Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

INTEL E PROGRAMARIA: ELAS À FRENTE DA TECNOLOGIA

Intel e PrograMaria se unem para incentivar e dar ferramentas para que as mulheres ocupem seu espaço na tecnologia – e em outras também. Evento Sprint PrograMaria acontece de 14 a 18 de setembro. As inscrições já estão abertas

#MulheresPodem ser e fazer o que quiserem: ser líderes; desenvolver o futuro; gerir suas carreiras; ser referência; e muito mais. Para mostrar que elas podem superar as limitações que a sociedade impõe e conquistar o seu espaço em diversas áreas acontece a Sprint PrograMaria Confiança e Comunicação, com apoio da Intel, de 14 a 18 de setembro. A intenção do evento, que é 100% digital, é incentivar e dar ferramentas para que as mulheres se empoderem, ocupem seus espaços e desenvolvam suas carreiras, principalmente na tecnologia, na qual a sua participação ainda é pequena – apenas 20%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já estão garantidas as presenças de Gisselle Ruiz Lanza, Diretora Geral da Intel Brasil; Ana Peña, Diretora de Comunicação da Intel para América Latina e Canadá; Bárbara Toledo, Gerente de Varejo da Intel, entre outras referências femininas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site https://www.programaria.org/mulherespodem/sprint-comunicacao.

LEVANTAMENTO EXCLUSIVO

As barreiras que as mulheres precisam superar ao longo de sua jornada profissional – e pessoal também – são inúmeras. Um retrato disso é o levantamento exclusivo realizada pela PrograMaria, com quase 700 mulheres, que mostra que 88,63% já foram interrompidas por outra pessoa do time e para 39,70% isso acontece frequentemente ou sempre; 80,2% já se sentiram uma fraude no ambiente de trabalho e 90,61% não eram ouvidas no ambiente de trabalho; 99,18% já sentiram falta de mais mulheres palestrando nos eventos de tecnologia e 57,50% têm interesse em palestrar em eventos do setor; e 42,01% se sentem muito ou totalmente estagnadas em suas carreiras e 25,70% se sentem totalmente estagnadas em sua carreira.

“Esses números levantados pela PrograMaria refletem muito bem tudo aquilo que muitas mulheres sentem no ambiente profissional. Eventos e iniciativas como essas ajudam e incentivam as mulheres que estão na área de tecnologia, ou entrando nela, que é possível chegar onde se quer. Temos capacidade para ser o que quisermos. Não há limites para as nossas conquistas e precisamos confiar cada vez mais nisso. E a tecnologia é apenas uma delas; podemos atuar em qualquer área. A Intel sempre apoiará qualquer evento que enalteça a participação e entrada das mulheres no mercado de trabalho”, declara Gisselle Ruiz Lanza, Diretora Geral da Intel Brasill.

O formato da Sprint já se provou bem-sucedido: em Maio, PrograMaria e Intel realizaram a Sprint Inteligência Artificial para Devs, que contou com mais de 2.300 pessoas inscritas, de todos os estados brasileiros e até mesmo brasileiras morando em outros países. “Apostamos na tecnologia para levar conteúdo de qualidade e, especialmente, troca e networking, para mulheres de diferentes regiões. É uma rede que permanece ativa mesmo depois da Sprint”, comenta Iana Chan, CEO e fundadora da PrograMaria.

Programação
A Sprint PrograMaria Confiança e Comunicação será uma jornada online com lives, videoaulas, e artigos abordando três módulos principais:

Eu comigo mesma – esse módulo será para refletir sobre a relação das mulheres com elas mesmas, entendendo mais sobre os mecanismos que minam a autoconfiança e as consequências disso para a vida;

– Eu com o mundo – que servirá para incentivar as mulheres a darem voz

às suas histórias e ocuparem seu espaço, com ferramentas para criar narrativas pessoais ou apresentações de trabalho, e lidar com o medo de falar em público.

– Eu com as outras pessoas – nesse módulo serão tratados temas como feedback, comunicação assertiva, comunicação não-violenta, entre outros.

