Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

Intel apresenta o primeiro FPGA integrado à memória com foco em HPC e data center

O FPGA Intel® Stratix® 10 MX é a primeira matriz de portas programáveis ​​de campo da indústria (FPGA) com DRAM de memória de alta largura de banda integrada (HBM2). Ao integrar o FPGA e o HBM2, os FPGA Intel Stratix 10 MX oferecem até 10 vezes a largura de banda de memória em comparação com soluções de memória DDR autônomas. (Crédito: Intel Corporation)

Uma Intel anuncia a disponibilidade do Intel® Stratix® 10 MX FPGA, primeiro Field Programmable Gate Array (FPGA) integrado à memória DRAM com grande largura de banda (HBM2). Ao unir FPGA e HBM2, o Intel Stratix 10 MX FPGA pode oferecer uma largura de banda de memória até 10 vezes maior quando comparado a soluções DDR indviduais 1 .

Esse tipo de largura de banda faz o Intel Stratix 10 MX FPGAs o acelerador multifunção ideal para computação de alto desempenho (High Performance Computing – HPC), data centers, virtualização de funções de rede (NFV) e aplicações de transmissão que exigem acelerador de hardware para tornar o tráfego de dados em massa mais rápido, além de estruturas de divulgação de dados.

Em ambientes HPC, uma capacidade de compactar e descompactar dados antes ou depois da transmissão em massa é fundamental. Os FPGAs com HBM2 podem comprimir e permitir tráfegos intensos mais velozes do quando on-line FPGAs independentes.

Nos ambientes de análise de dados de alto desempenho (High Performance Data Analytics – HPDA), como estruturas de fluxos de dados como Apache * Kafka e Apache * Spark Streaming exigem aceleração de hardware em tempo real. O Intel Stratix 10 MX FPGA pode ler / gravar dados simultaneamente e criptografar / descriptografar dados em tempo real, sem sobrecarregar os recursos da CPU.

“Para acelerar de forma eficiente, as vendas de papel, uma largura de banda da memória precisa acompanhar um grande explosão dos dados”, disse Reynette Au, vice-presidente de marketing do Grupo de Soluções Programáveis ​​da Intel. “Criamos a família Intel Stratix 10 MX de FPGAs para uma nova classe de aceleradores de dados multifunção baseados em FPGA para os mercados HPC e HPDA”.

A família Intel Stratix 10 MX de FPGAs oferece uma largura de banda de memória máxima de 512 gigabytes por segundo com HBM2 integrada. A HBM2 empilha verticalmente camadas de DRAM usando a tecnologia TSV (Through-Silicon Via). Essas camadas de DRAM ficam sobre uma base que se conecta ao FPGA usando microcolisões de alta densidade.

A família Intel Stratix 10 MX utiliza a Embedded Multi-Die Interconnect Bridge (EMIB) da Intel que acelera a comunicação entre a malha FPGA e a DRAM. A EMIB integra de modo eficiente a HBM2 com uma malha FPGA monolítica de alto desempenho, eliminando o gargalo da largura de banda de memória com pouco consumo de energia.

A Intel oferece diversas variantes da família Stratix 10 de FPGAs, entre elas o Intel Stratix 10 GX (com transceptores 28G) e Intel Stratix 10 SX (com processador ARM quad-core embutido). A família Intel Stratix 10 utiliza o processo de fabricação FinFET de 14 nm da Intel e incorpora uma tecnologia avançada de empacotamento com EMIB.

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.