TIM Brasil expande capacidade de nuvem na borda com a potência dos servidores Nokia AirFrame e novos processadores Intel

 

  • TIM é a primeira operadora na América Latina a adotar a tecnologia Nokia AirFrame com processadores escaláveis Intel® Xeon® de segunda geração para seus servidores de data center.
  • Implantação consiste em 1000 servidores AirFrame de última geração, expandindo o conceito de data center na borda e virtualizando funções de rede para oferecer experiências ainda melhores ao cliente.
  • Infraestrutura também prepara o caminho para o lançamento de serviços 5G como parte da jornada de digitalização e nuvem da TIM.

1º de agosto de 2019

Espoo, Finlândia – A TIM Brasil escolheu os servidores Nokia AirFrame habilitados com os novos processadores escaláveis Intel® Xeon® de segunda geração para virtualizar seus data centers até o final de 2021. A TIM é a primeira operadora na América Latina a adotar a tecnologia AirFrame para seus servidores de data center a fim de melhorar a capacidade de seus servidores e oferecer melhor qualidade em serviços, acesso à Internet e consumo de vídeo a seus usuários em todo o Brasil.

O acordo representa um passo importante na jornada de nuvem e digitalização da TIM Brasil que conta com o apoio da Nokia na criação de serviços avançados para seus clientes. A implantação conta com 1000 servidores AirFrame de última geração que virtualizam funções de rede para garantir experiências ainda melhores ao cliente. Juntamente com a criação de data centers de ponta, o contrato com a Nokia também sinaliza um progresso importante para a TIM Brasil em sua jornada rumo ao 5G, um passo fundamental para quem está migrando suas atividades de rede para um núcleo de nuvem.

A segunda geração de processadores escaláveis Intel® Xeon® foi lançada no início de abril de 2019 e o acordo marca o primeiro uso da nova geração de processadores na América Latina. Durante a MWC 2019, Nokia e Intel fizeram uma demonstração de VR gaming usando uma rede 5G para destacar as capacidades disponíveis aos seus clientes por meio dessa parceria tecnológica.

Para Leandro Monteiro, diretor de vendas da Nokia no Brasil: “Essa solução única da Nokia, desenvolvida para suportar com precisão a evolução rumo ao 5G, dará à TIM Brasil uma vantagem competitiva contínua à medida que a empresa migra suas redes centrais para a nuvem. A Nokia está orgulhosa de sua parceria com a TIM à medida que investe em tecnologias nativas em nuvem para manter sua posição como uma das redes mais eficientes da América Latina.”

Segundo Leonardo Capdeville, CTIO da TIM: “A virtualização é importante para melhorar a experiência dos usuários na nossa rede, que irá oferecer ainda mais velocidade e estabilidade no uso de dados. Com a virtualização de seu núcleo, a TIM lidera com um projeto piloto de 5G na rede. Esse processo também nos permite fortalecer a proteção de dados dos nossos clientes.”

Já Lisa Spelman, vice-presidente e diretora geral para Intel® Xeon® Processors e Data Center Marketing:  “Hoje, as redes de comunicação 5G estão sendo construídas com uma abordagem centrada em dados e habilitada na rede, usando as plataformas de arquitetura de alto desempenho da Intel como base. Os servidores Nokia AirFrame com processadores escaláveis Intel® Xeon® de segunda geração dão à TIM Brasil a oportunidade de entregar serviços digitais avançados e experiências incríveis a seus clientes de todo o Brasil.”

Mais informações:

Sobre a TIM

A TIM segue com sua missão de conectar e cuidar de cada um e para que todos possam fazer mais.  Para isso, atua focada nos pilares estratégicos de oferta, infraestrutura, eficiência e experiência do cliente, com base em uma cultura interna de accountability e na mudança de processos e plataformas que permitam a transformação digital. A assinatura da marca – “A evolução não para” – reforça o compromisso da companhia com seu Plano de Investimentos e o objetivo de se tornar a melhor operadora de telecomunicações do Brasil.

A empresa é, desde 2015, líder em cobertura 4G no País e referência como player de ultra banda larga móvel e fixa.  É a única empresa do setor de telecomunicações a integrar o Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de ser a operadora há mais tempo consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).  Para mais informações, por favor acesse www.tim.com.br.

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) lidera a indústria de semicondutores e está moldando o futuro centrado em dados com tecnologias computacionais e de comunicação que são a base das inovações do mundo. O vasto conhecimento em engenharia da empresa está ajudando a enfrentar os maiores desafios do mundo, além de ajudar a proteger, alimentar e conectar bilhões de dispositivos e a infraestrutura do mundo conectado e inteligente – da nuvem à rede até a borda e tudo mais. Para mais informações sobre a Intel, acesse newsroom.intel.com e intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países. *Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.

Sobre a Nokia

Nós criamos a tecnologia que conecta o mundo. Nós desenvolvemos e entregamos o único portfólio de ponta a ponta do setor de equipamentos de rede, software, serviços e licenciamento disponível globalmente. Nossos clientes incluem provedores de serviços de comunicações cujas redes combinadas suportam 6,1 bilhões de assinaturas, além de empresas dos setores público e privado que usam nosso portfólio de rede para aumentar a produtividade e tornar as vidas mais ricas.

Com o apoio de nossas equipes de pesquisa, incluindo o renomado Nokia Bell Labs, lideramos a jornada global pela adoção das redes 5G de ponta a ponta: mais rápidas, mais seguras e capazes de revolucionar vidas, economias e sociedades. A Nokia segue os mais altos padrões éticos de negócios à medica que cria tecnologia com propósito social, qualidade e integridade. www.nokia.com

 

Sobre a Intel:

A Intel (NASDAQ: INTC), líder na indústria de semicondutores, está construindo o futuro orientado ao uso de dados pela computação e telecomunicações como base das inovações. O vasto conhecimento em engenharia da Intel ajuda as empresas a enfrentarem os maiores desafios do mundo, além de proteger, alimentar e interligar bilhões de dispositivos e infraestrutura de um mundo inteligente e integrado - da nuvem à rede, do começo ao fim, conectando tudo que há no meio.
Para mais informações sobre a Intel, acesse:
newsroom.intel.com e intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

*Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.