Intel impulsiona um mundo em data center com nova família Agilex FPGA de 10nm

A Intel anunciou hoje a nova família Intel® Agilex ™ FPGA (Field Programmable Gate Arrays) que fornecerá soluções personalizadas para superar os desafios dos negócios em data centers nos segmentos de redes e sistemas integrados.

“A corrida para resolver problemas centrados em dados requer soluções ágeis e flexíveis, capazes de mover, armazenar e processar dados com eficiência. Os FPGAs Intel Agilex oferecem conectividade personalizada e velocidade, além de proporcionar os avanços necessários em termos de desempenho e consumo de energia1,2 para diversos tipos de carga de trabalho.”, destaca Dan McNamara, vice-presidente sênior do Grupo de Soluções Programáveis da Intel.

Os clientes precisam de soluções que possam agregar e processar os crescentes tráfegos de dados para viabilizar aplicações inovadoras em setores emergentes orientados a dados, como computação nas bordas, rede e nuvem. Seja por meio da análise nas bordas para permitir processamento de baixa latência, funções virtualizadas de rede para melhorar o desempenho ou velocidade nos data centers para garantir maior eficiência, os FPGAs Intel Agilex possibilitam soluções personalizadas para uso das bordas à nuvem. Avanços em análise por inteligência artificial (IA) nas bordas, nas redes e na nuvem estão exigindo que os sistemas de hardware trabalhem com os padrões em evolução, suportem variadas cargas de trabalho de inteligência artificial e integrem múltiplas funções. Os FPGAs Intel Agilex oferecem justamente a flexibilidade e agilidade necessárias para enfrentar esses desafios e proporcionar ganhos de desempenho e potência1,2.

A família Intel Agilex combina o FPGA fabricado pelo processo de 10nm da Intel com a inovadora tecnologia 3D SiP heterogênea. Isso garante a capacidade de integrar peças de sistemas analógicos, memória, computação e I/O personalizados e dispositivos Intel eASIC em um único pacote. A Intel fornece uma série lógica personalizada com propriedade intelectual reutilizável ​​por meio de um caminho de migração que vai do FPGA ao ASIC estruturado. Uma API oferece um ambiente de programação heterogêneo e amigável para que os desenvolvedores de software tenham acesso fácil aos benefícios do FPGA em termos de aceleração.

O FPGA Intel Agilex traz novos recursos para ajudar a acelerar as soluções de amanhã. Essas inovações incluem:

  1. Compute Express Link: O primeiro FPGA do setor compatível com Compute Express Link, uma interconexão entre cache e memória para futuros processadores Intel® Xeon® Scalable.
  2. Segunda geração da arquitetura HyperFlex: Desempenho até 40% mais alto ou consumo de energia até 40% menor2 em comparação com os FPGAs Intel® Stratix® 10′.
  3. Inovação DSP: FPGA compatível com BFLOAT16 e até 40 teraflops de desempenho do processador de sinais digitais (DSP) (FP16)3.
  4. 5ª geração do PCIe 5: Maior largura de banda em comparação com o PCIe de 4ª geração.
  5. Taxas de dados do transceptor: Taxas de até 112 Gbps.
  6. Compatibilidade avançada com memórias: DDR5, HBM, memória persistente Intel® Optane™ DC.

Mais informações: Intel Agilex on Intel.com | Intel Agilex (White Paper) | Introducing Intel Agilex FPGAs for the New Era of Data-Centric Compute (Dan McNamara Blog) | Programmable Solutions Group News | Data-Centric Innovation at Intel

Notas

Os resultados foram estimados ou simulados usando análises, simulações de arquitetura e modelagem internas da Intel e foram apresentados para fins informativos. Quaisquer diferenças no hardware, software ou configuração podem afetar o desempenho real. Para obter informações mais completas, visite www.intel.com/benchmarks. A Intel não controla nem audita dados de terceiros nem sites mencionados neste documento. É preciso visitar o site mencionado e confirmar se os dados citados são precisos.

Os cenários de redução de custos descritos são apenas exemplos de como um determinado produto baseado em soluções da Intel, em certas circunstâncias e configurações, pode afetar os custos e proporcionar economia. As circunstâncias podem variar. A Intel não garante quaisquer custos ou redução de custo.

Mais detalhes sobre o desempenho do Intel Agilex, consumo de energia e compatibilidade com software:

1 Desempenho até 40% maior em comparação com FPGAs Intel Stratix 10

Derivado do aferimento de um exemplo de pacote de design, comparando a frequência de clock máxima (Fmax) alcançada pelos dispositivos Intel Stratix 10 com a Fmax alcançado em dispositivos Intel Agilex, usando o software Intel Quartus Prime. Em média, designs trabalhando à velocidade mais alta dos FPGAs Intel Agilex alcançam uma taxa 40% maior de Fmax em comparação com os mesmos designs trabalhando à velocidade mais comum dos dispositivos Stratix 10 (-2 de taxa). Testado em fevereiro de 2019.

2 Consumo de energia até 40% menor em comparação com FPGAs Intel Stratix 10

Derivado do aferimento de um exemplo de pacote de design, comparando a potência total estimada de cada projeto usando FPGAs Intel Stratix 10 e a potência total consumida pelo mesmo design usando FPGAs Intel Agilex. As estimativas dos designs com FPGA Intel Stratix 10 foram obtidas pelo Intel Stratix 10 Early Power Estimator; as estimativas de dos designs com FPGA Intel Agilex foram obtidas usando as análises, as simulações de arquitetura e modelagem internas da Intel, Testado em fevereiro de 2019.

3 Até 40 TFLOPs de desempenho do DSP (Configuração FP16)

Cada bloco Intel Agilex DSP pode executar duas operações de ponto flutuante FP16 (FLOPs) por ciclo de clock. O total de FLOPs para a configuração FP16 é alcançada, multiplicando-se o dobro do número máximo de blocos DSP oferecido em um único FPGA Intel Agilex pela frequência de clock máxima especificada para esse bloco específico.

Sobre a Intel:

A Intel (NASDAQ: INTC), líder na indústria de semicondutores, está construindo o futuro orientado ao uso de dados pela computação e telecomunicações como base das inovações. O vasto conhecimento em engenharia da Intel ajuda as empresas a enfrentarem os maiores desafios do mundo, além de proteger, alimentar e interligar bilhões de dispositivos e infraestrutura de um mundo inteligente e integrado - da nuvem à rede, do começo ao fim, conectando tudo que há no meio.
Para mais informações sobre a Intel, acesse:
newsroom.intel.com e intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

*Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.