Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

Como a Intel ajuda a trazer mais mulheres para a tecnologia

A Intel trabalha e atua em todo o mundo para construir uma cultura de pertencimento, um espaço onde todos podem contribuir e dar o melhor de si. Um dos pilares da Intel é o comprometimento com uma força de trabalho diversificada e inclusiva em todo o board da empresa, o que inclui mais mulheres na tecnologia. E o comprometimento da Intel não é somente interno, como também externo, promovendo a inclusão em outras empresas e na comunidade, com diversas ações para trazer mais mulheres à tecnologia.

Conheça algumas das ações locais e globais da Intel em prol da igualdade de gênero:

Desde 2017 a Intel realiza no Brasil ações e eventos para fomentar a presença de mulheres no mercado de trabalho e na área de tecnologia. Duas dessas iniciativas são: o Cloud Girls – parceiro da Intel desde 2017 e Programaria – parceira da Intel desde 2018.

Essas ações e projetos da Intel refletem os nossos propósitos e valores como empresa e como podemos contribuir com a sociedade não somente através da tecnologia, mas fazendo a diferença na vida das pessoas.

Somos apaixonados pelo que fazemos e, por isso, vivemos e respiramos nossos valores com um time que se mostra disposto e engajado em ajudar e colaborar com a sociedade- estar disponível para o outro.

Cloud Girls

Cloud Girls  é um evento exclusivo para mulheres que já se tornou o maior  meetup  de tecnologia para mulheres do Brasil, e conta com mais de 9.200 membros;

  • Em fevereiro de 2020 a Intel organizou o 1º evento em parceria apoiando a 23ª edição do CloudGirls.
  • O encontro foi criado para que as mulheres se sintam à vontade para falar de tecnologia e tem o desafio de desenvolver novos métodos para a qualificação das profissionais a fim de que estes possam servir de agentes transformadores;
  • Um dos objetivos é proporcionar às suas participantes a possibilidade de aperfeiçoamento, recolocação, networking e muita diversão em um momento exclusivo para as mulheres.
  • Em abril de 2020 participamos do 3º Webinar da Cloud Girls  para falar sobre carreira e vida pessoal dentro do universo de tecnologia.

Para saber mais sobre CloudGirls, clique aqui.

Programaria

2020

  • Em 2020 a Intel promoveu s a 3ª edição do PrograMaria Encontros, realizada no mês de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
  • Com o tema Minha Carreira na Tecnologia, o evento teve como objetivo mostrar que as mulheres podem ocupar a posição que elas quiserem. Por isso, foi utilizado o mote: #MulheresPodem.
  • O evento contou com a participação da Diretora Geral da Intel no Brasil, Gisselle Ruiz e da Líder Regional de RH da companhia, Telma Gircis.
  • No mês de maio, ainda dentro do projeto #MulheresPodem, realizamos o Sprint PrograMaria Inteligência Artificial para Devs.
  • A iniciativa contou com 5 módulos com conteúdo online e gratuito. O 1º módulo teve a abertura da Bárbara Toledo, como Gerente de Marketing da Intel, e abordou a história e os tipos de IA explorandoconceitos como: Machine Learning e Deep Learning.
  • Todos os módulos contaram com a participação de mulheres que apresentaram os conceitos e aplicações da IA, além de informações sobre os caminhos para as mulheres que desejavam fazer carreira na área de tecnologia.
  • Já em setembro a edição do Sprint PrograMaria teve como tema Confiança e Comunicação. A edição contou com a participação da Gisselle Ruiz Lanza, Diretora Geral da Intel Brasil; Ana Peña, Diretora de Comunicação da Intel para América Latina e Canadá; Bárbara Toledo, Gerente de Varejo da Intel, entre outras referências femininas.
  • O evento gratuito foi dividido em três módulos:

- Eu comigo mesma – esse módulo será para refletir sobre a relação das mulheres com elas mesmas, entendendo mais sobre os mecanismos que minam a autoconfiança e as consequências disso para a vida;

– Eu com o mundo – que servirá para incentivar as mulheres a darem voz

às suas histórias e ocuparem seu espaço, com ferramentas para criar narrativas pessoais ou apresentações de trabalho, e lidar com o medo de falar em público.