DIA 14 DE SETEMBRO

No primeiro dia, 14, Bárbara Toledo, gerente de varejo e consumo da Intel, falará sobre a Síndrome da Impostora, padrão de comportamento no qual a pessoa duvida de suas realizações e tem um medo persistente de ser exposto como uma fraude, como incompetente, ao lado de representantes da PrograMaria, Fernanda Wanderley, cientista de dados na Neuralmed, e Eilane Santos , psicóloga clínica.
DIA 15

Na terça, 15, os destaques serão O cruel mecanismo da síndrome da impostora e como isso atrasa as mulheres profissionalmente, com textos de Nana Soares, jornalista focada em desigualdade de gênero e direitos humanos. Serão debatidos estudos e dados sobre as estruturas que minam a autoconfiança das mulheres e as consequências disso para a vida profissional, além de apresentar práticas e ferramentas que podem ajudar nesse processo.

DIA 16

Já no dia 16, o conteúdo será bem diversificado com depoimentos ‘Como descobri minhas fortalezas e nutri minha autoconfiança’, com Samile Souza; o workshop Eu sou incrível porque…, com facilitações de Ana Luisa Dias, Carolina Prado da Intel, Fabiana Scutare, Gerente de Inteligência de Mercado para a América Latina da Intel, Joyce Prestes, content strategist no Google, Mariana Oliveira, analytical lead no Google, entre outras.

DIA 17

Na quinta, 17, a programação será bem extensa: Como demonstrar seu valor, com Erica Firmo, communications manager no LinkedIn; um exercício de narrativas pessoais com Agatha Kim, diretora executiva de estratégia na BETC/Havas; um passo a passo para construir uma boa palestra de tecnologia, por Camila Campos, software engineer na SumUp; Storytelling: como contar boas histórias, com Laís Xavier, da Endeavor; Como fazer palestras incríveis, com Mariana Godinho, consultora na 2um.

DIA 18

Ana Peña, Diretora de Comunicação da Intel para a América Latina e Canadá, participará em entrevista sobre Feedback efetivo: como dar e receber, na qual serão respondidas questões como Por que temos dificuldade em dar/receber feedback?, O que perdemos quando temos medo de dar/receber feedback?, Existe fórmula? O que é feedback efetivo?, Como se preparar para dar/receber feedback? E como lidar quando não há essa cultura na minha empresa?

Já Gisselle Ruiz Lanza participará do conteúdo Inspiração com o tema ‘Como desenvolvi habilidades interpessoais e me tornei Country Manager da Intel’, contando sobre sua trajetória profissional, como construiu skills, suas boas práticas, dicas para as mulheres lidarem como a dificuldade em se comunicar de forma assertiva, entre outros. Outro destaque será a live: Como ter conversas difíceis, com Mafoane Odara, manager da Avon, e Laura Lemos, product design lead na Vinta Software, com discussão com temas como Por que é tão difícil ter conversas duras, comunicação não-violenta, além de um conteúdo sobre A importância e como desenvolver comunicação assertiva, por Mariana Godinho.

Para conhecer a programação completa, acesse: https://www.programaria.org/mulherespodem/sprint-comunicacao

Sobre a Intel
A Intel (Nasdaq: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, possibilitando o progresso global e tornando a vida mais rica. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar os clientes a enfrentarem seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência na nuvem, rede, borda e todo tipo de dispositivo de computação, liberamos o potencial dos dados para transformar os negócios e a sociedade para melhor. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.
© Intel Corporation. Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.
Sobre a PrograMaria
Startup de impacto social que empodera mulheres com habilidades em tecnologia e programação. Realiza eventos, oficinas, cursos de formação técnica e outras soluções para empresas promoverem mais diversidade e recrutarem mais mulheres na tecnologia. Foi selecionada pelo programa Startup Zone, do Google for Startups, e pela aceleração Itaú Mulher Empreendedora e foi reconhecida como a melhor startup de Impacto Social no Startup Awards 2019.

 

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.