Intel destaca o progresso do 5G

Intel e os líderes da indústria demonstram grandes avanços no Mobile World Congress 2017

aicha-evans_1-200x300

*Por Aicha Evans, da Intel

Na semana passada, falei que a 5G está acontecendo agora. Nesta semana durante o MWC 2017, tive o grande prazer de ver todo o nosso progresso ganhar vida em inúmeras demonstrações da tecnologia 5G – incluindo muitas demonstrações centrais da Intel e de nossos parceiros exibindo o incrível progresso do 5G. Isso incluiu a primeira demonstração pública ao vivo da interoperabilidade pelo ar entre a Plataforma 5G Intel Mobile Trial e o sistema Ericsson 5G Radio Prototype demonstrado por meio de casos de uso da tecnologia de condução autônoma e realidade virtual.

Os principais marcos foram alcançados, ou estão próximos, em cada área de importância para o 5G, dos padrões new radio (NR), à habilitação de serviços pré-5G para RAN fixa wireless e à virtualização da própria rede central. Todas elas são críticas, já que o 5G é uma jogada fim a fim.

Muito se falou sobre o 5G como um ponto de inflexão histórico, pronto para trazer conectividade perfeita, poder computacional massivo e acesso rápido a recursos de nuvem para cada pessoa, coisa ou mercado. Mas quando se trata de 5G, ver é crer. 

No MWC 2017, a Intel demonstrou como o 5G transformará indústrias, lançando novas categorias e modelos de negócios em aplicações que incluem aplicações automotivas, cidades inteligentes, casa inteligente e conectada e entretenimento. Ao mesmo tempo, a Intel ilustrou como o 5G mudará a maneira com a qual interagimos com o mundo a nossa volta, trazendo experiências empolgantes e inesperadas para cada parte de nossas vidas.

As demonstrações da Intel no MWC destacam a rápida inovação com os parceiros nas áreas de: 

Condução Autônoma

Na CES anunciamos a nova Intel® GO™ Automotive 5G Platform, que aproveita as capacidades da nossa 2ª Geração da Plataforma Intel® 5G Mobile Trial, o 5G mmWave para conectividadeV2X e o modem Intel® XMM™ 7360 LTE para conectividade regressa com o 4G. No MWC, monstramos isso ao vivo, na primeira demonstração pública da conectividade 5G de 28 GHz pelo ar entre a estação base da Ericsson e a Plataforma Intel GO Automotive 5G localizada no porta-malas de um BMW 740i. Foram necessárias inúmeras parcerias-chave para fazer isso acontecer – do cliente para a nuvem – marcando um progresso significativo na transição dos sistemas de assistência avançada para o condutor para veículos totalmente autônomos.

5G reforça a casa inteligente e a realidade virtual

A liderança da Intel em tecnologias mmWave ficou em evidência na área da casa inteligente e conectada. Com a Nokia, transmitimos vídeo de alta resolução por meio de uma conexão wireless fixa, aproveitando as capacidades de 28 GHz da 2ª geração da nossa Plataforma Intel Mobile Trial. Na nossa zona de realidade virtual, demonstramos a computação móvel edge, trazendo a rede para o mais perto possível do usuário final, usando uma transmissão ao vivo da pista de corrida da Nokia com a câmera Ozo da empresa. A nossa Plataforma Intel 5G Mobile Trial também trabalhou duro na zona de realidade virtual, transmitindo vídeo 8K de 360 graus pelo ar por meio da infraestrutura de rede eNodeB de 28 GHz da Ericsson não para um, mas para dois dispositivos de usuário, criando uma experiência empolgante e envolvente.

Essas demonstrações foram particularmente notáveis por anteciparem que as implantações fixas wireless para a casa serão um dos primeiros pontos de entrada para a verdadeira disponibilidade comercial do 5G – fornecendo mídia e entretenimento de alta qualidade com velocidades multi-Gbps usando conectividade de banda ultralarga como uma alternativa mais eficiente para a fibra.

Visão para as Cidades Inteligentes

A mmWave para a banda larga móvel melhorada (eMBB, na sigla em inglês) e comunicações ultraconfiáveis e de baixa latência (URLLC, na sigla em inglês) não é a única área na qual a Intel está inovando. Nossas demonstrações da cidade inteligente abordaram os avanços da Intel na sub-1 GHz para destacar como a Internet das Cosias (IoT) habilitará as cidades a se tornarem “inteligentes” em termos de infraestrutura, aplicativos de segurança pública e esforços de conservação.

A Intel foi uma colaboradora-chave para o desenvolvimento do padrão NB-IoT e possui um abrangente plano de produtos para o modem visando soluções IoT de baixo consumo e ampla área (LPWA) para casos de uso de cidades inteligentes, agricultura inteligente e inteligência industrial.

 2 em 1s conectados

Alguns dos nossos inovadores parceiros revelaram dispositivos 2 em 1 com os modems Intel LTE inside.

Esses PCs – Os 2 em 1s Galaxy Book de 10.6 e 12 polegadas da Samsung Mobile, e o 2 em 1 destacável da Lenovo – oferecem a fusão de versatilidade, desempenho e conectividade que representam um forte passo adiante visando o nosso futuro conectado.

