Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

Cafeteria de Singapura desenvolve robô barista com tecnologia Intel

No Crown Coffee, uma pequena e aconchegante cafeteria no centro de Singapura, a barista nunca erra seu pedido. Ella sempre prepara a xícara de café perfeita com precisão.

Ella não é humana, mas um robô barista totalmente autônomo. Batizada em homenagem à esposa do CEO e fundador do Crown Coffee, Keith Tan, Ella é um robô de seis eixos que roda em uma constelação de componentes Intel: uma unidade de processamento visual Intel® Movidius™, o conjunto de ferramentas de distribuição OpenVINO™ da Intel®, além de processadores Intel® Xeon® e Intel® Core™ A tecnologia Intel é responsável por tudo que Ella faz: receber pedidos à distância através de um aplicativo online, preparar o café do cliente, avisar quando está pronto, servir, fechar a conta e cobrar no cartão de crédito.

Mais Informações: Notícias sobre IoT na Intel

Naturalmente, Ella surgiu a partir de uma xícara de café. Dois anos atrás, Tan observou um grupo de funcionários da Intel de Singapura que almoçava em sua cafeteria. Depois de cumprimentá-los, sugeriu o que parecia “uma ideia totalmente maluca” naquela época. O grupo, formado por funcionários do Sales and Marketing Group da Intel, colocou Tan em contato com as equipes certa na Intel – e o resto é história para um café.

“Sou muito grato à Intel, eles ajudaram a concretizar minha ideia”, afirma Tan. “Eles me ouviram, entenderam os problemas que eu queria resolver e se dispuseram a desenhar e desenvolver os protótipos em conjunto.”

Ella é capaz de resolver muitos dos desafios enfrentados por Tan. Em primeiro lugar, seu formato compacto ocupa uma fração do espaço necessário para um balcão de café padrão, com impacto na redução do custo de ocupação. Outra vantagem é que Tan consegue garantir a qualidade e sabor de cada xícara servida. Com as funções realizadas por Ella, Tan pode realocar sua equipe para outras tarefas, como recepção de clientes e limpeza. Mas a maior vantagem, especialmente durante a pandemia de COVID-19, é que os clientes se sentem tranquilos em relação à segurança, já que Ella opera a partir de uma câmara selada a vácuo. As bebidas não passam por qualquer tipo de interação humana, desde o preparo até chegarem às mãos dos clientes.

“Tomei um café Americano, estava delicioso”, afirma Santhosh Viswanathan, funcionário da Intel em Singapura. “Ella abre novas possibilidades na área de alimentação. Pense nos serviços futuristas livres de contato e no desenvolvimento de modelos de faturamento alternativos a partir dos dados coletados pela Ella.”

Tan e sua equipe planejam levar a solução para outras 40 localidades espalhadas por Singapura, depois para o Japão e o restante do mundo. “Estamos fazendo algo revolucionário, mas no futuro isso será absolutamente comum nas cidades inteligentes onde robôs comandados por IA estarão profundamente conectados às nossas vidas. Além disso, estamos falando de um novo tipo de varejo, que alivia a escassez de mão de obra na área e ao mesmo tempo oferece oportunidades de requalificação profissional aos profissionais das áreas de tecnologia e engenharia”, explica Tan, citando exemplos como quiosques em estações de trem movimentadas.

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.