meio.
Para mais informações sobre a Intel, acesse:
newsroom.intel.com e intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

*Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.