Intel apresenta 10ª Geração de processadores Intel Core para PCs e Projeto Athena na COMPUTEX 2019

Empresa anuncia parcerias para entregar desempenho revolucionário, inteligência artificial, duração de bateria e responsividade para segmento móvel, de gaming e comercial

PRINCIPAIS NOVIDADES

  • 10ª Geração de processadores Intel® Core™ Ice Lake baseados em 10nm já disponíveis.
  • 10ª Geração de processadores Intel Core com gráficos Iris® Plus é a primeira a levar inteligência artificial de larga escala a PCs com desempenho de inteligência artificial (IA) 2,5x maior, o dobro de desempenho gráfico e velocidade wireless quase 3x maior, os processadores fornecem nível inédito de integração para as experiências de PC de hoje e do futuro.
  • Revelada primeira especificação do programa de inovação Projeto Athena; sistemas baseados na 10ª Geração de processadores Intel Core devem chegar ao mercado até o final de 2019.
  • Novidade para os gamers: nova edição especial i9-9900KS da 9ª Geração de processadores Intel® Core™, com all-core turbo de 5Ghz e Intel® Performance Maximizer.
  • Intel apresenta os processadores vPro da 9ª Geração de processadores Intel® Core™ para profissionais, levando o Intel Core i9 à melhor plataforma de negócios pela primeira vez.

TAIPEI, TAIWAN, 28 de maio de 2019 – Hoje, durante a COMPUTEX 2019, a Intel anunciou uma série de novos produtos e tecnologias para os principais segmentos da indústria de PCs. Desde a chegada da 10ª Geração de processadores Intel® Core ™, passando por informações adicionais sobre o revolucionário programa de inovação Projeto Athena e chegando ao primeiro processador de jogos com um turbo de 5GHz, a Intel mais uma vez elevou o padrão das experiências de PC.

“As pessoas não querem abrir mão de nada: duração de bateria, desempenho, poder de resposta, conectividade e formas ergonômicas. Nosso trabalho consiste em unir o setor e oferecer PCs incríveis e diferenciados, desenvolvidos para atender todos os desejos dos consumidores reais. A 10ª Geração de processadores Intel Core – nossa CPU mais integrada – e o Projeto Athena são ótimos exemplos de como investimentos significativos em plataformas ajudarão a impulsionar a inovação no setor como um todo”, explica Gregory Bryant, vice-presidente sênior e diretor geral do Client Computing Group.

Press Kit: Intel na Computex 2019

10ª Geração de Processadores Intel® Core™: altamente integrada; com IA de ampla escala para PCs

A Intel anunciou o lançamento da 10ª Geração de processadores Intel Core, trazendo IA de alto desempenho a PCs com o Intel® Deep Learning Boost (Intel DL Boost). Os processadores são desenvolvidos com base na tecnologia 10nm da empresa, além da nova arquitetura de núcleos “Sunny Cove” e gráficos Gen11. Os processadores da 10ª Geração Intel Core irá abranger desde o Intel Core i3 ao Intel Core i7, com até 4 núcleos e 8 threads, frequência max turbo de até 4.1 e frequência de gráficos de até 1.1GHz.

A 10ª Geração de processadores Intel Core irá revolucionar o segmento de laptops ultrafinos e 2 em 1, oferecendo:

  • Desempenho inteligente: Primeiros processadores da Intel desenvolvidos para oferecer IA de alto desempenho para laptops com desempenho 2.5X maior1 graças à tecnologia Intel DL Boost para cargas de trabalho de baixa latência. A nova arquitetura de gráficos oferece até um teraflop de computação vetorial para cargas de trabalho de inferência para níveis inéditos de criatividade, produtividade e entretenimento em laptops ultrafinos. Já o Intel® Gaussian Network Accelerator (GNA) vem embutido no SoC para usos de IA baixo consumo em PCs.
  • Um salto em capacidades gráficas: Os novos gráficos Intel® Iris® Plus, baseados na arquitetura de gráficos Gen11, oferecem praticamente o dobro de desempenho2 para experiências visuais arrebatadoras. A inovação possibilita recursos de criação de conteúdo de nível profissional com quase o dobro de codificação HEVC em qualquer lugar; transmissão de vídeos 4K HDR com cores mais nítidas; execução de jogos com FPS duas vezes mais rápidos e de milhares de títulos populares em 1080p.
  • Melhor conectividade do mercado: A combinação inédita do Thunderbolt ™ 3 com o Intel® Wi-Fi 6 integrado (Gig +) permite velocidades sem fio quase 3x mais rápidas 3 junto à porta mais rápida e versátil do mercado. A implantação do Gig+ da Intel para conectividade Wi-Fi 6 oferece mais de 1Gbps de velocidade sem fio com segurança e desempenho superiores.

