Intel reescreve futuro do armazenamento e das memórias com a dupla Optane + QLC

 

optane nand plus 2x1
A Intel está redesenhando o mercado de memória e armazenamento e iniciando uma nova era de computação com a combinação das tecnologias Intel Optane e Intel QLC 3D NAND. (Crédito: Peter Belanger Photography)

A Intel propõe uma nova forma ao mercado de armazenamento e memórias e inicia uma nova era da computação ao combinar as exclusivas tecnologias Intel® Optane™ e Intel® QLC 3D NAND em soluções inéditas neste setor atualmente.

“Intel Optane e QLC 3D NAND garantem a arquitetos de sistemas computacionais e de armazenamento e também a desenvolvedores o poder de acessar dados essenciais onde e quando eles precisarem. As duas tecnologias reduzem a distância existente entre a busca e o recebimento dos dados necessários para realizarem suas tarefas.”, afirma Rob Crooke, vice-presidente sênior e gerente geral do Grupo de Soluções de Memórias Não Voláteis da Intel.

Por que é importante: A combinação das tecnologias Intel Optane e Intel QLC 3D NAND permite elevar a velocidade de acesso aos dados que são usados com maior frequência e explorar a tecnologia flash oferecida nos discos rígidos para armazenamento de grandes volumes de dados. O objetivo da companhia é eliminar os gargalos e fornecer as melhores soluções para que seja possível usufruir o valor proporcionado pelos dados.

A memória Optane já conquistou ótimos resultados em todo o mundo. Unidades SSD Intel Optane integradas aos servidores “bare metal” da IBM Cloud possibilitaram ganhos de desempenho de até 7,5 vezes, especialmente para aplicações com uso intensivo de gravação de dados. A Universidade de Pisa reduziu o tempo de varredura de ressonâncias magnéticas de 42 minutos para 4 minutos usando a tecnologia. Graças à Optane, também, a IFLYTEK, empresa chinesa de Tecnologia da Informação, pode hoje oferecer serviços mais rápidos de reconhecimento facial e de voz a seus clientes.

Os produtos QLC 3D NAND da Intel anunciados durante o Flash Memory Summit oferecerão novas soluções de armazenamento e memória: em testes iniciais do sistema usando a nova solução QLC PCIe Intel® SSD D5-P4320, a Tencent, gigante de internet da China, aumentou em 10 vezes o número de clientes atendidos por sistema.

Porque é diferente: O Intel® SSD 660p (para usuários finais) e o Intel® SSD D5-P4320 (para data centers) são os primeiros modelos QLC PCIe 3D NAND do mundo para esses segmentos e oferecem a maior densidade de área PCIe do mercado por um preço acessível. Com até 2TB de capacidade de armazenamento em uma unidade 660p e 8TB para P4320 (maiores capacidades estarão disponíveis no futuro), os SSDs QLC são capazes de substituir unidades de disco rígido. O fator de forma M.2 de 80 mm do 660p fornece o dobro da capacidade de um sistema de armazenamento baseado em TLC. Nos data centers, o P4320 permite armazenar mais, economizar mais e realizar mais do que soluções legadas.

Depois que as inovações da Intel para computadores pessoais, incluindo memórias e SSDs Optane, mudaram o cenário dos PCs, o foco da Intel agora é fazer o mesmo pelos data centers. Os desafios que as empresas enfrentam para gerenciar grandes volumes de dados exigem o alto desempenho da Intel Optane e a capacidade de armazenamento da Intel QLC 3D NAND trabalhando lado a lado para transformar este mercado.

Sobre a Intel
A Intel (NASDAQ: INTC) amplia os limites da tecnologia para possibilitar as experiências mais incríveis. Informações sobre a Intel podem ser encontradas em newsroom.intel.com e Intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

* Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.