Intel e Lenovo anunciam colaboração global para expansão de liderança em HPC e IA

Colaboração é fruto de parceria de longa data e irá acelerar ainda mais as inovações e descobertas científicas e de negócios

» Download das imagens (ZIP, 417 KB)

SANTA CLARA, Califórnia, 5 de agosto de 2019 — Intel e Lenovo acabam de anunciar uma colaboração plurianual focada nas oportunidades de rápido crescimento na convergência de computação de alto desempenho (HPC) e inteligência artificial (IA), acelerando as soluções para os problemas mais desafiadores do mundo de hoje. Com base na parceria de longa data das duas empresas no centro de dados, a colaboração global irá acelerar a convergência de HPC e IA criando soluções para organizações de diferentes tamanhos.

A Lenovo, principal fornecedora mundial de supercomputadores TOP500 irá aperfeiçoar o portfólio completo de soluções de hardware e software de HPC e IA da Intel. A iniciativa será a base para sua estratégia de mercado. Trabalhando lado a lado, as empresas pretendem acelerar a convergência de HPC e IA para acessar novos níveis de insights de consumidores. A combinação da plataforma da segunda geração escalável do processador Intel® Xeon® à tecnologia de resfriamento líquido Lenovo Neptune™ já trouxe resultados significativos de engenharia conjunta, frutos de uma combinação única de HPC IP das duas empresas. Atualmente, 173 dos supercomputadores TOP500 espalhados em 19 mercados do mundo, usam servidores Lenovo. Além disso, 17 dos 25 maiores centros de pesquisa universitários usam a infraestrutura da Lenovo.

“Nosso objetivo é acelerar ainda mais a inovação na era Exascale, oferecendo essas soluções constantemente a cientistas e empresas de todos os tamanhos para acelerar descobertas e resultados. Auxiliar pesquisadores na busca por soluções para os maiores desafios da humanidade é o que nos motiva”, explica Kirk Skaugen, vice-presidente executivo da Lenovo e presidente do Lenovo Data Center Group. “O sistema de resfriamento líquido Neptune™ da Lenovo, combinado à plataforma da segunda geração escalável do processador Intel® Xeon® ajuda os clientes a acessarem novos insights, além de entregar resultados inéditos em novos níveis de eficiência energética.”

“A Intel está totalmente focada em ajudar os clientes a acelerarem suas inovações e descobertas por meio da convergência entre IA e HPC”, afirma Navin Shenoy, vice-presidente executivo da Intel e diretor geral do Data Center Group. “Nossa colaboração de longa data com a Lenovo combina as melhores inovações de ambas as empresas para impulsionar ainda mais o progresso dos nossos clientes.”

Os planos de colaboração irão se concentrar em três áreas:

Sistemas e soluções: A colaboração reúne o melhor do portfólio da Lenovo, incluindo Lenovo TruScale Infrastructure™, e as tecnologias de ponta da Intel, incluindo a arquitetura de computação Intel® Xe, a tecnologia Intel® Optane™ DC, a estrutura de programação Intel® oneAPI®, além da geração atual e futura dos processadores escaláveis Intel® Xeon®, as únicas CPUs com aceleração de IA embutida Intel® Deep Learning Boost. A parceria será fundamental à medida que tecnologias HPC e IA revolucionárias são disponibilizadas a usuários de todos os tamanhos ou, como diz a Lenovo, “de Exascale a Everyscale™”.

Otimização de software para convergência com HPC e IA: desenvolvimento de ofertas de software mais inteligentes da Lenovo, incluindo a otimização da pilha de software LiCO HPC / AI da Lenovo para as tecnologias de última geração da Intel e o alinhamento com a estrutura de programação Intel oneAPI®. Além disso, a colaboração funcionará para ativar as estruturas avançadas de armazenamento DAOS e outras otimizações de software exascale, voltadas para ajudar os usuários de HPC e AI a executarem seus aplicativos com ainda mais facilidade.

Ativação de ecossistema: Além disso, Intel e Lenovo planejam parcerias para ajudar a criar o novo ecossistema para convergência de HPC e AI. Isso inclui a criação de “centros de excelência HPC e AI” em todo o mundo, apoiando pesquisas e centros universitários no desenvolvimento de soluções para alguns dos desafios mundiais mais urgentes, incluindo genômica, câncer, clima, exploração espacial e muito mais.

Intel, segunda geração de processadores escaláveis Intel® Xeon®, Intel® Xe, Intel® Optane™ DC, Intel® oneAPI®, processadores escaláveis Intel® Xeon®, Intel® Deep Learning Boost e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation nos Estados Unidos e em outros países.

 

 

Sobre a Intel:

A Intel (NASDAQ: INTC), líder na indústria de semicondutores, está construindo o futuro orientado ao uso de dados pela computação e telecomunicações como base das inovações. O vasto conhecimento em engenharia da Intel ajuda as empresas a enfrentarem os maiores desafios do mundo, além de proteger, alimentar e interligar bilhões de dispositivos e infraestrutura de um mundo inteligente e integrado - da nuvem à rede, do começo ao fim, conectando tudo que há no meio.
Para mais informações sobre a Intel, acesse:
newsroom.intel.com e intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

*Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.