Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

Afrofuturismo: Intel e PrograMaria realizam segunda edição do PrograMaria Encontros

Encontro, marcado para o dia 30 de setembro, terá como objetivo refletir sobre a construção da tecnologia por pessoas negras. A 2ª edição do evento já está com as inscrições abertas e contará com a participação das especialistas e pesquisadoras Nina da Hora, Andreza Rocha, Fernanda Monteiro e Zaika dos Santos

A Intel e a PrograMaria, organização que tem a missão de trazer mais diversidade de gênero para   tecnologia, dão continuidade a parceria e realizam este mês a 2ª edição do PrograMaria Encontros. O evento faz parte de uma série de atividades e ações do programa: #MaisDiversidadeNaTecnologia para levar mais diversidade e inclusão para o mercado de trabalho e trazer mais mulheres negras e pessoas trans para a área de tecnologia. O PrograMaria Encontros acontece no dia 30 de setembro, a partir das 19h, com inscrições gratuitas através do site: https://bit.ly/encontros-intel

O evento contará com a participação de Taís Oliveira, analista de Inteligência de Negócios e pesquisadora membro do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros (NEAB/UFABC), como mediadora, além das painelistas Nina da Hora, pesquisadora no Cyberbrics do CTS/FGV e Membro do Conselho Consultivo de Segurança do Tik Tok Brasil; Andreza Rocha, Fundadora e Diretora Executiva Afroya Tech Hub; Fernanda Monteiro, Pesquisadora de Infraestruturas Alternativas – Rede Transfeminista de Cuidados Digitais; Zaika dos Santos, Multiartista, Pesquisadora e Cientista do Afrofuturismo, African Futurismo e Afropresentismo, e fundadora da Afrofuturismo: Arte e STEM.

“Tem sido um processo bem interessante pensar e conhecer tecnologias sem colocar o Vale do Silício como a origem ou o ponto de partida. Com isso, vejo a relação como o Afrofuturismo no sentido de colocar pensamento afro diaspórico como parte das construções tecnológicas possibilitando a real inclusão”, afirma a convidada do evento, pesquisadora e colunista, Nina da Hora.

#MaisDiversidadeNaTecnologia: 550 bolsas de estudos
O PrograMaria Encontros faz parte da iniciativa #MaisDiversidadeNaTecnologia, iniciado em abril desse ano, que conta com palestras educativas sobre transição de carreira, painéis de diversidade, sessões de mentoria semestrais com líderes da Intel, entre outras atividades.

Ao longo de 2021 a #MaisDiversidadeNaTecnologia, tem ajudado a capacitar e trazer mais pessoas trans, especialmente negras, para a área de tecnologia disponibilizando 550 bolsas integrais e exclusivas – destinadas para pessoas trans e travestis que queiram aprender os primeiros passos do universo da programação. “São ações como esta que reforçam que o maior problema de educação e acesso na área de tecnologia está na falta de oportunidade e não na falta de interesse. Tivemos uma procura muito grande de inscrições, 52% maior que o previsto. Por isso, juntamente com a Intel, estamos ampliando o número de bolsas que inicialmente eram de 400 para 550 bolsas”, comemora Iana Chan, fundadora da PrograMaria.

A parceria entre Intel e a PrograMaria existe desde 2016 com o foco de empoderar mulheres na tecnologia e já impactou mais de 4500 mulheres ao longo desses anos. Em 2021, o projeto quer expandir ainda mais o escopo e dar a atenção necessária para a interseccionalidade da pauta, focando em grupos minorizados na área de tecnologia e no mercado de trabalho como um todo. “É um prazer podermos trabalhar mais um ano essa parceria com a PrograMaria, ir a fundo no tema de D&I e debater a inclusão de grupos ainda mais desfavorecidos no mercado de trabalho” afirma Gisselle Ruiz Lanza, Diretora Geral da Intel Brasil.

 

Detalhes do evento: PrograMaria Encontros Afrofuturismo
Quando: 30 de setembro de 2021, das 19h às 21h
Onde: Evento online via Youtube no canal oficial da PrograMaria: https://www.youtube.com/c/PrograMaria

Link para inscrição no evento: https://bit.ly/encontros-intel
Link para inscrição na Turma 13 do Curso EuProgrAmo:  https://www.programaria.org/curso-online-euprogramo/

 

O processo de bolsas está aberto até dia 29/09.

Link para saber mais sobre a iniciativa #MaisDiversidadeNaTecnologia com Intel: https://www.programaria.org/maisdiversidade-intel/

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.