 Intel 5G para Rede, Nuvem e Cliente

Ao mesmo tempo em que havia muito para absorver no estande e nas demonstrações da Intel, alguns dos desenvolvimentos mais empolgantes foram alcançados pelos nossos parceiros.

Um empolgante progresso foi conquistado em cada uma das áreas abaixo:

  • Intel e parceiros estão colaborando para promover o padrão 3GPP Unificado para o 5G: AT&T, China Mobile, NTT DOCOMO e Vodafone com Intel, Ericsson, Huawei, Keysight, Nokia, Qualcomm, R&S e ZTE anunciaram um compromisso conjunto para promover o padrão 3GPP unificado para o ecossistema 5G global.
  • Intel e parceiros se comprometeram com um plano de trabalho para o 5G NR Non-Standalone em 2019: AT&T, NTT DOCOMO, SK Telecom, Vodafone, Ericsson, Qualcomm, British Telecom, Telstra e Intel, entre outras, suportarão o plano de trabalho proposto para a primeira fase da especificação 3GPP 5G NR. Esta nova proposta habilitará casos de uso específicos para o 5G um ano antes das implantações oficiais Rel-15 5G NR serem esperadas.
  • Intel e Spreadtrum lançaram uma nova plataforma SoC de 14nm de médio porte e primeira linha: A Spreadtrum anunciou uma nova plataforma SoC LTE de 8 núcleos e 64-bit baseada na arquitetura Intel Airmont e desenvolvida com o processo tecnológico de 14nm da Intel para um poderoso desempenho computacional móvel. Esta solução para o mercado global de smartphones destaca a flexibilidade das soluções discretas de modem em termos de desempenho de produto e diferenciação do conjunto de recursos.
  • Intel e Nokia anunciaram a disponibilidade do acesso 5G Fixo com o Nokia 5G FIRST: Composto pela rede de acesso radio (RAN, na sigla em inglês) da Nokia e a 2ª Geração da Plataforma Intel 5G Mobile Trial, o Nokia 5G FIRST usará o modem Intel® 5G para fornecer conectividade wireless de banda ultralarga – permitindo que as operadoras atendam rapidamente as crescentes demandas de dados residenciais e empresariais. As primeiras implantações são esperadas para o segundo semestre deste ano.
  • Intel e AT&T estão lançando um teste de entretenimento 5G residencial e empresarial: AT&T e Intel estão lançando um teste de mercado 5G em Austin, Texas, permitindo que clientes residenciais e empresas de pequeno e médio porte recebam o sinal da DIRECTV NOW e acessem a próxima geração de serviços de entretenimento e banda larga melhorada. Baseado na 2ª Geração da Plataforma Intel 5G Mobile Trial, e apresentando o nosso RFIC de 39 GHz, este teste incorporará os principais aprendizados de seu antecessor para acelerar a disponibilidade comercial das soluções 5G com capacidade mmWave.
  • Intel, Ericsson e China Mobile anunciaram o primeiro teste de interoperabilidade celular para fábricas baseado na IoT: A Intel está trabalhando com Ericsson e China Mobile para fornecer conectividade celular IoT e Industry 4.0 interoperável em um ambiente de fábrica, aproveitando o modem Intel® XMM™ 7115 NB-IoT. Este teste em andamento fornecerá conclusões-chave sobre como as soluções 5G permitirão que os fabricantes melhorem a eficiência e reduzam o risco em ambientes complexos.
  • Intel e parceiros anunciaram uma nova iniciativa de laboratório nfv com múltiplos fornecedores: Atos, Dell EMC, Intel, Juniper, Red Hat e VMWare estão trabalhando em equipe em uma nova Iniciativa de Laboratório NFV para ajudar as operadoras na transição para ambientes virtualizados e visando acelerar a entrega de valor empresarial. O grupo projetou uma nova solução usando servidores baseados na arquitetura Intel® para as “primeiras” implantações.

A Intel está colaborando com os principais parceiros do mundo para definir, criar protótipos, testar e fornecer os padrões e soluções iniciais 5G que habilitarão uma sociedade inteligente e conectada. Vejo as demonstrações e anúncios do MWC 2017 como uma prova positiva de que as peças do quebra-cabeça 5G estão se encaixando em tempo real para suportar uma nova geração de serviços e experiências.

Aicha Evans é vice-presidente sênior e gerente geral do Grupo de Comunicações e Dispositivos da Intel Corporation

