Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

Bob Swan: Carta aberta ao presidente eleito Biden

Bob Swan, CEO da Intel, enviou a seguinte carta ao presidente eleito.

Ao Excelentíssimo Senhor Joseph R. Biden Jr.
Presidente eleito dos EUA

Prezado Senhor Presidente Eleito,

Eu o parabenizo pela sua eleição como nosso 46º presidente. Também gostaria de parabenizar a vice-presidente eleita Kamala Harris pela sua conquista histórica e ressaltar o quanto sua administração irá inspirar nossa nova geração de líderes.

cayce clifford bob swan 02
Bob Swan, CEO da Intel Corp. (Crédito: Cayce Clifford)

O ano de 2020 foi um ano bastante disruptivo para o povo americano. E sabemos que o senhor está focado na união da nossa nação para superar os desafios impostos pelo COVID-19, os conflitos raciais, a crescente lacuna de habilidades e o aumento da competição global.

Em 1968, os EUA se encontravam em uma situação semelhante. Nossa nação encontrava-se dividida pela Guerra do Vietnã e por questões raciais. Passávamos por uma grande recessão e protestos em massa moldavam o cenário político. Nesse ambiente de mudança e revolta, Robert Noyce e Gordon Moore uniram-se para fundar a Intel, dando início a uma revolução de silício que daria origem a diversas tecnologias do futuro. Atualmente, a Intel é a única fabricante de semicondutores de ponta com sede nos EUA que emprega mais de 50.000 pessoas em todo o país e em centros de inovação localizados nos estados do Oregon, Arizona, Texas, Novo México e Califórnia. Mais uma vez, estamos prontos para apoiar a próxima geração de avanços tecnológicos.

Como líder de uma empresa que tem como missão criar tecnologias revolucionárias que melhoram as vidas de todas as pessoas na Terra, sou grato pelo reconhecimento do papel da tecnologia na solução dos maiores desafios da nossa nação. À medida que sua equipe começa a trabalhar na agenda política, insisto para que foque nas seguintes áreas:

Investimentos em tecnologia para resolver os desafios impostos pelo COVID

A inteligência artificial, a computação de alto desempenho e a computação da borda para a nuvem são componentes fundamentais para que o governo possa coletar e analisar dados, realizar diagnósticos e desenvolver novos tratamentos e vacinas. A tecnologia da Intel ajudou a acelerar o acesso a dados de qualidade a fim de proporcionar cuidados médicos à distância e proteger os profissionais da saúde da exposição ao novo vírus. Como bem sabe, a pandemia teve grandes impactos em áreas importantes das nossas vidas, como educação e trabalho. Por isso, é fundamental expandir os investimentos na conectividade de banda larga a fim de diminuir os impactos da COVID, principalmente nas comunidades menos favorecidas e negras.

Aumento da produção nos EUA

Os investimentos planejados em bens nacionais são parte fundamental na manutenção da liderança dos EUA em inovação e tecnologia. De acordo com a Associação da Indústria de Semicondutores, atualmente os EUA respondem por apenas 12% da capacidade de produção global de semicondutores, sendo que mais de 80% dessa produção acontece na Ásia. O aumento dos custos e dos subsídios de governos estrangeiros para líderes nacionais representam uma desvantagem significativa para as empresas de semicondutores dos EUA que realizam grandes investimentos de capital no país. Uma estratégia de fabricação nacional, que inclua investimentos do governo dos EUA na indústria nacional de semicondutores é essencial para garantir que as empresas do país possam concorrer em condições de igualdade e liderar a próxima geração de tecnologias inovadoras.

Investimentos na infraestrutura digital

Os gastos em infraestrutura inteligente irão ajudar a atender as crescentes demandas econômicas e ambientais. Isso irá incluir a tecnologia desenvolvida para deixar cidades e sistemas de energia mais inteligentes e eficientes. A implantação em larga escala de redes de telecomunicações 5G irá deixar as empresas de todos os setores mais eficientes, possibilitando cada vez mais inovações no país. Os avanços na nossa infraestrutura precisam conseguir lidar com a tecnologia de hoje, bem como acelerar o desenvolvimento das tecnologias de amanhã dentro do nosso país.

Desenvolvimento da força de trabalho do século 21

Em 2020, a Intel contratou mais de 4.000 pessoas nos EUA – e ainda temos 800 vagas em aberto. Produzimos a tecnologia mais complexa do planeta e precisamos ter acesso aos melhores talentos do mercado. Estamos desenvolvendo currículos STEM que ajudem a atender a demanda do mercado e a tornar a capacitação da próxima geração mais acessível. Recentemente, firmamos uma parceria com o Maricopa County Community College District do Arizona para lançar o primeiro programa de formação em inteligência artificial dos EUA.

À medida que trabalhamos na construção de um banco de colaboradores estadunidenses cada vez mais capacitados, as universidades e empresas dos EUA oferecem oportunidades para pessoas inteligentes e trabalhadoras do mundo todo. Esse favor é retribuído inúmeras vezes com as contribuições desses indivíduos ao país e à nossa liderança tecnológica. Há várias décadas os EUA abrem suas portas para talentos do mundo todo. Devemos seguir apoiando os programas de imigração que são importantes tanto para a Intel quanto para outras empresas de tecnologia que operam nos país.

Na Intel, acreditamos que a força de trabalho atual e futura precisa refletir a forma como nossa nação foi constituída. Também compartilhamos do seu compromisso em priorizar ações de equidade racial. Temos metas ambiciosas para a Intel da próxima década, que incluem dobrar o número de mulheres e pessoas de grupos minoritários em cargos de liderança na companhia. Além disso, estamos colaborando com a indústria na criação e implantação de um Índice Global de Inclusão capaz de medir o progresso no número de mulheres e grupos minoritários em cargos de liderança e técnicos, acessibilidade tecnológica e igualdade de remuneração.

Ao longo dos últimos 52 anos a Intel vem trabalhando lado-a-lado com administrações presidenciais em políticas que ajudam os EUA a liderar o mundo da inovação tecnológica. Espero que possamos trabalhar juntos na nossa missão compartilhada de enfrentar os vários desafios que assolam nossa nação enquanto nos preparamos para um futuro equitativo e próspero.

Atenciosamente,

Bob Swan

CEO, Intel Corporation

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.