A Intel está acelerando a revolução do 5G

 *Por Aicha Evans, vice-presidente e gerente geral do Grupo de Comunicações e Dispositivos da Intel

O 5G fornecerá a próxima geração de experiências, da condução autônoma às cidades inteligentes

 

O 5G já está acontecendo – na rede, na nuvem e no cliente. À medida que a mobilidade evolui para além do smartphone, o 5G está se tornando uma das transformações tecnológicas mais impactantes que veremos durante a nossa vida. Fornecerá a próxima geração de experiências, incluindo carros autônomos, cidades inteligentes, a Internet das Coisas e, é claro, a era das máquinas.

 

A realidade é que a mobilidade, como a conhecemos, muda e cresce todos os dias para acompanhar o ritmo da inovação. É algo que eu compartilhei recentemente em um post no blog intitulado: “A Era do 5G: As Máquinas Estão Chegando”. A era do 5G trata de uma flexível rede que conectará tudo com tudo e todos com tudo. Ela habilitará a próxima geração de transformações tecnológicas, das entregas feitas com drones aos carros autônomos. A grande diferença com o 5G é que quando você começa a falar em autonomia e fábricas, carros e hospitais pensando por conta própria, eles dependerão de conectividade imediata para transformar isso em realidade – sem espaço para erros. Ponto.

 

É por isso que a Intel está na vanguarda desta revolução, acelerando o caminho para o 5G em colaboração com nossos clientes e parceiros da indústria. Isso não é mais sobre a mobilidade do passado. Isso é sobre a arquitetura para o futuro. E o portfólio da Intel traz uma vantagem única para a aceleração do 5G.

 

No Mobile World Congress (MWC) do ano passado, revelamos nossos planos para a implantação da rede 5G, lançando a nossa primeira geração de plataforma móvel de teste que imediatamente ofereceu à indústria uma plataforma de desenvolvimento para a rápida criação de protótipos, integração e testes. Também anunciamos uma série de parcerias com os principais provedores de equipamentos de telecomunicações e provedores de serviços.

 

Seguiu-se um progresso constante. Ao longo de 2016, realizamos diversos testes de 5G em todo o mundo e no início deste ano, na Consumer Electronics Show (CES), apresentamos o Intel® 5G Modem, o primeiro modem 5G global que suporta tanto a banda sub-6Ghz quanto à mmWave e transforma a conectividade para inúmeros casos de uso.

 

Com a aproximação do MWC 2017 na próxima semana, a Intel continuará a jornada de demonstração de como as peças do quebra-cabeça 5G se unirão e resultarão em incríveis experiências com Intel Inside®. Hoje, estamos anunciando um progresso significativo nesse caminho:

 

Acelerando o 5G a partir do zero: Os investimentos iniciais da Intel na nuvem e nas principais tecnologias de rede resultaram em desenvolvimentos significativos da próxima geração de conectividade:

 

  • A 3ª Geração da Plataforma Móvel de Testes oferece uma plataforma de desenvolvimento de alto desempenho para a integração e testes mais rápidos de dispositivos 5G e pontos de acesso sem fios. A Intel atualmente está trabalhando com operadoras globais no desenvolvimento, criação de protótipos e testes 5G com essa nova plataforma de testes, com ainda mais evolução da plataforma chegando em breve.
  • O Intel® XMM™ 7560 Modem para a próxima geração de dispositivos LTE Advanced. Este novo modem fornecerá velocidades Gigabit LTE em uma única SKU com cobertura global. O modem também será fabricado com o processo de 14nm da Intel e suportará a CDMA.
  • Abrangente portfólio de computação Mobile Edge revelando ofertas tecnológicas de fim a fim, como discutido no blog da Sandra Rivera. Este portfólio permite que os Provedores de Serviços de Telecomunicações transformem suas redes em preparação para o 5G. Juntas, essas tecnologias fornecem maior segurança¹, desempenho e inteligência do data center para a fonte dos dados da rede:
    • A família de produtos do processador Intel Atom® C3000, a família de produtos do processador Intel® Xeon® D-1500 – network series, o 25 GbE Intel® Ethernet Network Adapter XXV710 e a próxima geração do Intel® QuickAssist™ technology adapter.

 

Parcerias no ecossistema 5G: a Intel possui uma história na construção de novos ecossistemas – no caso, o PC e o Data Center – e agora também com o 5G. Nenhuma empresa consegue fazer esta tecnologia avançar sozinha. Continuaremos a buscar parceiros na indústria para definir, criar protótipos e fornecer os primeiros produtos, soluções e casos de uso 5G que moldarão o mercado.

