Novo Intel Xeon D-2100 aumenta a inteligência e as possibilidades para nuvem, redes e provedores de serviços

A Intel apresenta o Xeon® D-2100, processador System-on-Chip (SoC) desenvolvido para atender às aplicações de rede ou data centers que possuem restrições de espaço e de energia.

O novo chip traz a inovação da plataforma escalável para data centers Intel Xeon para as extremidades das redes e camadas Web, pontos em que os operadores de rede e prestadores de serviços de nuvem enfrentam a demanda contínua por maior desempenho e capacidade. “Para explorar as oportunidades oferecidas pelo 5G, nuvem e redes, e atender à constante necessidade de mais velocidade em dispositivos móveis por parte dos consumidores, os provedores de serviços precisam otimizar suas infraestruturas”, afirma Sandra Rivera, vice-presidente sênior e gerente geral do Grupo de Plataformas de Rede da Intel. “O processador Intel Xeon D-2100 permite que essas empresas contem com o máximo de inteligência computacional nas bordas e nas camadas Web, consumindo o mínimo de energia.”

Os processadores Intel Xeon D-2100 proporcionam níveis mais altos de desempenho e segurança reforçada por hardware para as redes, suportando um maior volume de carga de trabalho e maior poder computacional, além dos recursos de análise e proteção de dados. Eles ajudarão prestadores de serviços de comunicação a oferecer Multi-Access Edge Computing (MEC), uma solução que permite às aplicações de software explorar conteúdo local e informações em tempo real para reduzir o congestionamento das redes. Essa é a tecnologia que irá viabilizar inovações como carros autônomos, 5G, estádios inteligentes, soluções médicas e de varejo.

Os novos processadores também permitirão que esses prestadores ofereçam serviços de rede otimizados de maior capacidade com desempenho elevado e baixo consumo de energia em equipamentos virtuais nas instalações dos clientes (Virtual Customer Premise Equipments – vCPE), como VPNs e serviços de criptografia.

A plataforma Intel Xeon D-2100 comporta até 18 núcleos do processador Intel Xeon da geração “Skylake-server” e a tecnologia Intel® QuickAssist com até 100 Gbps de aceleração integrada para criptografia e descriptografia de dados. Como nível extra de segurança, será compatível com futuras atualizações de sistema criadas para proteger os clientes contra as falhas de segurança Spectre e Meltdown.

O lançamento também é indicado para outros casos de uso com restrições de espaço e energia, incluindo:

Armazenamento: O processador Intel Xeon D-2100 é uma ótima opção para melhorar cargas de trabalho na nuvem em termos de densidade e baixo nível de hiperescala, tais como serviços Web dinâmicos, cache de memória, hospedagem dedicada e warm storage.

Redes para transmissão de conteúdo (Content Delivery Networks – CDNs): O processador pode oferecer níveis altos de desempenho na entrega de conteúdo nas bordas das redes, o que é fundamental para manter a latência baixa durante streaming de mídia e para aqueles que trabalham com mídia e arquivos enormes.

Redes corporativas: O processador Intel Xeon D-2100 também pode ser destinado a armazenamento SAN e NAS corporativo, roteadores de médio porte, equipamentos de rede, dispositivos de segurança, estações rádio base sem fio e usos de IoT de média capacidade, entre outros exemplos.

Os usuários do novo processador Intel Xeon D-2100 serão beneficiados pelo amplo e exclusivo conjunto de ofertas de produtos de hardware e software da Intel otimizado para carga de trabalho – e um ecossistema global incomparável.

Sobre a Intel:

A Intel (NASDAQ: INTC), líder na indústria de semicondutores, está construindo o futuro orientado ao uso de dados pela computação e telecomunicações como base das inovações. O vasto conhecimento em engenharia da Intel ajuda as empresas a enfrentarem os maiores desafios do mundo, além de proteger, alimentar e interligar bilhões de dispositivos e infraestrutura de um mundo inteligente e integrado - da nuvem à rede, do começo ao fim, conectando tudo que há no meio.
Para mais informações sobre a Intel, acesse:
newsroom.intel.com e intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

*Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.