Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

Intel promove cultura maker e lança maratona para estudantes

50 melhores ideias receberão um “Makerkit” contendo placa Intel Genuíno 101 e periféricos, que serão utilizados para transformar ideias inovadoras dos estudantes em protótipos funcionais

São Paulo, 18 de maio de 2016 – A Internet das coisas (IoT, Internet of Things em Inglês) revolucionará a forma como as pessoas se relacionarão entre si e com seus dispositivos. Até 2020, cinquenta bilhões de “coisas” deverão estar conectadas. É possível imaginar que, em um futuro próximo, carros autônomos se comunicarão com semáforos, haverá cidades e casas inteligentes e drones farão parte do cotidiano, por exemplo. Pensando nessa nova realidade, a Intel lança a “Maratona Maker Intel 2016”, uma competição que estimulará jovens estudantes, dos ensinos Fundamental II e Médio, a criarem projetos com foco em Internet das Coisas, usando arquitetura Intel®.

Os interessados deverão reunir-se em grupos de três a cinco pessoas para desenvolver projetos focados em inovação tecnológica, integrando e utilizando IoT, tendo como objetivo a solução de problemas sociais ou urbanos, sejam de comunidades ou até mesmo do mundo. As equipes deverão submeter suas ideias no site da competição www.intel.com.br/maratonamaker até o dia 30 de setembro de 2016. Cinquenta projetos serão selecionados para a próxima etapa da maratona e receberão um kit de desenvolvimento Genuino 101 – uma placa de circuitos para aprendizado e prototipagem rápida baseada no módulo de baixo consumo de energia Intel® Curie™.

“Queremos promover a cultura maker entre os jovens e fomentar a ideia de que a tecnologia pode ser aplicada para resolver problemas da comunidade. A Internet das Coisas e o desenvolvimento de novas tecnologias de fácil utilização, como os kits de desenvolvimento que serão distribuídos nesta iniciativa, abrem um enorme leque de possibilidades para os estudantes que desejam incentivar o seu lado inovador”, explica David González, diretor geral da Intel no Brasil”.

 

Seleção e critérios

Até o dia 07 de outubro, uma comissão formada por profissionais de Tecnologia e Inovação selecionará as cinquenta melhores ideias, escolhidas com base nos critérios: originalidade, criatividade e adequação ao tema; real possibilidade de desenvolvimento de um protótipo coerente com a inovação proposta; e a viabilidade de implementação e mercado.

As equipes escolhidas receberão um “Makerkit” contendo uma placa Genuíno 101, ideal para o desenvolvimento de projetos em ambientes de aprendizado, e itens periféricos, que serão utilizados para que as iniciativas se transforem em realidade. Os participantes receberão apoio de mentores, que ajudarão as equipes durante todo o período.

Três projetos que tiverem maior destaque, entre os cinquenta finalistas, serão eleitos como vencedores, sendo um do Ensino Fundamental II e dois do Ensino Médio. Os estudantes ganhadores da Innovation trip conhecerão as instalações da Intel, irão interagir com especialistas da empresa além de outras atividades.

A Intel anunciará as três equipes vencedoras até o dia 25 de novembro de 2016.

 

MakeDays

Antes da submissão das ideias, as equipes terão a oportunidade de participar dos “MakeDays”, eventos com duração de quatro horas, com oficinas para auxiliar os participantes na criação de ideias, desenvolvimento dos protótipos, execução e apresentação dos projetos. A Intel irá divulgar a agenda dos MakeDays, bem como toda a programação da maratona, no site www.intel.com.br/maratonamker

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.