Intel, Google e Volvo anunciam nova geração do sistema operacional Android para carros

» Clique para o gráfico completo
Intel, Google e Volvo apresentaram a nova versão do sistema operacional Android OS com aplicações Google em um protótipo do Volvo XC40 equipado com um system-on-chip (SoC) automotivo Intel Atom®, capaz de proporcionar experiências informativas e de entretenimento no interior do veículo (IVI, na sigla em inglês). Os recursos incluem reconhecimento de voz via Google Assistant, acesso ao ecossistema de apps Android via Google Play Store e capacidade de usar o Google Maps nativamente no sistema de infotretenimento integrado.

Os carros estão se transformando em uma extensão da vida digital das pessoas – e, na última década, o interior dos automóveis se transformou no principal ambiente onde as montadoras se destacam e podem oferecer valores tangíveis aos consumidores. O mercado de infotretenimento deverá atingir 33,8 bilhões de dólares até 2022. Telas de alta definição touchscreen, climatização, entretenimento e interconectividade móvel se transformaram estão se tornando padrão.

Imad Souson, vice-presidente corporativo e gerente geral do Centro de Tecnologia de Código Aberto da Intel, declarou que a companhia está empenhada em ter o Android como um sistema operacional automotivo que ajude as montadoras a oferecer informação e entretenimento no interior dos veículos: “Nossos esforços em cooperação com a Google e a Volvo vão garantir às montadoras o poder computacional ideal com segurança reforçada na mais recente versão do Android para proporcionar novas experiências dentro dos automóveis” completou.

Para conseguir alcançar o pleno potencial dos sistemas IVI, as fabricantes de veículos precisavam abandonar soluções de software proprietárias. Isso exigia um sistema operacional e aplicações que pudessem ser facilmente personalizados, atualizados e expandidos. Em 2015, a Google viabilizou isso ao levar o Android para os carros. Usando o SoC Intel Atom como plataforma, este sistema operacional e as aplicações Google estão proporcionando novas e interessantes experiências dentro dos automóveis, além de um ambiente amplo e familiar de recursos onde os desenvolvedores podem criar novas soluções.

“É incrível poder trabalhar com a Intel e a Volvo e oferecer aos proprietários de veículos a nova geração de infotretenimento no interior dos carros usando o Android”, afirmou Patrick Brady, vice-presidente de engenharia Android do Google.

Contando com o Android e os SoCs automotivos Intel Atom, as montadoras podem otimizar o processamento, as mais recentes versões de software e recursos de segurança. O Board Support Package (BSP) da Intel para Android é otimizado para esse SoC e estreia comercialmente nesse veículo para dar aos consumidores acesso a aplicativos como o Google Maps e o Google Assistant, que prestam assistência aos motoristas sem que eles precisem tirar as mãos do volante.

Sobre a Intel
A Intel (NASDAQ: INTC) amplia os limites da tecnologia para possibilitar as experiências mais incríveis. Informações sobre a Intel podem ser encontradas em newsroom.intel.com e Intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

* Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.