– Eu com as outras pessoas – nesse módulo serão tratados temas como feedback, comunicação assertiva, comunicação não-violenta, entre outros.

2019

  • A Intel e a  PrograMaria  promoveram a atividade  #MaisMulheresNaTecnologia – uma série de ações durante o mês de março para comemorar o Dia Internacional da Mulher.
  • As ações tiveram como objetivo aumentar a representatividade feminina nas áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia  e  Matemática).
  • A parceria resultou nas seguintes ações:   Editatona, evento da Wikipedia que visa reunir um grupo de pessoas a fim de editar verbetes da Wikipédia, e dois workshops de programação.
  • A  Editatona  teve  objetivo de inserir artigos sobre mulheres de destaque na tecnologia na Wikipedia.

2018

  • Em 2018 a Intel e a  PrograMaria  realizaram a  1º edição do  PrograMaria  Encontros, que revê como tema: Desafios das mulheres.
  • Já a  2ª edição do evento foi focada em dicas práticas de como começar a carreira na tecnologia e contou com a participação de mais de 170 mulheres.

Para saber mais sobre a Programaria, clique aqui.

WIN – Women at  Intel Network

  • A Intel tem um comitê interno, WIN (Women at Intel Network), cujo objetivo é criar e promover um forte ambiente inclusivo capaz de estimular mais mulheres na tecnologia.
  • É por meio dele que entendemos, por exemplo, junto a parceiros de negócio, que mulheres, cada vez menos, estão escolhendo cursos relacionados às engenharias, matemáticas, ciências e computação.
  • O objetivo do WIN é trabalhar equidade de gênero na Intel, contando com apoio dos homens também.
  • Os planos não são só para o futuro. Em 2020, a Intel balizou o salário de todos os empregados e implementou a equidade entre homens e mulheres.
  • A inclusão é um dos seis valores que moldam quem somos na cultura corporativa da Intel.
  • +30 grupos de afinidades que fazem parte do Employee Resource Groups (ERG), organizado por raça, nacionalidade, gênero, paternidade, habilidades diversas, educação e outras afinidades. Esses grupos crescem a comunidade interna e externamente – um dos grupos de afinidade é o WIN.

Intel Index

  • O que é: Uma coalização global de empresas, convocadas pela Intel, cujo CDIOs e CEOs assumirão publicamente o compromisso para o desenvolvimento e alinhamento de um novo padrão de práticas e métricas de Diversidade e Inclusão (D&I).
  • Como será realizado:Criação de um conjunto de 3-4 compromissos acessíveis e transparentes para acelerar e acompanhar o progresso nos esforços internos de D&I das empresas participantes.
  • Como irá funcionar: Os compromissos serão determinados com base nos insights de uma pesquisa global com 15 empresas, bem como em uma série de reuniões entre os CDIOs e CEOs participantes.  Todas as empresas terão acesso a um kit de ferramentas, fornecido pela Intel, sobre como fazer a implementação dos compromissos do acordo.
  • Call to action: Qualquer empresa, CDIOs e CEOs interessados na ação podem utilizar as ferramentas e métricas do site para promover a inclusão em suas organizações.

Parcerias com o CloudGirls e Programaria, visam empoderar mulheres através da tecnologia diminuindo a diferença de gênero no setor, conforme explica a Diretora Geral da Intel Brasil, Gisselle Ruiz Lanza:

Gisselle Ruiz Lanza – Diretora Geral da Intel Brasil

 

“A Intel entende a importância do tema a nível global, por isso, temos o compromisso de levar a inclusão para toda a comunidade. Com essas ações, nosso objetivo é incentivar essas conversas e mudanças dentro das outras organizações, para que a mulher esteja presente onde ela quiser e que possamos todos juntos, através da tecnologia, ajudar a construir o futuro.”

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.