Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

Intel libera protocolo para habilitar Thunderbolt 3 no mundo todo

A Intel Corporation acaba de anunciar o envio das especificações de protocolo Thunderbolt para o USB Promoter Group. O USB Promoter Group também informou o lançamento pendente da especificação USB4 baseada no protocolo Thunderbolt. A convergência dos protocolos subjacentes Thunderbolt e USB irá aumentar a compatibilidade entre os produtos USB Type-C com base em conectores e simplificar a forma como os usuários conectam seus dispositivos. (Crédito: Tim Herman/Intel Corporation)

Novidade: A Intel está prestes a disponibilizar a inovação oferecida pelo Thunderbolt™ 3 para todos. A empresa acaba de anunciar o envio das especificações de protocolo Thunderbolt para o USB Promoter Group, permitindo que outros fabricantes de chip desenvolvam silício compatível com Thunderbolt, livre de royalties. Além disso, o USB Promoter Group informou o lançamento pendente da especificação USB4 baseada no protocolo Thunderbolt. A convergência dos protocolos subjacentes Thunderbolt e USB irá aumentar a compatibilidade entre os produtos USB Type-C com base em conectores e simplificar a forma como os usuários conectam seus dispositivos.

“O lançamento da especificação de protocolo Thunderbolt é um marco importante nos nossos esforços para disponibilizar a porta mais simples e versátil da atualidade para cada vez mais pessoas. Esse passo, combinado à integração do Thunderbolt 3 aos novos processadores da Intel, traz vantagens claras tanto para o setor quanto para os consumidores,” explica Jason Ziller, gerente geral da Client Connectivity Division na Intel.

Porque é importante: Anteriormente, a Intel falou sobre seus planos de integração do Thunderbolt 3 às futuras CPUs da empresa, bem como sobre o lançamento da especificação de protocolo Thunderbolt para o setor. Conforme apresentado durante a CES 2019, o próximo processador 10nm com codinome “Ice Lake” será o primeiro a integrar o Thunderbolt 3. A integração de processador, juntamente com o anúncio de hoje, deve alavancar a adoção em larga escala e em diversas frentes do Thunderbolt.

A adoção do Thunderbolt 3 pela indústria é crescente. O Thunderbolt 3 é totalmente compatível com Windows 10*, macOS* e Linux*. O número de PCs com porta Thunderbolt 3 dobra a cada ano e já chega a dezenas de milhões. Além disso, todos os modelos mais recentes da Mac* já têm porta para Thunderbolt 3. Ao todo, mais de 400 projetos de PCs já foram habilitados com Thunderbolt 3. Os volumes de dispositivos periféricos também seguem dobrando anualmente, com mais de 450 dispositivos já certificados de um grande número de categorias de produtos, incluindo docks, displays, armazenamento e gráficos externos.

“A visão da HP para o escritório do futuro requer conectividade contínua, desempenho poderoso e total simplicidade para permitir que as pessoas soltem sua criatividade onde quer que seu dia de trabalho as leve”, explica Bill Gorden, vice-presidente para Commercial Notebook Management na HP. “O Thunderbolt 3 é um complemento poderoso para nossos notebooks e docks e entrega a flexibilidade que os departamentos de TI tanto buscam, além das experiências que as pessoas adoram.”

“A Samsung Electronics está atendendo a um número crescente de pedidos de consumidores em busca do Thunderbolt 3 com notebooks elegantes e potentes, além de outros periféricos”, informa Mincheol Lee, vice-presidente para PC Strategic Marketing na Samsung Electronics. “Esperamos que nossa colaboração contínua com a Intel leve ainda mais produtos inovadores com Thunderbolt 3 para o mercado.”

thunderbolt3 2x1
Como Thunderbolt lidera com as melhores soluções da categoria: Thunderbolt oferece desempenho de classe mundial, facilidade de uso e alta qualidade, unindo diversas especificações do setor em um conjunto de recursos de produtos líder de mercado. O Thunderbolt é suportado por uma solução de ponta a ponta que permite que o programa para fabricantes de computadores, dispositivos periféricos e cabos garanta uma experiência consistente para todos os produtos conectados ao Thunderbolt. A Intel trabalha lado a lado com a indústria para definir as capacidades de produto, testes de validação e exigências rigorosas de certificação, incluindo:

  • Trabalho em estreita colaboração com a Microsoft* para fornecer suporte integrado ao Windows 10 para Thunderbolt 3, otimizado para plug and play, gerenciamento de energia da plataforma, carregamento do sistema e recursos de ativação do sistema
  • Validação de plataforma de CPU Intel e de design de referência periférica
  • Testes abrangentes de ponta a ponta que ajudam a garantir a interoperabilidade de vários tipos de produtos e fabricantes
  • Certificação obrigatória Thunderbolt para todos os computadores, periféricos e cabos
  • Adequação de cabos e auditoria de qualidade de cabo para fabricantes de cabos Thunderbolt

A Intel e outras empresas líderes do setor seguem inovando com a tecnologia Thunderbolt a fim de fornecer uma solução líder de conectividade, de silício e cabos a PCs e periféricos.

Para mais informações, acesse : Thunderbolt e produtos certificados Thunderbolt

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.