Intel e Netflix disponibilizam codec escalonável AV1 para impulsionar tecnologia de compactação de última geração para cargas de trabalho visuais

intel core u series lifestyle19

Novidade: Intel e Netflix* anunciaram hoje durante o National Association of Broadcasters Show (NAB Show) a chegada de um novo codec de vídeo de alto desempenho, disponível como código aberto e isento de royalties para criadores de conteúdo, desenvolvedores e prestadores de serviços. A tecnologia de vídeo escalonável para AV1 (SVT-AV1) oferece desempenho e escalabilidade no processamento de vídeos.

“O codec SVT-AV1 oferece alto desempenho e eficiência. Em comparação com o codec mais conhecido no momento (o H.264 AVC), o SVT-AV1 pode ajudar os prestadores de serviços a economizar até metade de sua largura de banda, oferecendo experiências de usuário de ponta para entrega rápida e acessível em escala global. Esse codec possibilita a oferta de serviços que vão desde vídeos sob demanda até transmissão ao vivo de conteúdos 4Kp60/10-bit em processadores escalonáveis Intel® Xeon®, incluindo a recém-lançada segunda geração de processadores Intel Xeon”,explica Lynn Comp, vice-presidente da Intel para Network Platforms Group e gerente geral da divisão de Visual Cloud

Saiba mais: Assista à apresentação de Comp durante o NAB  no último dia 8 de abril, em Las Vegas.

Porque é importante: A modernização de codecs de vídeo para aumentar a eficiência ajudará na oferta de experiências de usuário mais completas em escala global, reduzindo o tempo de chegada ao mercado e os custos para desenvolvedores e provedores de serviços. O SVT-AV1 é um codec escalonável baseado em software que oferece a melhor relação entre desempenho, latência e qualidade visual ao trabalhar com cargas de trabalho de nuvem visuais. As vantagens de desempenho do SVT-AV1 são baseadas na arquitetura SVT, uma arquitetura de codec coesa e altamente otimizada, responsável por várias gerações de codecs, incluindo SVT-HEVC, SVT-VP9 e SVT-AV1. O novo codec SVT-AV1 é único, permitindo que os codificadores dimensionem seus níveis de desempenho com base nos requisitos de qualidade e latência dos aplicativos de destino, desde vídeos em alta qualidade sob demanda (VOD) até transmissões ao vivo. Com a codificação e decodificação de alta qualidade do SVT-AV1 os desenvolvedores que trabalham com cargas de trabalho de nuvem visual poderão lançá-los em menos tempo. O codec foi otimizado para a codificação de vídeo usando os processadores escalonáveis Intel Xeon.

O que diz a Netflix: “A colaboração SVT-AV1 com a Intel traz uma solução AV1 alternativa para a comunidade de código aberto, permitindo um desenvolvimento mais rápido do algoritmo AV1 e estimulando a inovação para a tecnologia de compressão de vídeo da próxima geração”, explica David Ronca, diretor de Encoding Technologies da Netflix.

O que mais vem por aí: Outra novidade Intel é a chegada do Open Visual Cloud, um projeto de código aberto que inclui um conjunto de canais de referência otimizados para cargas de trabalho visuais. Esses canais já prontos para o desenvolvedor são baseados em mídias de código aberto, inteligência artificial (AI) e componentes de software gráfico. Eles suportam as estruturas de código aberto mais populares e conhecidos entre os desenvolvedores. SVT, OpenVINO™ Toolkit e Intel® Rendering Framework são parte do Open Visual Cloud, e combinam codificação/decodificação de fonte aberta altamente otimizada, inferência e gráficos como uma referência interoperável para a inovação de serviços. Os dois primeiros canais permitem serviços para streaming VOD de transcodificação de rede de entrega de conteúdo (CDN) e inserção inteligente de anúncios.

A Intel também apresentou gráficos em nuvem e pipelines de mídia imersiva em desenvolvimento durante o NAB. Outros canais de referência serão lançados a cada trimestre.

Como acessar: O codec SVT-AV1 está disponível sob uma licença permissiva BSD + Patent, o que facilita sua adoção e comercialização. Desenvolvedores podem acessar o SVT-AV1 em 01.org/OpenVisualCloud/svt.  Os canais de referência do Open Visual Cloud e os blocos para codificação/decodificação, inferência e renderização podem ser encontrados em 01.org/OpenVisualCloud.

Informações Adicionais: Open Visual Cloud Accelerates Innovation for Visual Cloud Services | Visual Cloud at NAB 2019: Intel Continues to Drive Innovation in Visual Cloud | Scalable Video Technology for the Visual Cloud

 

 

Sobre a Intel:

A Intel (NASDAQ: INTC), líder na indústria de semicondutores, está construindo o futuro orientado ao uso de dados pela computação e telecomunicações como base das inovações. O vasto conhecimento em engenharia da Intel ajuda as empresas a enfrentarem os maiores desafios do mundo, além de proteger, alimentar e interligar bilhões de dispositivos e infraestrutura de um mundo inteligente e integrado - da nuvem à rede, do começo ao fim, conectando tudo que há no meio.
Para mais informações sobre a Intel, acesse:
newsroom.intel.com e intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

*Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.