Estudo: Empresas reduzem em até 30% o custo de manutenção e gerenciamento de dispositivos com a adoção de computadores 2 em 1

Dispositivos aumentam produtividade, diminuem custos com gestão da TI e licenças de softwares, e atendem as demandas de mobilidade dos executivos

São Paulo, 04 de março de 2014 – Um estudo feito pela Principled Technologies, a pedido da Intel, mostrou que o uso de dispositivos 2 em 1 no ambiente corporativo pode levar a uma economia de até 30% no custo de propriedade (TCO, em inglês) dos dispositivos em um período de três anos. A economia é oriunda da diminuição dos custos diretos de gestão de notebooks e tablets independentes. Com os 2 em 1, os custos com hardware e software, manutenção e gestão dos equipamentos são mais competitivos.

“Um único dispositivo que funciona como tablet e notebook, pode ser a maneira mais barata de uma organização atender às necessidades dos colaboradores, em especial aos times de venda que necessitam de mobilidade”, afirma Bárbara Toledo, Gerente de Marketing para o segmento corporativo da Intel Brasil. “Além de oferecerem um benefício imediato na hora da compra, a adoção de um único dispositivo reduz de forma significativa os custos de manutenção, gerenciamento e segurança da informação”.

As descobertas do estudo da Principled Technologies também refletem um novo comportamento de trabalho. Hoje, é cada vez mais frequente a atividade fora da empresa. No Brasil, 56% dos executivos realizam suas funções profissionais em regime de home office1. Ou seja, os equipamentos de trabalho precisam oferecer eficiência dentro e fora da empresa. O estudo apontou uma série de benefícios oriundos da adoção de equipamentos 2 em 1:

Administraçã Os custos com máquinas defasadas cascateiam para a equipe de TI, que precisa gastar mais horas na administração dos dispositivos. Cada notebook e tablet necessita de gestão independente. Substituí-los por dispositivos 2 em 1 implica em menos equipamentos gerenciáveis, visto que um único equipamento exerce duas funções. Além disso, ganha-se mais eficiência no gerenciamento dos dispositivos.

Segurança: Unificar tablets e notebooks corporativos em um único dispositivo tem impacto direto nos custos com a segurança das informações, já que a empresa precisa de uma única licença de software para manter as duas facetas dos 2 em 1 protegidas. Os computadores 2 em 1 voltados para o mercado corporativo também trazem a tecnologia Intel® vPro™, que conta com recursos avançados de segurança aplicados diretamente no hardware, como a tecnologia Intel® Identity Protection Technology™, que protege o dispositivo de ataques via web e também em caso de roubo ou extravio da máquina.

Software: Com cada colaborador executando todas as suas funções em um único dispositivo, a área de TI se livra de gastos com licenças extras de softwares corporativos e de produtividade. Os usuários também ganham a vantagem de não precisarem utilizar diferentes softwares para executar uma mesma função, nem correm o risco de se confundir com aplicações corporativas que usam interfaces diferentes em notebooks ou em tablets.

Flexibilidade: Facilitar a vida dos funcionários é uma vantagem que impacta na produtividade da empresa. Os últimos modelos de 2 em 1 corporativos são mais leves e facilitam carregar o dispositivo para trabalhar em casa, dando mais autonomia e flexibilidade para o usuário. E usar um único dispositivo com múltiplas funções facilita bastante o trabalho.

  No momento de avaliação de aquisição de novas tecnologias para a empresa, vale observar que a atualização dos dispositivos corporativos é uma decisão estratégica sobre produtividade. Máquinas com mais de três anos sofrem com a depreciação do tempo, causam gastos extras com energia elétrica e manutenção, além de impactarem mais de 40 horas por ano do tempo dos funcionários.

Sobre a Intel:

A Intel (NASDAQ: INTC), líder na indústria de semicondutores, está construindo o futuro orientado ao uso de dados pela computação e telecomunicações como base das inovações. O vasto conhecimento em engenharia da Intel ajuda as empresas a enfrentarem os maiores desafios do mundo, além de proteger, alimentar e interligar bilhões de dispositivos e infraestrutura de um mundo inteligente e integrado - da nuvem à rede, do começo ao fim, conectando tudo que há no meio.
Para mais informações sobre a Intel, acesse:
newsroom.intel.com e intel.com.

Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou outros países.

*Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.