O alto nível de integração da 10ª Geração de processadores Intel Core dá aos fabricantes a oportunidade de inovar em termos de design e estética e reduzir a pegada de silício sem deixar de entregar os melhores e mais modernos padrões e desempenho. Os processadores da 10ª Geração Intel Core já estão disponíveis e devem integrar os sistemas dos fabricantes até o final de 2019.

Projeto Athena: Acelerando o passo da inovação

A Intel também compartilhou mais detalhes sobre o seu programa de inovação Projeto Athena, incluindo a especificação-alvo 1.0 que irá inaugurar a primeira onda de laptops ainda no segundo semestre deste ano. A empresa também apresentou alguns dos designs iniciais desenvolvidos por parceiros como Acer*, Dell*, HP* e Lenovo*.

Com base em anos de pesquisa para compreender as necessidades, desafios e expectativas dos usuários de laptops, o programa prioriza a ativação de experiências que reflitam condições reais, medidas pelos “principais indicadores de experiência” (em iglês, key experiência indicators, KEI).

A Intel desenvolveu as novas métricas KEI, usadas durante o processo de verificação do programa, como uma forma de testar e impulsionar experiências consistentes em laptops. As métricas têm como base uma série de pesquisas sobre as necessidades rotineiras de usuários reais de laptops em casa ou no trabalho. O objetivo da Intel com as novas métricas é trabalhar em conjunto com seu ecossistema para impulsionar inovações que impactem significativamente as experiências dos usuários de laptops e desenvolver esses recursos a cada ano. A primeira leva de objetivos KEI inclui:

  • Capacidade de resposta consistente na bateria.
  • 16 ou mais horas de duração da bateria no modo de reprodução de vídeo local e 9 ou mais horas de duração da bateria em condições de desempenho reais.
  • Ativação do sistema em modo de espera em menos de 1 segundo.

A especificação que irá possibilitar essas experiências inclui requisitos de plataforma, como Thunderbolt 3, Intel Wi-Fi 6 (Gig+), IA OpenVINO compatíveis com PC e suporte moderno e conectado em seis áreas: ação instantânea, desempenho e capacidade de resposta, inteligência, vida útil da bateria, conectividade e fator de forma. Acesse o nosso fact sheet para mais informações sobre a especificação-alvo 1.0.

Como parte do Projeto Athena, a Intel está fornecendo suporte de engenharia em todo o ecossistema – com mais de 100 empresas contratadas – e novas ferramentas e instalações do Open Labs para dar suporte à verificação e testes em laptops.

O Projeto Athena deve durar vários anos e o anúncio da especificação-alvo 1.0 e amostras de design são apenas o começo.

Liderança de desempenho para gamers, criadores de conteúdo e profissionais.

A Intel também abordou outros assuntos, incluindo o lançamento da edição especial i9-9900KS da 9ª Geração de processadores Intel® Core™, ajustada para oferecer all-core turbo de 5Ghz, deixando o melhor processador de games para desktop ainda melhor. Previsão de disponibilidade: dezembro de 2019.

Pela primeira vez, a empresa apresentou o novo Intel® Performance Maximizer (IPM), uma ferramenta de overclocking automatizado que leva o overclocking para uso massivo, facilitando o ajuste dinâmico e confiável de processadores para desktop da 9ª Geração Intel® Core ™ desbloqueados com base em seu DNA de desempenho individual. O IPM será gratuito e parte do conjunto de ferramentas com tecnologia Intel® Adaptix™, uma seleção de ferramentas avançadas de tecnologia de software que ajudam fabricantes e consumidores a maximizarem o desempenho e a experiência em nível de plataforma. O conjunto inclui ainda os recursos Dynamic Tuning Technology, Extreme Tuning Utility e Graphics Command Center da Intel.

