Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

O que há por trás da aquisição da Moovit

Seguimos rumo à revolução da mobilidade – salvando vidas e reduzindo congestionamentos

Por Amnon Shashua

Estamos muito felizes com a chegada da Moovit à família Intel. A Moovit é dona do aplicativo de trânsito mais conhecido do mundo e que agrega dados de múltiplos parceiros de trânsito e clientes. Com mais de 800 milhões de usuários no mundo todo, a Moovit coleta diariamente mais de 6 bilhões de pontos de dados sobre fluxo de tráfego e a demanda de usuários espalhados por mais de 3100 cidades em 102 países, além de atender mais de 7500 operadores de transporte público. É um feito e tanto, e não é para qualquer um. A pergunta óbvia é: “Por que a Intel?” Aqui é onde a Mobileye, empresa do grupo Intel, entra para completar o quebra-cabeça.

A Mobileye é o braço da Intel voltado ao futuro do transporte, que depende, e muito, da computação. Estamos empenhados em projetar os mais avançados e eficientes algoritmos de silício de ponta, envolvendo inteligência artificial para a interpretação de dados sensoriais de câmeras, radares e sistemas LIDAR, além de algoritmos para a tomada de decisão de carros autônomos, todos baseados em modelos de segurança inéditos. Enquanto isso, estamos engajados em salvar vidas por meio da nossa posição de liderança em sistemas de assistência ao condutor com aproximadamente 60 milhões de carros equipados com nosso silício e algoritmos para prevenção e mitigação de acidentes todos os dias.

No futuro, toda essa tecnologia estará integrada ao nosso negócio de Mobility-as-a-Service (MaaS) – uma oportunidade avaliada em 160 bilhões de dólares em 2030. Para 2022, temos contratos e parcerias firmados no mundo todo para o lançamento de várias manifestações de MaaS.

Dedicamos esforços significativos para estudar a natureza do negócio: a formação da cadeia de valor, os pontos sensíveis da sociedade e da economia dos sistemas de mobilidade urbana e o caminho para incorporar recursos autônomos na rede de transporte urbano existente.

Desenvolvemos uma estratégia XaaS multimodal para que a Intel, por meio da Mobileye, e agora da Moovit, possa criar uma proposta de valor a partir de cada camada da pilha de soluções, abrangendo todos os níveis da direção autônoma, incluindo os serviços de robotáxi. A estratégia tem muitas nuances e se diferencia da de todas as outras empresas do mercado.

O primeiro ativo crítico é a Inteligência Móvel, baseada em informações de demanda e oferta em tempo real orientadas por dados, permitindo que a tecnologia autônoma seja introduzida pontualmente por meio de vários modelos de serviços, como origem até o destino, primeira/última milha e ônibus de rota dinâmica.

O segundo ativo crítico é a expertise operacional do operador. Trata-se de um ativo importante que precisa ser impulsionado por meio de modelos colaborativos. Dois desses modelos são o Vehicle-as-a-Service (VaaS) e o Ride-as-a-Service (RaaS). O RaaS permite que um operador de serviço existente “convoque” uma solução de mobilidade automatizada para atender a uma demanda pendente sob seu guarda-chuva de serviço. O VaaS, por outro lado, é um modelo ainda mais integrado, que oferece uma frota dedicada de veículos / ônibus autônomos a serem adquiridos e assimilados pela base e pelo centro de controle do operador de transporte público em conjunto com o software Mobility Intelligence, que garante o uso eficiente desse capital.

Com a aquisição da Moovit, adicionamos outra peça crítica para nossa pilha de mobilidade e devemos nos tornar um provedor completo em menos tempo. Além do valor óbvio dos dados e da base de usuários da Moovit, a empresa possui ativos subjacentes, recursos e rede de parceiros que nos permitirão oferecer serviços de mobilidade autônoma acessíveis e otimizados por demanda em praticamente qualquer lugar do mundo.

A Moovit continuará atuando como subsidiária independente da Mobileye. Depois de se juntar à Intel, a Mobileye passou a olhar além da visão computacional e do futuro sem motorista. Queremos fazer o mesmo com a Moovit, para que a empresa possa sonhar maior e alçar voos mais altos para que juntos possamos impactar o futuro do transporte.

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.