Intel revela o Movidius Myriad X para impulsionar a inteligência artificial

A Intel apresenta sua nova unidade VPU (vision processing unit, na sigla em inglês) Movidius™ Myriad™ X, ampliando o portfólio de soluções de inteligência artificial (AI) para fornecer mais capacidades autônomas a uma vasta gama de categorias de produtos, incluindo drones, robótica, câmeras inteligentes e realidade virtual.

O Myriad X é o primeiro system-on-chip (SOC) do mundo fornecido com um mecanismo de computação neural dedicado para acelerar o Deep Learning. O mecanismo é um bloco de hardware em um chip projetado especificamente para rodar redes neurais profundas em alta velocidade e com baixo consumo sem comprometer a precisão, permitindo que os dispositivos vejam, entendam e respondam a seus ambientes em tempo real. Com esse lançamento, a arquitetura do Myriad X é capaz de 1 TOPS¹ de desempenho computacional em inferências na rede neural profunda.

“Visão computacional e Deep Learning estão quase se tornando requisitos padrão para bilhões de dispositivos que nos rodeiam todos os dias”, disse Remi El-Ouazzane, vice-presidente e gerente geral da Movidius e do Intel New Technology Group. “Habilitar dispositivos com inteligência visual semelhante à humana representa o próximo passo da computação. Com o Myriad X, estamos redefinindo o que significa uma VPU quando se trata de oferecer o máximo poder de computação visual e de AI, tudo dentro das restrições energéticas e térmicas únicas dos dispositivos modernos sem fios”.

Capaz de oferecer mais de 4 TOPS de desempenho total, seu pequeno formato e processamento on-board são ideais para soluções de dispositivos autônomos. Além do mecanismo de computação neural, o Myriad X combina de forma exclusiva imagens, processamento visual e inferência de Deep Learning em tempo real com:

  • Processadores vetoriais programáveis VLIW de 128 bits: Executa vários aplicativos de imagem e visão simultaneamente, com a flexibilidade de 16 processadores vetoriais otimizados para carga de trabalho de visão computacional.
  • Linhas MIPI configuráveis aumentadas: Conecta até 8 câmeras HD RGB diretamente ao Myriad X, com suas 16 linhas MIPI incluídas em seu rico conjunto de interfaces para suportar até 700 milhões de pixels por segundo de taxa de processamento de sinal de imagem.
  • Aceleradores de Visão Melhorados: Utiliza mais de 20 aceleradores de hardware para realizar tarefas como fluxo ótico e profundidade estéreo sem uma sobrecarga computacional adicional.
  • 25 MB de Memória Homogênea On-Chip: A arquitetura centralizada na memória on-chip permite até 450 GB por segundo de banda larga interna, minimizando a latência e reduzindo o consumo de energia ao minimizara transferência de dados fora do chip.

O Myriad X é a mais nova geração de uma linhagem de VPU Movidius™, que são projetadas para a inteligência visual e inferência. As VPUs Movidius atingem desempenho significativo com baixo consumo graças à fusão de três elementos arquitetônicos que fornecem um alto desempenho sustentado em recursos de Deep Learning e cargas de trabalho de computação visual: (1) uma série de processadores vetoriais VLIW programáveis com um conjunto de instruções ajustado para cargas de trabalho de visão computacional e Deep Learning; (2) uma coleção de aceleradores de hardware suportando processamento de sinal de imagem, visão computacional e inferências de Deep Learning; e (3) estrutura de memória inteligente comumente acessível que minimiza o movimento de dados no chip.

¹ Trilhão de operações por segundo (TOPS). Desempenho máximo baseado no pico da capacidade de pontos flutuantes computacionais do mecanismo de computação neural.

² Cálculo arquitetônico baseado no desempenho máximo de operações por segundo em todas as unidades computacionais.

Para mais detalhes sobre a Movidius, uma empresa da Intel, visite https://newsroom.intel.com/movidius.

Software and workloads used in performance tests may have been optimized for performance only on Intel microprocessors. Performance tests, such as SYSmark and MobileMark, are measured using specific computer systems, components, software, operations, and functions. Any change to any of those factors may cause the results to vary. You should consult other information and performance tests to assist you in fully evaluating your contemplated purchases, including the performance of that product when combined with other products.

Sobre a Intel
A Intel (NASDAQ: INTC) amplia os limites da tecnologia para possibilitar as experiências mais incríveis. Informações sobre a Intel podem ser encontradas em newsroom.intel.com e Intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

* Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.