On Feb. 28, 2017, Intel Corporation showcases how the pieces of the 5G puzzle -- network, cloud and client -- will come together through amazing experiences at Mobile World Congress 2017. Intel is delivering new technologies and working with industry leaders on platforms now to realize the full promise of 5G. The event, which runs from Feb. 27 to March 2 in Barcelona, Spain, focuses on the mobile communications industry. (Credit: Intel Corporation)
On Feb. 28, 2017, Intel Corporation showcases how the pieces of the 5G puzzle — network, cloud and client — will come together through amazing experiences at Mobile World Congress 2017. Intel is delivering new technologies and working with industry leaders on platforms now to realize the full promise of 5G. The event, which runs from Feb. 27 to March 2 in Barcelona, Spain, focuses on the mobile communications industry. (Credit: Intel Corporation)
On Feb. 28, 2017, Intel Corporation showcases how the pieces of the 5G puzzle -- network, cloud and client -- will come together through amazing experiences at Mobile World Congress 2017. This includes smart cities that will efficiently deliver services to improve the quality of life. The event, which runs from Feb. 27 to March 2 in Barcelona, Spain, focuses on the mobile communications industry. (Credit: Intel Corporation)
On Feb. 28, 2017, Intel Corporation showcases how the pieces of the 5G puzzle — network, cloud and client — will come together through amazing experiences at Mobile World Congress 2017. This includes smart cities that will efficiently deliver services to improve the quality of life. The event, which runs from Feb. 27 to March 2 in Barcelona, Spain, focuses on the mobile communications industry. (Credit: Intel Corporation)
On Feb. 27, 2017, Intel Corporation showcases how the pieces of the 5G puzzle -- network, cloud and client -- will come together through amazing experiences at Mobile World Congress 2017. Intel is delivering new technologies and working with industry leaders on platforms now to realize the full promise of 5G. The event, which runs from Feb. 27 to March 2 in Barcelona, Spain, focuses on the mobile communications industry. (Credit: Intel Corporation)
On Feb. 27, 2017, Intel Corporation showcases how the pieces of the 5G puzzle — network, cloud and client — will come together through amazing experiences at Mobile World Congress 2017. Intel is delivering new technologies and working with industry leaders on platforms now to realize the full promise of 5G. The event, which runs from Feb. 27 to March 2 in Barcelona, Spain, focuses on the mobile communications industry. (Credit: Intel Corporation)
The Intel XMM 7560 Modem enables the next generation of LTE advanced devices, bringing blazing fast gigabit speeds to global customers with a single powerful SKU. Intel Corporation on Feb. 27, 2017, showcases how the pieces of the 5G puzzle -- network, cloud and client -- will come together through amazing experiences at Mobile World Congress 2017. The event, which runs from Feb. 27 to March 2 in Barcelona, Spain, focuses on the mobile communications industry. (Credit: Intel Corporation)
The Intel XMM 7560 Modem enables the next generation of LTE advanced devices, bringing blazing fast gigabit speeds to global customers with a single powerful SKU. Intel Corporation on Feb. 27, 2017, showcases how the pieces of the 5G puzzle — network, cloud and client — will come together through amazing experiences at Mobile World Congress 2017. The event, which runs from Feb. 27 to March 2 in Barcelona, Spain, focuses on the mobile communications industry. (Credit: Intel Corporation)
At MWC 2017 on Feb. 27, 2017, Intel demonstrates how it is ushering in the age of autonomous driving in an immersive virtual reality experience featuring the Intel® GO™ Automotive 5G platform and the benefits of using LTE 4G for critical environment notifications. Intel Corporation is showcasing how the pieces of the 5G puzzle -- network, cloud and client -- will come together through amazing experiences at Mobile World Congress 2017. The event, which runs from Feb. 27 to March 2 in Barcelona, Spain, focuses on the mobile communications industry. (Credit: Intel Corporation)
At MWC 2017 on Feb. 27, 2017, Intel demonstrates how it is ushering in the age of autonomous driving in an immersive virtual reality experience featuring the Intel® GO™ Automotive 5G platform and the benefits of using LTE 4G for critical environment notifications. Intel Corporation is showcasing how the pieces of the 5G puzzle — network, cloud and client — will come together through amazing experiences at Mobile World Congress 2017. The event, which runs from Feb. 27 to March 2 in Barcelona, Spain, focuses on the mobile communications industry. (Credit: Intel Corporation)
Intel and Ericsson achieve first pre-5G over-the-air wireless interoperability between the 5G Intel Mobile Trial Platform UE and the Ericsson 5G Radio Prototype system. At MWC 2017, this industry milestone is demonstrated Feb. 27, 2017, in a live over-the-air autonomous driving experience. Intel Corporation is showcasing how the pieces of the 5G puzzle -- network, cloud and client -- will come together through amazing experiences at Mobile World Congress 2017. The event, which runs Feb. 27 to March 2 in Barcelona, Spain, focuses on the mobile communications industry. (Credit: Intel Corporation)
Intel and Ericsson achieve first pre-5G over-the-air wireless interoperability between the 5G Intel Mobile Trial Platform UE and the Ericsson 5G Radio Prototype system. At MWC 2017, this industry milestone is demonstrated Feb. 27, 2017, in a live over-the-air autonomous driving experience. Intel Corporation is showcasing how the pieces of the 5G puzzle — network, cloud and client — will come together through amazing experiences at Mobile World Congress 2017. The event, which runs Feb. 27 to March 2 in Barcelona, Spain, focuses on the mobile communications industry. (Credit: Intel Corporation)

Sobre a Intel
A Intel (NASDAQ: INTC) amplia os limites da tecnologia para possibilitar as experiências mais incríveis. Informações sobre a Intel podem ser encontradas em newsroom.intel.com e Intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

* Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.