Intel supera limites dos computadores modernos na Computex

Gregory M. BryantGregory Bryant

O 50º aniversário da Intel, que acontece no próximo mês, será o momento perfeito para celebrar uma das tecnologias mais importantes da Intel: o PC. Mesmo que estejamos migrando para a era dos dados, o PC continua sendo parte fundamental dos negócios da companhia e uma área, acreditamos, repleta de oportunidades para nós.  

Na Computex Taipei, compartilhei a visão da Intel para o futuro dos PCs e apresentei uma série de novidades que ajudarão a companhia e todo o ecossistema nessa caminhada. Estamos testemunhando o PC deixar de ser um simples computador para se tornar uma plataforma capaz de contribuir ainda mais para a vida das pessoas. 

O PC já é o centro das atenções para a maioria de nós.  Mais de 80% das pessoas¹ utilizam um PC para realizar suas tarefas do dia a dia. Mas, ao mesmo tempo, estamos cada vez mais distraídos. Pesquisas indicam que uma pessoa é interrompida, em média, a cada três minutos². As respostas sobre onde, como e por quê trabalhamos estão mudando. E a forma de as pessoas se conectarem umas com também mudou. A tecnologia é a força motriz nesse cenário. 

Dessa forma, há uma oportunidade de melhorar significativamente a experiência com os PCs, tanto para atender às necessidades que as pessoas têm hoje como para ajudá-las a estarem mais concentradas no que lhes é mais importante e a criar e desenvolver um senso de comunidade. Para essa mudança acontecer, é preciso inovar em cinco áreas principais: desempenho, conectividade, vida útil da bateria, capacidade de adaptação e inteligência. 

Desempenho fora de série 

Nosso principal compromisso, oferecer o melhor desempenho, pôde ser mais uma vez comprovado com os últimos lançamentos na linha de processadores móveis Intel® Core™ de 8ª geração: Whiskey Lake U-series e Amber Lake Y-series, que trazem melhorias de performance de até dois dígitos³ e Wi-Fi gigabit integrado. Eles chegam ao mercado a partir do terceiro trimestre em mais de 140 novos laptops e equipamentos 2-em-1 de nossos parceiros. Para desktops, vamos entregar até o final deste ano uma nova versão do X-series e o próximo processador Intel® Core™ série S. 

Além do poder de processamento, outra oportunidade para impulsionarmos o mercado de PCs é o lançamento do SSD Intel® Optane™ 905P, agora disponível em um fator de forma M.2. Com a melhor resistência do setor⁴, o novo SSD Intel Optane de baixa espessura é uma unidade de alto desempenho que garante ao processador menos tempo de espera e mais tempo de processamento, proporcionado aos usuários uma experiência incrível. 

Além do 50º aniversário da Intel, também celebramos o 40º aniversário da arquitetura Intel x86. Em homenagem a ela, apresentamos a edição limitada do Intel® Core™ i7-8086K de 8ª geração, o primeiro processador da Intel com frequência turbo de 5,0 GHz. Este é um marco para nós, e estamos tão entusiasmos, que vamos distribuir 8.086 desses processadores – as regras e informações sobre como participar estão em www.intel.com/8086sweepstakes . 

Conectividade 

Durante o último Mobile World Congress, a Intel falou sobre a importância do 5G e nossa liderança nesse campo. Uma das novidades é que a operadora Sprint é o novo parceiro na venda de PCs com processadores Intel e conectividade 5G. Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo e Microsoft começam a oferecer os primeiros notebooks e equipamentos 2-em-1 do mercado com conexão 5G em 2019. 

Acer, Asus, Dell e HP também estão ampliando suas linhas de equipamentos com conectividade 4G: mais 10 modelos, além dos 25 disponíveis atualmente, devem chegar ao mercado nos próximos meses. Mais do que elegantes, esses PCs oferecem ao consumidor alto desempenho. 

Um dia inteiro de bateria 

A tela é o componente que mais consome energia. Uma forma de fazer com que as baterias tenham autonomia para um dia inteiro é pela engenharia conjunta em torno da nova tecnologia Intel Low Power Display, com telas de um watt da Sharp e da Innolux, que pode cortar o consumo da LCD pela metade. Conforme a indústria seguir inovando neste campo, esperamos alcançar mais de 4 a 8 horas de reprodução de vídeo local (que seja baixado para o equipamento), o que significa uma autonomia de até 28 horas⁵ em alguns dispositivos. 

Do jeito que o usuário quer 

As pessoas querem um PC que se adapte ao seu estilo de vida. Essa capacidade de adaptação pode incluir novos designs, como telas duplas, ou o desenvolvimento de equipamentos para cenários de uso específicos. Entre os exemplos disso que mostramos está o próximo e inovador Yoga Book, da Lenovo, que deve cehgar ao mercado ainda este ano. 