Por fim, a empresa apresentou novidades em outras três linhas de produtos:

  • A Intel lançou 14 novos processadores da 9ª Geração de processadores Intel® Core™ vPro para alto desempenho em dispositivos móveis (série H) e desktop (série S), os processadores com desempenho mais alto do mercado para uso empresarial. Os processadores Intel® Core™ i9 vPro™ – com até 8 núcleos e 16 threads, podendo chegar a 5GHz em desktops e a 4.8GHz em dispositivos móveis – juntam-se pela primeira vez à melhor plataforma Intel® vPro™ para negócios, oferecendo desempenho superior em cargas de trabalho exigentes para uma experiência de usuário empresarial excepcional, recursos de segurança embutidos, gerenciamento remoto e estabilidade.
  • A Intel lançou 14 novos processadores Intel® Xeon® E para estações de trabalho móveis e desktop, desenvolvidos sob medida para desempenho profissional, capacidades de análise de dados em tempo real, recursos de segurança de plataforma embutidos e recursos de gestão remota como parte da plataforma Intel vPro. Pela primeira vez, os processadores Intel Xeon E contam com até 8 núcleos, 16 threads, frequência turbo de 5GHz, Wi-Fi6 (Gig+), Memória Optane H10 e suporte de memória ECC com 128 GB DDR4-2666.
  • A Intel também anunciou a nova família de processadores Intel® Core™ série X para criadores de alto nível, com lançamento previsto para o segundo semestre. Os processadores irão oferecer melhores frequências, maior velocidade de memória e Tecnologia Intel® Turbo Boost Max 3.0

Para mais informações sobre todas as plataformas da Intel, acesse o link dos processadores Intel.com.

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC), líder na indústria de semicondutores, está moldando o futuro centrado em dados com tecnologia de computação e de comunicação que é a base das inovações do mundo.  O vasto conhecimento em engenharia da empresa ajuda as empresas a enfrentarem os maiores desafios do mundo, além de proteger, alimentar e conectar bilhões de dispositivos e a infraestrutura de um mundo inteligente e conectado – da nuvem à rede, até a borda. Para mais informações sobre a Intel, acesse newsroom.intel.com and intel.com.

Intel, Core, Xeon, Adaptix, Thunderbolt e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

*Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.

