Tecnologia Intel será responsável por rede revolucionária e totalmente virtualizada

Baseado na nuvem da Rakuten, o projeto de rede conta com um sistema inovador de arquitetura 5G

5g city 2x1

 

A Intel acaba de anunciar que irá fornecer tecnologia de ponta para habilitar a nova rede baseada na nuvem da Rakuten*, empresa japonesa líder na prestação de serviços de internet. O projeto prevê virtualização total, da rede de acesso via rádio (RAN) até a base, e contará com um sistema inovador de arquitetura 5G desde o lançamento. Trata-se de um marco, já que será automatizada de ponta-a-ponta, tanto para rede quanto para serviços. O projeto ainda está em construção e irá atender a milhões de assinantes no Japão.

 “A Rakuten, líder em e-commerce e mercados fintech acaba de construir uma rede móvel do zero, executada por processadores escalonáveis Intel® Xeon® e Intel® FPGAs para aceleração”, afirma Sandra Rivera, vice-presidente sênior da Intel Network Platforms Group. “A rede baseada na nuvem e automatizada de ponta-aponta tem uma abordagem inovadora, permitindo à Rakuten escalonar serviços móveis rapidamente em uma rede ágil e definida por software”, finaliza a executiva.

Porque é importante: o projeto usa processadores Intel® Xeon® e aceleradores baseados em Intel® FPGA, oferecendo maior agilidade e flexibilidade à Rakuten, além da habilidade de escalonamento fora do Japão e a oferta de serviços a um preço mais competitivo aos seus consumidores. Com lançamento previsto para outubro, os serviços irão alavancar uma arquitetura inovadora que irá revolucionar o setor de telecom no Japão, bem como o resto do mundo.

O que já foi testado: No último dia 3 de fevereiro, no subúrbio de Tóquio, foram realizados testes iniciais de ponta-a-ponta dessa nova rede totalmente virtualizada. Os dados da rede foram usados para conduzir chamadas bem sucedidas de voz e de vídeo pelo Viber, plataforma móvel de troca de mensagens da Rakuten. Uma revisão de dados e métricas de desempenho da fase de testes irá garantir um lançamento consistente da rede.

“A Intel alimenta a base da nossa rede – os processadores Intel® Xeon® de alto desempenho estão presentes em todos nossos data centers, rede central e rede de acesso via rádio.  Acreditamos que com essa rede totalmente virtualizada conseguiremos deixar para trás a dependência de hardware dedicado e de infraestrutura legada”, afirma Tareq Amin, CTO da Rakuten Mobile Network. “O consumidor também ganha. Vamos alcançar uma nova eficiência operacional em ambiente de nuvem e a economia de custos será repassada também aos clientes”, continua.

Como funciona: a rede da Rakuten usa uma rede de acesso via rádio executado por servidores ativados com processadores Intel® Xeon® da Quanta*, tecnologia de suporte para acesso via rádio Altiostar* e software de core de rede Cisco*, resultando numa rede totalmente virtualizada, desde o RAN até a base.

A Rakuten também está adotando computação multi-acesso (MEC) de última geração da Intel para estender sua rede, colocando os servidores mais próximos da borda da rede. Isso se traduz em velocidades mais altas e praticamente nenhuma latência em aplicações e conteúdos rich media. A Rakuten espera entregar ainda mais serviços novos de comunicações e alta densidade de dados por meio de sua nova rede, que irá ajudar usuários existentes das áreas de e-commerce, fintech, conteúdo digital e comunicação.

Sobre a Intel:

A Intel (NASDAQ: INTC), líder na indústria de semicondutores, está construindo o futuro orientado ao uso de dados pela computação e telecomunicações como base das inovações. O vasto conhecimento em engenharia da Intel ajuda as empresas a enfrentarem os maiores desafios do mundo, além de proteger, alimentar e interligar bilhões de dispositivos e infraestrutura de um mundo inteligente e integrado - da nuvem à rede, do começo ao fim, conectando tudo que há no meio.
Para mais informações sobre a Intel, acesse:
newsroom.intel.com e intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

*Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.