Mostrando a força dos dados, Intel anuncia parceria com a BMW, Nissan, SAIC Motor, Volkswagen, Paramount Pictures e Ferrari North America durante a CES 2018

No keynote de abertura da CES 2018, o CEO da Intel, Brian Krzanich, destacou como os dados estão transformando o mundo e nos guiando para a próxima onda de tecnologia com os carros autônomos, a inteligência artificial (AI), a realidade virtual (VR) e outras formas de media imersiva.

Em um keynote repleto de vislumbres das tecnologias do futuro, Krzanich trouxe ao público uma variedade de inovações orientadas pelos dados. Quando o assunto foi condução autônoma, ele deu mais detalhes sobre a primeira frota de 100 carros desenvolvida pela Intel. Revelou que a BMW, a Nissan e a Volkswagen estão trabalhando  juntos da Mobileye, empresa do grupo Intel, para implantações reais no design de mapeamentos. Além disso, informou a troca de conhecimento e colaboração com a SAIC Motor e a NavInfo para expandir o desenvolvimento de mapas multidimensionados na China.

Sobre AI, Krzanich anunciou uma parceria com a Ferrari da América do Norte. As tecnologias de Inteligência Artificial da Intel serão aplicadas em todos os dados extraídos das pistas de corrida, buscando mais desempenho e novas experiências para os fãs e pilotos.

Em mídia imersiva, Krzanich apresentou o recém-criado Intel Studios e anunciou que a Paramount Pictures será o primeiro grande estúdio de Hollywood a explorar essa tecnologia em conjunto com a Intel. Será um passo fundamental em busca de novas formas de narrativas visuais para a próxima geração.

Press Kit: 2018 CES

“Os dados vão introduzir avanços sociais e econômicos que nós temos a chance de ver acontecer somente uma ou duas vezes por século”, disse Krzanich. “Atualmente, além de termos dados em todos os lugares, ele será a força criativa por trás de todas as inovações do futuro. Os dados vão redefinir nossas experiências de vidas – no trabalho, em nossas casas, durante viagens, e como vamos nos divertir com esportes e entretenimento”.

Construindo o futuro autônomo

Krzanich anunciou que dois milhões de veículos da BMW, da Nissan e da Volkswagen vão utilizar a tecnologia Mobileye Road Experience Management (REM) para construir e atualizar rapidamente mapas de alta definição escaláveis e de baixo custo ao longo deste ano. Tudo através de dados.

Para o mercado chinês, a parceria com a SAIC Motor, fabricante automotivo líder no país, e a NavInfo, empresa de mapeamento digital, dará a oportunidade da criação de carros com diferentes níveis de condução autônoma. De um nível de 1 a 5, sendo o quinto a possibilidade de dirigir-se sem interação humana qualquer na estrada.

Krzanich também revelou detalhes da nova plataforma de condução automatizada da empresa, que combina processadores Intel Atom® de categoria automotiva com chips Mobileye EyeQ5® para oferecer uma plataforma com escalabilidade e versatilidade líder de carro autônomos.

Priorizando os insights da Intel com AI e explorando a tecnologia do amanhã

Sobre inteligência artificial, Krzanich mostrou como as empresas estão usando a tecnologia da Intel para transformar seus negócios por meio da AI. A transmissão do Ferrari Challenge usará o poder dos processadores Intel Xeon® Scalable e a estrutura neonTM para aprendizagem profunda não só para transcodificar, identificar objetos e eventos, mas também transmitir a experiência para os espectadores on-line, extraindo os dados resultantes para maiores informações para pilotos e fãs.

Olhando para o futuro, Krzanich destacou a promissora pesquisa da Intel sobre a computação neuromórfica. Um novo tipo de arquitetura computacional que imita a maneira como os cérebros observam, aprendem e entendem. O chip de protótipo de pesquisa neuromórfico da Intel (“Loihi”) está em pleno funcionamento e será compartilhado com parceiros de pesquisa este ano.

O executivo também anunciou a próximo etapa nos esforços da Intel para desenvolver um sistema de computação quântica. A Intel enviou seu primeiro chip de teste de computação quântica de 49 bits (“Tangle Lake”) para o parceiro de pesquisa QuTech. A computação quântica é que existe de mais moderno quando o assunto é processamento em paralelo, e Krzanich observou que o chip tem o potencial de calcular a uma velocidade muito maior do que qualquer coisa já projetada antes.

Criando uma nova tendência para VR e Media Imersiva

Além de habilitar a AI e o futuro autônomo, Krzanich discutiu como os dados podem transformar outras experiências cotidianas, como entretenimento e mídia. O Intel Studios contará com a tecnologia Intel® True View – que criará novas formas de narração visual com e sem VR. Esse estúdio possui o maior cenário de vídeo volumétrico do mundo e uma ampla instalação de pós-produção que permitirá que as empresas criem experiências de mídia imersivas reais e inéditas. A Paramount Pictures é o primeiro grande estúdio de Hollywood a explorar esta tecnologia em conjunto com a Intel.

Nos esportes, o CEO anunciou que a Intel irá fornecer o maior evento de realidade virtual até a data dos Jogos Olímpicos de Inverno, em  PyeongChang, usando a tecnologia Intel® True VR. A Intel, juntamente com os responsáveis pela transmissão televisiva dos Jogos, irá capturar um recorde de 30 eventos olímpicos com conteúdo ao vivo e vídeo sob demanda. Isso marca a primeira transmissão de realidade virtual ao vivo nos Jogos Olímpicos de Inverno e estará disponível nos EUA através de um próximo aplicativo: NBC Sports VR. Krzanich também mostrou como a Intel está ajudando a trazer o futuro do 5G para os Jogos Olímpicos de Inverno para permitir outras novas experiências esportivas e de entretenimento realistas, imersivas e receptivas com VR e vídeo de 360º graus.

“Se você está impressionado com o que viu no CES neste semana, continue nos acompanhando”, disse Krzanich, no final da sua apresentação. “Nós ainda estamos descobrindo novos meios de ampliar o poder dos dados e da Inteligência Artificial. Essas descobertas vão impactar praticamente todos os setores de inovação, e a Intel está à frente dessa revolução, trazendo vida para as promessas de experiências via carros autônomos, AI, 5G e VR. Na Intel, nós não vemos só o mundo com a tecnologia como uma infinidade de possibilidades de tornar as nossas vidas mais fáceis, nós vemos o futuro com a tecnologia tornando o mundo um lugar melhor”.

Para obter mais detalhes e se manter-se atualizado sobre notícias adicionais, visite o stand Intel CES (# 10048) ou consulte o Kit de Imprensa Intel CES 2018.

 

Sobre a Intel:

A Intel (NASDAQ: INTC), líder na indústria de semicondutores, está construindo o futuro orientado ao uso de dados pela computação e telecomunicações como base das inovações. O vasto conhecimento em engenharia da Intel ajuda as empresas a enfrentarem os maiores desafios do mundo, além de proteger, alimentar e interligar bilhões de dispositivos e infraestrutura de um mundo inteligente e integrado - da nuvem à rede, do começo ao fim, conectando tudo que há no meio.
Para mais informações sobre a Intel, acesse:
newsroom.intel.com e intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

*Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.