Intel facilita o uso da aceleração FPGA

Combinação de plataformas, pacotes de software e soluções do ecossistema maximizam o desempenho e reduzem os custos do Data Center

A Intel anuncia uma abrangente solução da plataforma de hardware e software para permitir uma implantação mais rápida de FPGAs (field programmable gate array) personalizados, visando a aceleração de cargas de trabalho em rede, de armazenamento e computação.

Aplicativos complexos com uso intenso de dados nas áreas de genomas, finanças, indústria 4.0 e outras verticais estão estendendo os limites das capacidades do data center. A aceleração baseada no Intel® FPGA explora a descarga de hardware massivamente paralelizada para maximizar o desempenho e a eficiência no consumo de energia dos data centers.

A nova solução elimina as complexidades de implantação, permitindo que arquitetos e desenvolvedores cresçam e implementem rapidamente a aceleração com eficiência no consumo de energia de uma variedade de aplicativos e cargas de trabalho.

Isto é possível graças a três elementos principais:

  • As plataformas de aceleração FPGA qualificadas da Intel que operam de forma perfeita com as CPUs Intel® Xeon®
  • Ao pacote de aceleração para a CPU Intel Xeon com FPGAs que fornecem estruturas de trabalho, interfaces e bibliotecas otimizadas no padrão da indústria
  • Ao crescente ecossistema de soluções para mercados específicos

Como a primeira da família Intel® Programmable Acceleration Cards, a Intel está revelando a Intel Programmable Acceleration Card com o Intel® Arria® 10 GX FPGA habilitado pelo pacote de aceleração.

Esta nova abordagem de plataforma permite que os fabricantes de equipamentos originais (OEMs), como a Dell EMC, ofereçam soluções de aceleração de servidor baseadas no processador Intel Xeon com seu valor agregado único.

“A Dell EMC continua comprometida a fornecer tecnologia que ajude nossos clientes a transformarem seus negócios e a TI”, disse Brian Payne, vice-presidente de Gerenciamento de Produtos e Marketing da Divisão de Soluções para Servidores da Dell EMC. “Com esta colaboração, a Dell EMC e a Intel estão combinando uma plataforma confiável com um ecossistema de software emergente que fornece uma nova capacidade tecnológica para que os clientes desbloqueiem  o potencial de negócios deles”.

“A Intel está facilitando para os fabricantes de equipamentos para servidores, como a Dell EMC, a exploração da tecnologia FPGA para a aceleração de dados como uma plataforma pronta para usar”, disse Dan McNamara, vice-presidente corporativo e gerente geral do Grupo de Soluções Programáveis da Intel.  “Com nossos parceiros do ecossistema, estamos habilitando a indústria com soluções que oferecem uma melhoria de desempenho significativa ao mesmo tempo em que mantém o orçamento para energia e outros custos”.

O Intel Programmable Acceleration Card com o Intel Arria 10 GX FPGA já está sendo enviado para testes e deverá estar amplamente disponível no primeiro semestre de 2018.

Sobre a Intel
A Intel (NASDAQ: INTC) amplia os limites da tecnologia para possibilitar as experiências mais incríveis. Informações sobre a Intel podem ser encontradas em newsroom.intel.com e Intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

* Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.