Os resultados de desempenho são baseados em testes realizados na data informada no descritivo da configuração  e podem não refletir todas as atualizações de segurança disponíveis ao público. Verifique o descritivo da configuração para mais detalhes. Nenhum produto ou componente é totalmente seguro. Software e cargas de trabalho utilizados em testes de desempenho podem ter sido otimizados para desempenho apenas em microprocessadores Intel. Testes de desempenho, como SYSmark e MobileMark, são realizados usando sistemas computacionais, componentes, software, operações e funções específicos. Quaisquer mudanças em qualquer um desses fatores podem causar a variação dos resultados. Consulte outras informações e testes de desempenho para ajudá-lo a avaliar totalmente suas aquisições, incluindo o desempenho do produto adquirido combinado a outros produtos. Para informações completas, acesse www.intel.com/benchmarks.
As características e benefícios das tecnologias Intel dependem da configuração do sistema e podem exigir a ativação de hardware, software ou serviços específicos.  O desempenho varia dependendo das configurações do sistema. Nenhum sistema de computador é totalmente seguro. Fale com seu fabricante ou vendedor de sistema ou acesse intel.com para mais informações.
A Intel é patrocinadora e membro da BenchmarkXPRT Development Community e foi um desenvolvedor importante da família de benchmarks XPRT. Principled Technologies é responsável pela publicação da família de benchmarks XPRT. Consulte outras informações e testes de desempenho para ajudá-lo a avaliar totalmente suas aquisições.
Desempenho aproximadamente 2,5x maior com Ice Lake: Carga de trabalho: imagens por segundo usando AIXPRT Community Preview 2 com precisão Int8 em modelos ResNet-50 e SSD-Mobilenet-v1. sistema de pré-produção Intel, ICL-U, PL1 15w, 4C/8T, Turbo TBD, gráficos Intel Gen11, driver de pré-produção GFX, Memória de 8GB LPDDR4X-3733, Armazenamento Intel SSD Pro 760P 256GB, sistema operacional Windows Microsoft 10, RS5 Build 475, bios preprod comparado com Configuração – HP espectro x360 13t 13-ap0038nr, Intel® Core™ i7-8565U, PL1 20w, 4C/8T, Turbo de até 4.6Ghz, gráficos Intel UHD 620, driver Gfx 26.20.100.6709, Memória de 16GB DDR4-2400, Armazenamento Intel SSD 760p 512GB, sistema operacional Microsoft Windows 10, RS5 Build 475 Bios F.26. Medido pela Intel em abril de 2019
Aprox. Desempenho 2x superior com gráficos Ice Lake: Carga de trabalho: 3DMark11 v 1.0.132. Intel PreProduction ICL U4+2 15W Configuração (Premissas):, Processador: Intel® Core™ i7 (ICL-U 4+2) PL1=15W TDP, 4C8T, Memória: 2x8GB LPDDR4-3733 2Rx8, Armazenamento: Intel® 760p m.2 PCIe NVMe SSD com driver Microsoft AHCI, Resolução: 3840×2160 eDP Painel 12.5”, Sistema Operacional: Windows* 10 RS5-17763.316, driver de gráficos: PROD-H-RELEASES_ICL-PV-2019-04-09-1006832. comparado com – Intel PreProduction WHL U4+2 15W Configuração (Medida), Processador: Intel® Core™ i7-8565U (WHL-U4+2) PL1=15W TDP, 4C8T, Turbo de até 4.6Ghz, Memória: 2x8GB DDR4-2400 2Rx8, Armazenamento: Intel® 760p m.2 PCIe NVMe SSD com driver Microsoft AHCI, Resolução: 3840×2160 eDP Painel 12.5”, Sistema Operacional: Windows* 10 RS4-17134.112. , driver de gráficos: 100.6195. Medido pela Intel em abril de 2019
Velocidade do Ice Lake quase 3x maior: O 802.11ac 2×2 de 160 MHz permite taxas de dados teóricas máximas de 2402Mbps, ~3X (2.8X) mais rápido do que 802.11ac 2×2 80MHz (867Mbps) padrão, conforme documentado nas especificações padrão sem fio IEEE 802.11 e requer o uso de um roteador de rede sem fio 802.11ax com configuração similar.
Aprox. o dobro de codificação de vídeo com Ice Lake: Baseado em 4k HEVC para 4k HEVC transcode (8bit). Sistema de pré-produção Intel, ICL 15w comprado ao WHL 15w. Medido pela Intel em abril de 2019
Os processadores da 10ª Geração de processadores Intel Core com gráficos Intel Iris Plus contam com suporte para 10 bit por canal RGB para conteúdo HDR. Requer display compatível.
FPS com dobro de velocidade: Total War: Three Kingdoms (pré-lançamento para clientes Intel), benchmark integrado de batalha, 1920×1080 – Fullscreen, V-Sync: desligado, Low Quality Preset, escala de resolução: 100%.  sistema de pré-produção Intel, ICL-U, PL1 15w, 4C/8T, Turbo TBD, gráficos Intel Gen11, driver de pré-produção GFX, Memória de 8GB LPDDR4X-3733, Armazenamento Intel SSD Pro 760P 256GB, sistema operacional Windows Microsoft 10, RS5 Build 475, bios preprod comparado com Configuração – HP espectro x360 13t 13-ap0038nr, Intel® Core™ i7-8565U, PL1 20w, 4C/8T, Turbo de até 4.6Ghz, gráficos Intel UHD 620, driver Gfx 26.20.100.6709, Memória de 16GB DDR4-2400, Armazenamento Intel SSD 760p 512GB, sistema operacional Microsoft Windows 10, RS5 Build 475 Bios F.26. Medido pela Intel em maio de 2019.
