Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

Intel nomeia Líder da Indústria de Tecnologia Pat Gelsinger como novo CEO

Destaques:

  • Bob Swan permanecerá no cargo de CEO até 15 de fevereiro.
  • A Intel espera ultrapassar sua orientação comunicada anteriormente para receita e lucro por ação (EPS) do quarto trimestre de 2020. Os resultados integrais para o quarto trimestre serão publicados em 21 de janeiro de 2021, conforme previsto.
  • A empresa tem feito fortes progressos em sua tecnologia de processo de 7nm e fornecerá uma atualização em sua teleconferência de resultados em 21 de janeiro.

SANTA CLARA, Califórnia, 13 de janeiro, 2021 – A Intel anunciou hoje que seu conselho de diretores nomeou Pat Gelsinger, líder da indústria de tecnologia com 40 anos de atuação, como seu novo CEO, a partir de 15 de fevereiro de 2021. Ao assumir o cargo, Gelsinger também fará parte do conselho de diretores da Intel. Ele será o sucessor de Bob Swan, que permanecerá como CEO até 15 de fevereiro.

Intel Pat Gelsinger
O conselho de diretores da Intel Corporation nomeou Pat Gelsinger como seu CEO. Ele deve assumir o cargo até o dia 15 de fevereiro de 2021.

O anúncio de hoje não tem relação com o desempenho financeiro de 2020 da Intel. A Intel espera que sua receita e EPS do quarto trimestre de 2020 excedam sua orientação anterior fornecida em 22 de outubro de 2020. Além disso, a empresa tem feito forte progresso em sua tecnologia de processo de 7nm e irá fornecer uma atualização quando divulgar seus resultados completos do quarto trimestre e do ano de 2020,conforme programado anteriormente em 21 de janeiro de 2021.

Gelsinger é um CEO altamente respeitado e veterano do setor, com mais de quatro décadas de experiência em tecnologia e liderança, incluindo 30 anos na Intel, onde começou sua carreira.

“Pat é um líder comprovado em tecnologia com um histórico notável de inovação, desenvolvimento de talentos e possui um profundo conhecimento da Intel. Ele dará continuidade a uma abordagem de liderança cultural baseada em valores com um hiperfoco na execução operacional”, disse Omar Ishrak, presidente independente do conselho da Intel. “Após consideração cuidadosa, o conselho concluiu que agora é o momento certo para fazer essa mudança de liderança e aproveitar a experiência de tecnologia e engenharia de Pat durante este período crítico de transformação na Intel. O conselho está confiante de que Pat, junto com o resto da equipe de liderança, garantirá a firme execução da estratégia Intel para construir em sua base de liderança de produto e aproveitar as oportunidades significativas à frente, à medida que continua a se transformar de uma empresa CPU para uma empresa de arquitetura múltipla XPU. ”

“Estou entusiasmado por voltar a liderar a Intel neste momento importante para a empresa, nossa indústria e nosso país”, disse Gelsinger. “Pelo fato de ter começado a minha carreira na Intel e aprendido com Grove, Noyce e Moore, é meu privilégio e uma honra retornar nesta posição de liderança. Tenho um enorme respeito pela rica história e pelas tecnologias poderosas da empresa que criaram a infraestrutura digital mundial. Acredito que a Intel tem um potencial significativo para continuar a remodelar o futuro da tecnologia e espero trabalhar com a equipe global e incrivelmente talentosa da Intel para fomentar a inovação e gerar valor para nossos clientes e acionistas”.

“O conselho e eu apreciamos profundamente Bob Swan por sua liderança e contribuições significativas durante este período de transformação para a Intel”, continuou Ishrak. “Sob sua liderança, a Intel fez um progresso significativo em sua estratégia de se transformar em uma empresa XPU de múltiplas arquiteturas para capitalizar nas mudanças de mercado e estender o alcance da Intel em mercados de rápido crescimento. Bob também tem sido fundamental para renovar a cultura da empresa no sentido de impulsionar a melhor execução de nosso roteiro de produtos e inovação. Ele deixa a Intel em uma posição estratégica e financeira forte, e nós lhe agradecemos por sua orientação contínua enquanto trabalha com Pat para garantir uma transição de liderança suave.”

“Meu objetivo nos últimos dois anos foi de preparar a Intel para uma nova era de inteligência distribuída, melhorando a execução para fortalecer nossa franquia de CPU principal e estendendo nosso alcance para acelerar o crescimento”, disse Swan. “Com o progresso significativo feito em todas essas prioridades, estamos agora no momento certo para fazer essa transição para o próximo líder da Intel. Apoio totalmente a escolha de Pat pelo conselho e tenho grande confiança de que, sob sua liderança e o resto da equipe administrativa, a Intel continuará a liderar o mercado como uma das empresas de tecnologia mais influentes do mundo.”

Mais recentemente, Gelsinger atuou como CEO da VMware desde 2012, onde transformou significativamente a empresa em um líder global reconhecido em infraestrutura em nuvem, mobilidade empresarial e segurança cibernética, quase triplicando as receitas anuais da empresa. Antes de ingressar na VMware, Gelsinger foi presidente e diretor de operações de Produtos de Infraestrutura de Informações na EMC, supervisionando a engenharia e as operações para armazenamento de informações, computação de dados, backup e recuperação, segurança RSA e soluções corporativas. Antes de ingressar na EMC, ele passou 30 anos na Intel, tornando-se o primeiro diretor de tecnologia da empresa e impulsionando a criação de tecnologias-chave do setor, como USB e Wi-Fi. Ele foi o arquiteto do processador 80486 original, liderou 14 programas de microprocessador diferentes e desempenhou papéis importantes nas famílias Core e Xeon.

Declarações antecipadas quanto ao futuro
As declarações à imprensa, contidas neste comunicado, que se referem a planos e expectativas futuras, são declarações prospectivas que envolvem uma série de riscos e incertezas. Palavras como “antecipa”, “espera”, “pretende”, “almeja”, “planeja”, “acredita”, “busca”, “estima”, “continua”, “pode”, “irá”, “iria”, “deveria”, “ poderia ”e as variações destas palavras e expressões semelhantes destinam-se a identificar tais declarações prospectivas. Declarações que se referem a ou são baseadas em estimativas, previsões, projeções, eventos incertos ou suposições, incluindo declarações relacionadas a oportunidades de mercado e tendências antecipadas em nossos negócios ou mercados relevantes para eles, também indicam declarações prospectivas. Tais declarações estão baseadas nas expectativas da administração na data deste comunicado e envolvem um número elevado de riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais variem consideravelmente daqueles expressos ou implícitos em tais declarações. Fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes das expectativas da empresa foram apresentados no comunicado de lucros da Intel de 22 de outubro de 2020, que está incluído como um anexo do Formulário 8-K da Intel fornecido à SEC nessa data, e os arquivos da SEC da Intel, incluindo os relatórios mais recentes da empresa nos Formulários 10-K e 10-Q.Cópias dos formulários 10-K, 10-Q e 8-K da Intel podem ser obtidas visitando o site de Relações com Investidores em www.intc.com ou no site da SEC www.sec.gov.  A Intel não se compromete, e se isenta expressamente de qualquer dever, a atualizar qualquer declaração feita nesse artigo, seja como resultado de novas informações, novos desenvolvimentos ou outros, exceto na medida em que a divulgação possa ser exigida por lei.

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.