  • 5G Innovators Initiative 5GI² – Ericsson* e Intel estão lançando o 5GI², uma iniciativa aberta da indústria projetada para explorar, testar e inovar com a rede 5G e as tecnologias edge distribuídas. Ela focará primeiro a Internet das Coisas Industrial (IIOT) e o desenvolvimento de pilotos para a aplicação de tecnologias que incluem realidade aumentada e virtual para vigilância com drones para primeiros-socorros em ambientes de risco e outros tipos de uso. A 5GI² reunirá grandes fabricantes de equipamentos, as principais empresas de tecnologia, líderes da indústria e as principais universidades para acelerar a adoção do 5G wireless e a infraestrutura de inovação nos EUA. Honeywell*, GE* e a Universidade da Califórnia, Berkeley, são os primeiros participantes a se unirem à iniciativa.
  • Laboratórios de aceleração 5G da Nokia* – Nokia e Intel estão reforçando sua parceria estratégica de longa data para habilitar o desenvolvimento de serviços 5G ao abrir dois laboratórios de soluções 5G para testar e acelerar a disponibilidade comercial de novas tecnologias wireless. Os laboratórios conjuntos para a aceleração do 5G, localizados em Murray Hill, New Jersey, e Espoo, Finlândia, aproveitarão as principais competências e forças tecnológicas das duas empresas¹. Juntos, testarão e desenvolverão a próxima geração de soluções wireless focadas em todos os aspectos do 5G, da rede, da nuvem e do cliente.
  • Intel e AT&T colaboram em dispositivos conectados por meio do programa Intel® LIQD – No editorial de 21 de fevereiro da minha colega Dipti Vachani, anunciamos uma nova categoria de dispositivos comerciais prontos para implementação, baseados na LTE, por meio do Programa Intel® LTE IOT Quick Deployment (Intel® LIQD), com a AT&T como a nossa primeira grande parceria entre as operadoras. Juntas, Intel e AT&T ajudarão os dispositivos IoT a chegarem rapidamente ao mercado, serem certificados e a se conectarem online para atender a previsão de 50 bilhões de dispositivos que formarão o nosso mundo até 2020. O programa Intel® LIQD foi projetado para ser facilmente ampliado e acomodar a era dos dispositivos 5G que se aproxima rapidamente. Ao olhar para o futuro do 5G com parceiros do ecossistema como a AT&T, a Intel habilitará um programa verdadeiramente poderoso, ágil e flexível projetado para mudar a maneira como as empresas atuam no mercado.
  • Telefônica* e 5TONIC* fornecem e instalam a plataforma FlexRAN da Intel – A Telefônica e a 5TONIC anunciaram que estão instalando a plataforma de referência de software Intel FlexRAN no laboratório aberto para 5G da 5TONIC. Isto permitirá que a Telefônica e outros clientes da 5TONIC testem e validem a funcionalidade e o desempenho de implantações virtualizadas das atuais e futuras redes de acesso via radio (RANs). O suporte à RAN virtualizada é necessário para a evolução do 5G e dos diferentes requisitos de conectividade e desempenho para vários aplicativos. O post da Sandra no blog também fornece mais detalhes sobre esta atualização.

 

Marco de Interoperabilidade: a indústria reconhece que a interoperabilidade é fundamental para definir padrões e guiar o desenvolvimento de tecnologias que funcionem com outros produtos ou sistemas, atuais ou futuros. É um grande obstáculo para a implantação. Com o espírito de ajudar a liderar a indústria e estimular a agenda da inovação, a Intel colaborou com os principais players da indústria para testar e implantar a interoperabilidade, que é fundamental para a ampliação dos testes 5G.

  • Intel e Ericsson alcançaram a primeira interoperabilidade Wireless Pré-5G ‘open-the-air’ – Um grande marco, a interoperabilidade ao vivo ‘over-the-air’ entre a 5G Intel Mobile Trial Platform UE e o sistema Ericsson 5G Radio Prototype, superou muitos marcos de interoperabilidade em 2016, incluindo diferentes capacidades pelo ar como o advanced beam forming. Esta conquista será demonstrada no MWC por meio de dois casos de uso de tecnologia transformacional – condução autônoma e realidade virtual.
  • A Intel também participou do anúncio da Nokia da primeira conexão da história, confirmando a interface 5GTF com as tecnologias da Intel. Este fato ajuda a avançar o 5G rumo à realidade comercial e ampliará a interoperabilidade com os dispositivos Intel 3GPP NR.

 

De fato, a movimentação rumo ao 5G marca um ponto de inflexão histórico para a nossa indústria. Uma mudança fundamental e a transformação da rede precisam ser realizadas a partir de agora para atender aos diversos requisitos de velocidade, tempo de resposta, consumo de energia e escala do 5G. A revolução 5G não é uma evolução tecnológica. É uma reformulação total. Ela transformará indústrias, lançará novas categorias e fará surgir novos modelos de negócios – mudando a maneira com a qual experimentamos o mundo e fazemos negócios para melhor – e tenho orgulho da Intel estar no centro do que está acontecendo.

Sobre a Intel
A Intel (NASDAQ: INTC) amplia os limites da tecnologia para possibilitar as experiências mais incríveis. Informações sobre a Intel podem ser encontradas em newsroom.intel.com e Intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

* Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.