CES 2019: Modelo da Intel para padrão de segurança de veículos automotivos ganha reconhecimento global.

 

A Valeo, fornecedora de tecnologia automotiva, é a mais recente empresa a adotar publicamente o modelo da Intel para a tomada de decisões seguras de veículos automatizados (AV) – conhecido como a Responsibility-Sensitive Safety (RSS). Enquanto isso, a Baidu – que anunciou em 2018 planos para adotar a RSS para seu programa AV de código aberto da Apollo – relatou a primeira implementação de código aberto da tecnologia . Os anúncios acontecem no mesmo momento em que governos e indústria reconhecem a RSS como um modelo para a segurança para AV.

“A adoção da RSS por nossos parceiros globais e sua disposição em investir em um padrão de segurança baseado em RSS são provas do seu comprometimento com um futuro autônomo seguro”, diz Jack Weast, engenheiro-chefe sênior da Intel e vice-presidente de Automated Vehicle Standards na Mobileye.

Com a segurança sendo um dos maiores obstáculos para a adoção de AV, a indústria automobilística vem expressando cada vez mais suas preocupações quanto à necessidade de um padrão consistente, transparente e neutro de tecnologia para segurança em AV. É por isso que o modelo de segurança RSS da Intel está se tornando cada vez mais conhecido entre fornecedores globais.

A Valeo, uma fornecedora automotiva de ponta com sede na França, e a Mobileye, empresa da Intel, concordaram em cooperar no desenvolvimento e na promoção de um novo padrão de segurança em AV voltado para a indústria e baseado em RSS. A Valeo irá colaborar com a Mobileye no desenvolvimento de políticas e tecnologias destinadas a reforçar a adoção de um padrão de tecnologia baseado em RSS na Europa, nos Estados Unidos e na China. As parcerias incluirão a elaboração de estruturas para a verificação e a implantação comercial de AVs seguros, o financiamento de pesquisas públicas sobre o modelo RSS, contribuindo para a elaboração de padrões e a participação em comitês e grupos de trabalho em organizações de padrões específicas.

Com foco na segurança, a Valeo contribuirá para a RSS com sua vasta experiência em sensores e percepção ambiental, uma área liderada pela Valeo no mundo todo, e suas colaborações em grupos de trabalho de segurança e regulamentação em diversos países.

Desde sua apresentação em 2018, a RSS vem ganhando cada vez mais aceitação de importantes stakeholders globais:

  • A Baidu, que anunciou seus planos de adoção da RSS como parte de seu projeto Apollo em 2018, apresentou uma implantação bem sucedida da RSS durante a coletiva de imprensa de hoje. Por ser a primeira implantação em código aberto da RSS do mundo, a Baidu demonstrou com sucesso que a RSS é realmente uma solução neutra em termos de tecnologia para segurança e, portanto, útil com ou sem a tecnologia ou suporte da Mobileye.
  • Em outubro de 2018, foi acordado que o Instituto para Mobilidade Automatizada (IAM) do Arizona teria como missão central a exploração e entrega de segurança para AV.  O IAM irá usar a RSS como base para suas pesquisas e testes em segurança para AV.
  • Em um estudo recente, a RAND Corporation, um grupo de estudos de ponta, cita a RSS como forma de implantar um “envelope de segurança”, considerado necessário pela RAND para que o AV ganhe o mundo.
  • A nova colaboração em mobilidade como serviço (MaaS) anunciou que Mobileye, Volkswagen e Champion Motors em Israel, bem como Beijing Public Transport irão alavancar o modelo RSS para a segurança de suas frotas.  

A primeira proposta da RSS foi feita em 2017 pelo CEO da Mobileye, Professor Amnon Shashua, e pelo CTO da empresa, Professor Shai Shalev-Shwartz, e é considerada um ponto de partida tecnologicamente neutro para que a indústria alinhe os conceitos de condução segura em AV.

A RSS formaliza as noções humanas de condução segura em um modelo com regras logicamente demonstráveis e respostas definidas.

Trata-se de uma abordagem diferente da proposta pelos sistemas de tomada de decisão de segurança em veículos autônomos atuais, baseados em inteligência artificial (IA) probabilística. Por conta da natureza probabilística da IA, a Intel recomenda uma camada determinística separada – ou envelope de segurança – que verifique a segurança das decisões do AV com base em definições bem compreendidas do que significa dirigir com segurança. O modelo recomenda segurança e não conta com os milhares de quilômetros de distância percorrida necessários para ensinar segurança.

Sobre a Intel:

A Intel (NASDAQ: INTC), líder na indústria de semicondutores, está construindo o futuro orientado ao uso de dados pela computação e telecomunicações como base das inovações. O vasto conhecimento em engenharia da Intel ajuda as empresas a enfrentarem os maiores desafios do mundo, além de proteger, alimentar e interligar bilhões de dispositivos e infraestrutura de um mundo inteligente e integrado - da nuvem à rede, do começo ao fim, conectando tudo que há no meio.
Para mais informações sobre a Intel, acesse:
newsroom.intel.com e intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

*Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.