Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

Impulsionando a nova fronteira para memória e armazenamento em 2019

O futuro - um mundo inteligente, conectado e baseado em dados - já chegou

Robert Crooke

Por Rob Crooke

A Intel não é uma empresa que apenas se interessa por memória e armazenamento. É uma empresa focada na transformação centrada em dados e na disrupção do mercado de memória e armazenamento com o uso de tecnologias de ponta para o preenchimento de lacunas de custo e desempenho na hierarquia de memória e armazenamento. Estamos construindo o futuro para um mundo inteligente, conectado e centrado em dados – e o futuro já chegou.

Pense nisso: memória e armazenamento são vitais para a experiência computacional. Os avanços na computação não seriam possíveis sem a evolução da memória e do armazenamento. E no mundo de hoje, impulsionado por dados, a necessidade de transferir, armazenar e processar dados requer capacidades de armazenamento com visão de futuro e inovações de ponta.

Informações adicionais: Storage and Memory News | U.S. Department of Energy and Intel to Deliver First Exascale Supercomputer

Dados são criados o tempo todo e a um ritmo frenético, criando novas fronteiras em setores tão variados quanto cuidados com a saúde, manufatura, transportes e finanças. Essa enxurrada de dados também está criando novos desafios em memória e armazenamento nas arquiteturas de plataforma, ressaltando a necessidade de análises de dados em tempo real ou quase em tempo real e acesso mais rápido a quantidades sempre crescentes de dados – alguns deles armazenados offline.

O DRAM não é grande o suficiente para resolver o problema atual da análise de dados em tempo real, enquanto o armazenamento tradicional não é rápido o suficiente. Além disso, precisamos de uma solução de armazenamento de alta capacidade que esteja conectada e online para acessar dados offline. É aqui que a liderança da Intel em tecnologia de memória e armazenamento entra em jogo. A tecnologia Intel® Optane™ impulsiona melhoras em análises de dados em tempo real, enquanto Intel® 3D NAND possibilita um acesso mais rápido a grandes volumes de dados. Quando o assunto é memória e armazenamento, essas duas tecnologias são a dupla dinâmica. Elas combatem os gargalos com uma combinação de fatores líder de mercado, incluindo capacidade de resposta e armazenamento de grande capacidade.

As tecnologias de memória e armazenamento da Intel estão mudando as regras do jogo para os nossos clientes, ajudando-os a lidar com o aumento enorme de dados que precisam enfrentam diariamente. Nossa estratégia de negócios é alimentada pelo impulso tecnológico, foco no cliente e conexão de plataformas.

Impulso tecnológico

Muita coisa aconteceu em pouco tempo. Em 2015, anunciamos a chegada da nova tecnologia de memória Intel Optane, o primeiro lançamento do tipo em 25 anos. Desde então, já lançamos nossa linha de produtos que usam a tecnologia Intel Optane e que não para de crescer. Ano passado, apresentamos o primeiro drive QLC de estado sólido baseado em PCIe do mercado. Ainda em 2018, expandimos nossa tecnologia Intel Optane e as linhas de produtos NAND com foco em novas densidades e formatos inovadores. Como resultado, mais da metade do nosso volume de vendas em memória e armazenamento em 2018 veio dos produtos 64L.

Também estamos empolgados com a chegada ao mercado da memória persistente Intel Optane DC, que estará disponível nos processadores Intel® Xeon® da próxima geração para data centers. Esse lançamento está redefinindo a hierarquia de memória e armazenamento e aproximando a memória persistente e de grande escala do processador.

Não estamos criando apenas novas tecnologias de memória e armazenamento, estamos revolucionando o mercado.

Foco no cliente

Ter o foco no cliente significa ajudar os clientes a enfrentarem desafios com nossas tecnologias mais recentes. Deixe-me contar algumas histórias e exemplos.

  • Quando os líderes da SAP estavam procurando maneiras de melhorar seus tempos de reinicialização para recargas do sistema, enxergaram a memória persistente como uma possível solução. Os tempos de reinicialização e recuperação são muito importantes para os clientes SAP. Quando fomos falar com a SAP sobre nossa nova tecnologia de memória persistente Intel Optane DC, os líderes da SAP estavam interessados em entender como isso poderia ajudar no desafio empresarial de reduzir o custo total de propriedade e melhorar o tempo de inatividade para atualizações de manutenção. Depois de conhecer o novo produto de perto, a SAP concluiu que seria uma mudança revolucionária para o SAP HANA. O SAP HANA 2.0 SPS03 e a Memória Persistente Optane DC da Intel ajudam a reduzir o TCO por meio de uma capacidade de memória maior, tempos de inicialização menores e níveis de dados simplificados, enquanto movem mais dados para mais perto do processador, reduzindo o tempo para insights.
  • Os líderes da VMware sentaram para conversar com seus clientes e receberam instruções claras – melhorar a solução de nuvem híbrida da VMware para ser mais responsiva e ágil da nuvem até a borda. Em sua busca por melhorar a sua capacidade de resposta, os líderes da VMware avaliaram os SSDs da Intel Optane e perceberam que, modificando a oferta do VMware vSAN ou re-escrevendo o código poderiam se beneficiar dos atributos dos SSDs da Intel Optane e atender a expectativa do cliente por uma capacidade de resposta melhor. A solução ficou disponível no ano passado, e agora temos muitas ofertas de produtos node prontos para vSAN para OEMs que fornecem maior desempenho e suporte para mais máquinas virtuais por servidor.
  • Já a Cisco transformou suas ofertas de produtos nos moldes da mais recente mudança arquitetônica para uma “infraestrutura hiper-convergente”. Ao longo do processo de trabalho com a Cisco montamos uma opção combinada de armazenamento em cache e armazenamento ajustada para o ambiente do cliente. O resultado foi o anúncio recente da nova solução Hyperflex* 4.0 all-NVMe da Oracle com SSDs Intel Optane. Outro fato interessante é que a Cisco também apresentou suas soluções Hyperflex Edge, usando novamente os SSDs Intel Optane como parte do kit de ferramentas de distribuição de OpenVino™ da Intel® para internet das coisas. (Mais informações:Hyperflex 4.0 | Hyperflex Edge solution )

Centrada em dados

A abordagem centrada em dados da Intel não melhora apenas nossos produtos de memória e armazenamento, mas nossa plataforma como um todo na hora de liberar todo o potencial das nossas CPUs. Na área de clientes PC, abordamos as restrições de capacidade de resposta e espaço combinando a mídia de memória Intel Optane e o Intel® QLC 3D NAND em um único dispositivo M.2. Nossas CPUs para data center contam com novos recursos como o VROC/VMD para soluções RAID e o controlador de memória que suporta nossa mais recente memória permanente Intel Optane DC.

Uma nova fronteira

Nossas soluções inovadoras seguem revolucionando o segmento de memória e armazenamento. Nossos parceiros enxergam isso e compreendem que eles também irão se beneficiar com essa nova abordagem. Assim, eles estão engajados ativamente em reformular seus aplicativos, redesenhando suas soluções de armazenamento e memória, além das plataformas para entrega aos seus clientes.

De fato, uma nova fronteira para o segmento de memória e armazenamento se apresenta em 2019, e nós da Intel acreditamos que temos o conjunto certo de tecnologias e soluções para ajudar nossos clientes a vencerem a transição centrada em dados.

Rob Crooke é vice-presidente sênior e gerente geral do Non-Volatile Memory Solutions Group da Intel Corporation.

 

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.