Comparado a outras tecnologias de conexão PC I/O, incluindo eSATA, USB e IEEE 1394 Firewire*. Desempenho variável dependendo do hardware e software usados. Requer o uso de dispositivo com Thunderbolt™ ativado.
Para alcançar velocidade acima de 1Gbps, é necessário um serviço de Internet Gig, roteador/gateway com Wi-Fi 6 ou 11ac com suporte a canal de 160 MHz e PC equipado com Intel Wireless 9260/9560 ou Intel Wi-Fi 6 AX200/AX201.
Os objetivos do Projeto Athena ainda não preliminares e estão sujeitos a mudanças. A Intel não garante o desempenho de qualquer sistema terceirizado
Simulado para replicar o cenário típico: configuração padrão de HW/SW executando vários aplicativos em segundo plano e guias da web abertas; na conexão sem fio à Internet 802.11, alimentação CC e brilho da tela de 250nit
 Simulado para replicar o cenário de reprodução de vídeo em trânsito: brilho de tela a 150nit, em modo avião
 As condições para os testes de desempenho no mundo real incluem configurações padrão de fabricantes com o respectivo valor de software, brilho de tela em 250nits e conectado à internet com aplicações de uso comum, como Office 365*, Microsoft One Drive* e Google Chrome*, além de várias guias abertas e rodando em segundo plano. Os objetivos do Projeto Athena são preliminares e sujeitos a mudanças. A Intel não garante o desempenho de qualquer sistema terceirizado
Ativação da tela e autenticação por meio de botão, abertura da tampa ou comando de voz
Conforme medição usando modo benchmark in-game sempre que disponível, ou taxa média de FPS (frames por segundo) mais elevada quando o modo benchmark não estava disponível. Processadores de Gaming para PC avaliados:  i9-9900K da 9ª Geração de Processadores Intel® Core™ , i9-9980XE Intel® Core™  Extreme Edition e i9-9900X Intel® Core™  série X; i7-8700K e i7-8086K da 8ª Geração de Processadores Intel® Core™  e AMD Ryzen 7 2700X, AMD Ryzen Threadripper 2990WX, e AMD Ryzen Threadripper 2950X. Os preços dos produtos comparados pode variar.  Configurações: Gráficos: NVIDIA GeForce GTX 1080 TI, Memória: 4x16GB DDR4 (2666 ou 2933 de velocidade máxima do processador correspondente), Armazenamento: 1TB, OS: Windows  10 RS4 Build 1803, Samsung 970 Pro SSD. Resultados: O processador Intel® Core™  i9-9900K atingiu resultados melhores na maioria dos 19 títulos de games testados. O processador Intel® Core™ l i9-9900K teve os mesmos resultados do processador Intel® Core™  i7-8700K e i7-8086K em “Middle Earth: Shadow of War” e pontuação menor do que o processador Intel® Core™  i9-9980XE Extreme Edition em “Rise of the Tomb Raider”. Mais detalhes sobre cargas de trabalho, metodologia de testes e configurações estão disponíveis em  [http://facts.pt/11u9e2].
Aviso: Alterar o relógio ou a frequência da memória e/ou voltagem do PC pode (i) reduzir a estabilidade do sistema e usar a vida útil do sistema, memória e processador; (ii) levar a falha do processador e de outros componentes do sistema; (iii) causar reduções no desempenho do sistema; (iv) causar aquecimento adicional ou outros danos; e (v) afetar a integridade de dados do sistema.  A Intel não assume quaisquer responsabilidades caso a memória, mesmo em casos de alteração de frequência de relógio e/ou voltagem, não se adeque para qualquer tipo de finalidade específica. Consulte o fabricante de sua memória para mais informações sobre garantia.

Sobre a Intel:

A Intel (NASDAQ: INTC), líder na indústria de semicondutores, está construindo o futuro orientado ao uso de dados pela computação e telecomunicações como base das inovações. O vasto conhecimento em engenharia da Intel ajuda as empresas a enfrentarem os maiores desafios do mundo, além de proteger, alimentar e interligar bilhões de dispositivos e infraestrutura de um mundo inteligente e integrado - da nuvem à rede, do começo ao fim, conectando tudo que há no meio.
Para mais informações sobre a Intel, acesse:
newsroom.intel.com e intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

*Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.