Além disso, destacamos vários notebooks, desktops, modelos all-in-one e periféricos da Acer, Asus, Corsair, Dell, HP, MSI e Twist desenvolvidos especialmente para criadores de conteúdo em parceria com os fabricantes de PCs parceiros. Esses PCs equipamentos primam pelo design e periféricos que chamam a atenção, diferentes possibilidades de formato de uso e a oferta de tecnologias otimizadas para suas necessidades de trabalho, incluindo processadores Intel® Core™ i7 e Intel® Core™ i9, Thunderbolt™ 3 e SSDs Intel Optane. 

Inteligência 

Inteligência será sempre parte integrante da experiência quando falamos nos PCs modernos e adaptáveis. Nosso plano de integrar a inteligência artificial ao computador se tornará realidade por meio da oferta de ferramentas e recursos para a comunidade de desenvolvedores e da colaboração com OEMs para empacotar suas funcionalidades de IA em novos dispositivos. 

Apresentamos o programa AI on PC Developer para fornecer a desenvolvedores ferramentas e treinamento – incluindo o kit de ferramentas OpenVINO™ e Windows ML – para que os recursos de hardware possam ser utilizados plenamente de forma a impulsionar a inovação em torno da IA. 

Além disso, a Asus se juntou a nós para mostrar ao mundo um novo conceito de PC: o Projeto Precog, um notebook de tela dupla conversível com recursos inteligentes para garantir versatilidade e produtividade. A companhia também mostrou o novo ZenBook Pro, que permite explorar o baixo consumo de energia da Intel® Movidius™ VPU para criar recursos de IA para os atuais e novos aplicativos. 

Nunca houve tanta oportunidade para que a Intel e seus parceiros trabalhem juntos para trazer mudanças cada vez mais positivas para o universo dos PCs, a fim de transformá-los na melhor plataforma para os usuários. 

 

* Gregory M. Bryant é vice-presidente sênior e gerente-geral do Grupo de Computação Pessoal da Intel Corporation 

 

¹ fonte: GIA Tech Attitudes 2018 

² fonte: https://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/howaboutthat/12107840/IQ-Intelligent-people-are-more-easily-distracted-at-work.html 

³ Baseado no SYSmark* 2014 SE (Desempenho de aplicativos Windows para desktop). Comparando processador i7-7500U de 7ª geração, PL1=15W TDP, 2C4T, Turbo de até 3,5GHz, Memória: DDR4-2133 2x4GB, vs. Estimativas para processador Core i7 de 8ª geração: PL1=15W TDP, 4C8T, Turbo de até 4,2 GHz, Memória: DDR4-2400 2x4GB, Armazenamento: Intel® SSD, Windows* 10 RS3. Suposições da política de energia: modo AC. Nota: Estimativas de desempenho são Pre-Silicon e estão sujeitas a mudanças. Projeções Pre-Si têm margem de erro de +/- 7%. 

⁴ A maior resistência, como mostra a comparação do Tom’s Hardware entre SSDs do mercado, de 19 de janeiro de 2018; ver https://www.tomshardware.com/reviews/best-ssds,3891.html 

⁵ Com base em análises internas da Intel de um sistema de produção modificados com processador Intel® Core™ i7-8550U (PL1=15W TDP, 4C8T, Turbo até 4,0GHz), 8GB de DRAM, SSD Intel 600p, sistema gráfico Intel UHD 620 e sistema operacional Windows* 10. Projeção de autonomia de 28 horas para a bateria baseado em várias técnicas de economia de energia. Carga de trabalho de teste foi a reprodução de vídeo local com brilha da tela de 150 nits e áudio em fones de ouvido. 

Software e cargas de trabalho utilizados nos testes de desempenho podem ter sido otimizados apenas para processadores Intel. Testes de desempenho, tais como SYSmark e MobileMark, são feitos usando sistemas de computador, componentes, software, operações e funções específicos. Qualquer alteração em qualquer um desses fatores pode produzir diferenças nos resultados. Deve-se consultar outros testes e informações de desempenho para ajudar na avaliação completa de possíveis compras, incluindo o desempenho do produto quando combinado com outros. Para obter informações mais completa, visite http://www.intel.com/benchmarks. 

Os resultados de benchmark relatados pela Intel podem necessitar de revisão à medida que testes adicionais forem realizados. Os resultados dependem das configurações específicas das plataformas e das cargas de trabalho utilizadas no teste e podem não ser aplicáveis a componentes, sistemas ou cargas de trabalho específicos. Os resultados não são necessariamente representativos de outros benchmarks; os resultados de outros benchmarks podem apresentar maior ou menor impacto de mitigações. 

As características e benefícios das tecnologias da Intel dependem da configuração do sistema e podem exigir hardware, software ou a ativação de serviços. O desempenho pode variar dependendo da configuração do sistema. Nenhum sistema de computador é absolutamente seguro. Consulte o fabricante do sistema ou o varejista e saiba mais em www.intel.com. 

Sobre a Intel
A Intel (NASDAQ: INTC) amplia os limites da tecnologia para possibilitar as experiências mais incríveis. Informações sobre a Intel podem ser encontradas em newsroom.intel.com e Intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

* Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.