Transformação da rede baseada na nuvem do centro à ponta acelera revolução 5G

2019mwc rivera 2x1

Intel inova e cresce no mercado com novos produtos e parcerias divulgados no Mobile World Conference 2019

 

Sandra RiveraPor Sandra Rivera

Dados estão em um momento de oportunidade única, já que até 2035 se espera que o mercado 5G movimente 10 trilhões de dólares. O grande volume de dados gerados e manuseados todos os dias está transformando as redes de comunicação, revolucionando setores e inspirando um ecossistema global, no qual empresas de tecnologia podem aproveitar essa oportunidade de mercado aparentemente ilimitada. Parte evolução, parte revolução, o 5G está acelerando nosso progresso e investimentos coletivos para tornar real essa oportunidade.

 

O 5G representa a verdadeira convergência entre computação e comunicação. Com velocidades e largura de banda maiores e acesso melhor, o 5G é a próxima evolução da tecnologia sem fio e proporcionará uma melhor experiência ao usuário em dispositivos já existentes. Além disso, o 5G irá proporcionar inovação disruptiva na infraestrutura de rede e em diferentes tipos de equipamentos inteligentes e conectados. No momento estamos trabalhando lado a lado e de forma muito integrada com nossos parceiros, alavancando as arquiteturas de nuvem para transformar a rede e construir o que chamamos de vantagem inteligente – aproximando computação, processamento de mídia, inteligência artificial e analytics dos dispositivos finais. Esta transformação traz oportunidades revolucionárias e até então inéditas para operadores de rede e prestadores de serviços que desejam entregar mais valor de suas redes com uma categoria totalmente nova de serviços para consumidores e empresas.

 

Durante o Mobile World Congress 2019 vamos anunciar parcerias e produtos inovadores feitos sob medida para computação, processamento e aceleração na borda da rede. Nosso primeiro anúncio traz novidades sobre a experiência dos nossos clientes com a adoção do nosso produto de acesso sem fio 10nm system-on-chip anunciado há pouco tempo. Conhecido pelo codinome Snow Ridge, a chegada ao mercado está prevista para o final de 2019.

 

Hoje, estou feliz em compartilhar que a Ericsson* está adotando o silício Snow Ridge de última geração da Intel para incrementar ainda mais suas linhas de produtos de estação-base 5G. Com o objetivo de entregar soluções 5G únicas, a Ericsson está usando o Snow Ridge em conjunto com seu silício personalizado para disponibilizar as soluções RAN Compute* líderes de mercado. Estamos contando os dias para conhecer outras novidades da Ericsson e de outros clientes com quem trabalhamos na entrega de soluções.

 

Novas oportunidades mais próximas do ponto de criação e consumo de dados são oferecidas na borda da rede. Nosso recém-anunciado conjunto de ferramentas Software de Serviços de Borda de Rede Aberta (OpenNESS) foi desenvolvido para promover a colaboração aberta e inovação de aplicativos na borda da rede e da empresa. Trata-se de um software de código aberto referência disponibilizado por nós para que o ecossistema crie e implante novos aplicativos e serviços de borda. Ele simplifica a complexidade da rede para desenvolvedores e possibilita a integração segura de serviços de borda. Com o OpenNESS, os desenvolvedores de nuvem e Internet das Coisas (IoT) terão facilidade para se engajarem em um ecossistema mundial de hardware, software e integradores de soluções para desenvolver novos casos e serviços de uso de borda e 5G.

 

Outro case é a nossa colaboração com a Rakuten* na sua busca por oferecer a primeira rede móvel totalmente baseada na nuvem e virtualizada. A Rakuten escolheu a arquitetura Intel para ajudar a fornecer essa abordagem revolucionária e acelerar a inovação e a capacidade da rede sem fio. Uma plataforma de rede programável e de alto desempenho suporta sua estratégia de diversificação e expansão de negócios. Em breve teremos mais informações sobre esse projeto em prol de uma infraestrutura unificada de nuvem nativa que pode ser dimensionada para atender às demandas de praticamente qualquer carga de trabalho.

 

Nossos modens também têm papel central no desenvolvimento do 5G. Outra colaboração de peso na área de tecnologia front-end de radiofrequência (RF) é o nosso trabalho com a Skyworks*, que tem como objetivo lançar uma solução de front-end de RF otimizada para nossos modems 5G Intel® XMM™ 8160. Também estamos compartilhando novidades sobre provedores gateway líderes de mercado que estão adotando nossos modems Intel XMM 7560 e planejam investir nos novos modems 5G Intel XMM 8160 no início de 2020.

 

Na Intel, nos concentramos incansavelmente em ajudar nossos clientes e a indústria a terem sucesso nas áreas de maior crescimento. A Intel está fornecendo uma infraestrutura centrada em dados que movimenta os dados com mais rapidez, armazena mais dados e processa qualquer carga de trabalho na nuvem toda, do núcleo à ponta e ao dispositivo para estimular a inovação no caminho rumo ao 5G. Entregamos produtos líderes de desempenho que suportam um amplo ecossistema Intel® que abrange todo o mercado centrado em dados, acelerando o ritmo da inovação e fornecendo novos serviços e recursos para a indústria.

 

A revolução 5G chegou para ficar – e estamos caminhando rumo ao futuro lado a lado com nossos clientes e parceiros.

 

Sandra Rivera é vice-presidente sênior e gerente geral do grupo de negócios Network Platforms Group da Intel Corporation.

Sobre a Intel:

A Intel (NASDAQ: INTC), líder na indústria de semicondutores, está construindo o futuro orientado ao uso de dados pela computação e telecomunicações como base das inovações. O vasto conhecimento em engenharia da Intel ajuda as empresas a enfrentarem os maiores desafios do mundo, além de proteger, alimentar e interligar bilhões de dispositivos e infraestrutura de um mundo inteligente e integrado - da nuvem à rede, do começo ao fim, conectando tudo que há no meio.
Para mais informações sobre a Intel, acesse:
newsroom.intel.com e intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

*Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.