Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

Nova Plataforma Intel® Atom™ de Baixo Consumo de Energia Prepara a Intel para a Entrada no Segmento de Smartphones e Tablets

Notícias em Destaque:

  • Baseados na tecnologia líder e na capacidade de manufatura em silício da Intel, os chips consomem 50x menos energia em modo de espera, ao mesmo tempo em trazem mais desempenho e menor tamanho¹.
  • A plataforma leva a experiência completa do PC, como acesso rápido à Internet, vídeos full HD 1080p, gráficos 3-D, videoconferência multiponto e capacidades de voz para os dispositivos de bolso.
  • O novo processador Intel® Atom™ Z6xx baseado no novo processo de 45nm² de baixo consumo da Intel possui 140 milhões de transistores em um system-on-chip (SoC). A plataforma também conta com um Controller Hub (MP20) e um Mixed Signal IC dedicado.
  • A plataforma altamente integrada oferece compatibilidade com inúmeros sistemas operacionais e segmentos de mercado, incluindo smartphones, tablets e dispositivos portáteis de primeira linha.

São Paulo, 4 de maio de 2010 – Beneficiando-se da experiência no design de arquiteturas e transistores de baixo consumo da empresa, além de um processo de manufatura diferenciado, a Intel Corporation lançou hoje a sua mais nova plataforma baseada no processador Intel® Atom™ (anteriormente conhecida pelo codinome “Moorestown”).

Esta nova tecnologia oferece consumo de energia significativamente menor e posiciona a empresa em posição de destaque em inúmeros segmentos de dispositivos computacionais, incluindo smartphones, tablets e outros produtos portáteis de tamanho reduzido e alto desempenho. O chip traz as características clássicas dos produtos Intel® –desempenho otimizado para rodar um considerável e crescente número de aplicativos para a Internet e mídias de alta qualidade, opções de software e a habilidade de trabalhar facilmente em multitarefa – rodando inúmeros aplicativos, incluindo vídeo HD e videoconferência multiponto.

“A Intel lançou seu primeiro produto, que abre a porta para a arquitetura Intel® [IA, na sigla em inglês] para o mercado de smartphones”, declarou Anand Chandrasekher, vice-presidente sênior da Intel e gerente geral do Ultra Mobility Group. “Por meio da ‘Moorestown’ a Intel está ampliando os benefícios da IA, ao mesmo tempo em que reduz o consumo, o custo e o impacto ambiental, para melhor atender os segmentos de mercado de dispositivos portáteis. Como resultado de nossos esforços, o processador Intel Atom está ampliando as fronteiras do alto desempenho com consumo de energia significativamente menor para demonstrar novas possibilidades, com os dispositivos portáteis tornando-se pequenos e poderosos computadores portáteis”.

Arquitetada para baixo consumo e desempenho líder da indústria

A plataforma inclui a Família do processador Intel® Atom™ Z6xx (anteriormente conhecida pelo codinome “Lincroft” system-on-chip [SoC]), o Intel Platform Controller Hub MP20 (anteriormente “Langwell”) e um Mixed Signal IC (MSIC) dedicado, anteriormente “Briertown”.

A plataforma foi reparticionada para incluir o processador Intel Atom Z6xx, que combina o núcleo do processador Intel Atom de 45nm com gráficos 3-D, codificação e decodificação de vídeo, além de controladores para memória e display, em um único SoC. Ela também conta com o Platform Controller Hub MP20, que oferece suporte para inúmeras funções e blocos I/O. Além disso, um MSIC dedicado integra o fornecimento de energia, o carregamento da bateria e unifica inúmeros componentes analógicos e digitais.

Coletivamente, esses novos chips oferecem um consumo de energia significativamente menor, incluindo uma redução de 50x no consumo em modo inativo, 20x no consumo durante a execução de áudio, e reduções entre dos e três vezes na reprodução de vídeo e navegação na Internet – tudo no nível da plataforma e em comparação ao produto¹ da geração anterior da Intel. Essas economias de energia equivalem a mais de dez dias em standby, até dos dias de reprodução de áudio e quatro- cinco horas de navegação na Internet ou reprodução de vídeo com uma carga da bateria³. Quando aliadas a um desempenho entre 1,5 e 3 vezes melhor, gráficos entre dos e quatro vezes mais detalhados, desempenho com Java Script mais de 4x melhor, suporte para decodificação de vídeo Full HD 1080p e gravação de vídeo HD 720p, essas inovações de baixo consumo levam a experiência visual dos PCs para poderosos computadores portáteis4.

Aproveitando o estado C6 do design original do processador Intel Atom, o SoC incorpora novos estados de consumo ultra-baixo (S0i1 e S0i3), que permitem ao SoC chegar a 100 micro-watts5. No nível da plataforma, a Intel implementou uma nova estratégia de gerenciamento do consumo do Sistema Operacional que controla os estados de consumo inativo e ativo em todos os aspectos do sistema, com base nos cenários de uso. Este gerenciamento por software utiliza de estratégias agressivas de controle do clock e do consumo por todas as trilhas e ilhas de voltagem do sistema. Além disso, a Intel usou um novo processo high-K de 45nm² Información en inglés LP SoC para suporte a múltiplos designs de transistores com opções de I/Os de alta voltagem.

Essas capacidades de gestão do consumo, quando combinadas com a Tecnologia Intel® Burst Performance para alto desempenho sob demanda, e o Intel Bus Turbo Mode para alta largura de banda sob demanda, ajudam a oferecer a liderança da indústria em desempenho e eficiência no consumo de energia em inúmeros dispositivos portáteis.

“Depois que criamos a primeira geração do processador Intel Atom com uma redução de dez-vezes no consumo térmico, nos desafiamos a atingir uma redução de 50 vezes no consumo no nível da plataforma”, declarou Belli Kuttanna, arquiteto chefe do processador Intel Atom. “Estamos muito satisfeitos por termos superado essa meta e ao mesmo tempo melhorado o desempenho. Estamos orgulhosos dos arquitetos e designers que consistentemente reinventam as possibilidades da arquitetura Intel”.

Disponibilidade

A Família Intel® Atom™ processor Z6xx Series, o Intel Platform Controller Hub MP20 e o Mixed Signal IC dedicado já estão disponíveis.

A nova plataforma oferece suporte para inúmeras freqüências, com escalabilidade até 1,5 GHz para smartphones de primeira linha e até 1,9 GHz para tablets e outros designs de dispositivos portáteis. Os chips também oferecem suporte para Wi-Fi, 3G/HSPA e WiMAX, bem como inúmeros sistemas operacionais, incluindo Android*, Meego* Información en inglés e Moblin*. A Intel está reunindo uma grande variedade de aplicativos e suporte do ecossistema para essas plataformas a fim de habilitar uma experiência de usuário compatível com Internet e softwares, para desenvolvedores e consumidores. Para mais informações, visite www.intel.com/pressroom/kits/atom/z6xx/index.htm Información en inglés.

Sobre a campanha Intel Apaixonados pelo Futuro™

No Brasil, a campanha Apaixonados pelo Futuro™ reflete a visão da Intel de que tão importante quanto desenvolver a tecnologia em si é preparar o mercado e a sociedade para receber e aproveitar essa tecnologia. Por isso, a Intel está profundamente comprometida com todos os mercados onde opera. Desde sua chegada ao Brasil, há 22 anos, a Intel tem ajudado a preparar o país para o futuro – por meio de seu compromisso de levar ao mercado a liderança tecnológica, a inovação, e da contribuição contínua para a adoção da tecnologia, da melhoria na competitividade do mercado e da indústria local e da realização de fortes investimentos para o desenvolvimento do potencial humano por meio dos programas educacionais.

Sobre a Intel

A Intel [NASDAQ: INTC], líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em www.intel.com/portugues/pressroom/index.htm e blogs.intel.com/brasildigital/.

Acompanhe a Intel no Twitter*: www.twitter.com/intelbrasil

Intel, Intel Atom e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países.

* Outros nomes e marcas são propriedades de outros.

¹ Em comparação com a primeira geração da plataforma para o processador Intel® Atom™ (“Menlow”).

² Os produtos de 45nm da Intel® são fabricados com um processo livre de chumbo.

³ Presumindo uma bateria de 1500mAh.

4 Em comparação com os atuais smartphones líderes da indústria.

5 Dados da aferição da Intel da S0i3 usando uma plataforma beta para teste Intel Atom “Moorestown”.

Para mais informações sobre testes de desempenho e o desempenho dos produtos da Intel®, visite www.intel.com/performance/resources/limits.htm Información en inglés e http://www.intel.com/performance Información en inglés.

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.