Intel’s news source for media, analysts and everyone curious about the company.

CEO da Intel: ‘A Computação Não está Mais Confinada ao PC – Ela Está em Todos Os Lugares’

Destaques

  • Otellini descreveu como a computação “pessoal” está transformando a Intel e a indústria
  • Foram demonstradas tecnologias inovadoras e designs vitoriosos para PCs da Intel e outros negócios emergentes
  • Foram lançados inúmeros produtos para plataformas PC, incluindo mais de 25 processadores Intel® Core™ e a tecnologia Intel® Wireless Display
  • Foram revelados os próximos smartphones da LG Electronics, o decodificador de mídia da Orange e conceitos de tecnologia embarcada para a gestão do consumo de energia dos lares e compras em lojas interativas
  • Foi revelada a versão beta de um aplicativo de software para demonstrações em lojas voltado para netbooks e chamada de centro Intel® AppUpSM. Os OEMs Acer, ASUS, Dell e Samsung estão colaborando com a Intel para levar apps inovadores para os consumidores.

International Consumer Electronics Show, Las Vegas, 8 de janeiro de 2010 – O Presidente e CEO da Intel Corporation, Paul Otellini, falou ontem durante a Consumer Electronic Show, em Las Vegas, sobre como a “computação pessoal” está expandindo para além do PC, para praticamente todos os tipos de dispositivos eletrônicos, transformando a Intel e a indústria no processo. Ele também revelou inúmeras tecnologias inovadoras e designs vitoriosos que abrangem o segmento para PCs e outros negócios emergentes da Intel, incluindo netbooks, smartphones, dispositivos CE e a tecnologia embarcada “conectada”.

“A Computação já não está mais confinada ao seu computador – ela está em todos os lugares”, declarou Otellini durante seu discurso na CES. “Os avanços em conectividade, interfaces intuitivas para usuários, conteúdo interessante e desempenho dos chips para computadores, permitiram que a computação chegasse a novas áreas. A computação está chegando a todos os tipos de dispositivos e as experiências a nossa volta melhoram a nossa produtividade pessoal e a nossa diversão”.

Otellini descreveu como a Intel e a indústria estão cumprindo a visão que ele descreveu em seu discurso na CES há dos anos. A computação está sendo integrada a cada aspecto relevante da vida das pessoas, disse ele, quer seja em seus computadores ou smartphones, assistindo TV, no carro ou nas compras. Uma experiência personalizada sob medida para os interesses, necessidades e redes sociais dos indivíduos, fornecerão a informação, o entretenimento e as experiências que as pessoas desejam, quando, como e onde elas desejarem. Para ilustrar esse ponto, ele demonstrou avanços empolgantes em aplicativos para dispositivos móveis, conteúdo 3-D, telefones e TVs inteligentes, bem como para áreas normalmente não associadas à computação, como a gestão do consumo de energia doméstico e sinalização.

Otellini descreveu como a transição de um mundo de applets “virais” simples e úteis para os dispositivos baseados no processador Intel® Atom™ ajudará ainda mais a dar vida para a visão da computação “pessoal”, criando novos modelos de uso e um canal de distribuição único e poderoso para os desenvolvedores de software. A Intel criou o programa para Desenvolvedores Atom em setembro para explorar essa oportunidade. Ele revelou a versão beta de uma loja de app de software para netbooks, que a Intel lançou hoje, chamada de The centro Intel AppUp. Os primeiros apps, que abordam educação, entretenimento, jogos, saúde e outras categorias, já estão disponíveis para download gratuito ou pago em www.intelappup.com Conteúdo em inglês. Acer, ASUS, Dell e Samsung são os primeiros OEMs a anunciar suporte para as lojas de apps baseadas no centro Intel AppUp. Otellini disse que a Intel e seus parceiros esperam ampliar as lojas com o passar do tempo para incluir aplicativos para outras grandes categorias, como PCs, dispositivos CE portáteis, smartphones, eletrodomésticos, TVs e outros dispositivos baseados nas futuras famílias de processadores da Intel.

Como um exemplo das novas maneiras para conectar dispositivos computacionais nas casas, Otellini também revelou um produto chamado Intel Wireless Display. Usando um notebook equipado por alguns dos novos processadores Intel® Core™ 2010 e habilitado com essa tecnologia, uma pessoa pode transmitir rapidamente vídeos, fotos e outros tipos de conteúdo do PC para a HDTV por meio de uma conexão WiFi. No dia 17 de janeiro, notebooks da Dell, Sony e Toshiba e um adaptador para TVs da NETGEAR – com a tecnologia Intel Wireless Display – estarão disponíveis na Best Buy nos Estados Unidos e Canadá como parte do programa Blue Label 2.0.

“A computação doméstica está avançando rapidamente para além do PC”, declarou Otellini. “A TV continuará a ser o ponto focal da casa ao mesmo tempo em que fica mais inteligente, da forma similar a evolução dos telefones para os smartphones. Novas interfaces de usuário e formas de conectividade mudarão a maneira como interagimos com o entretenimento em casa”.

O CEO da Intel também tocou um dos temas mais comentados na CES – conteúdo 3-D estereoscópico – e disse que a criação de conteúdo 3-D requer “uma tonelada de poderio computacional”. Os microprocessadores poderosos desempenharão um papel central na transição para a criação de conteúdo 3-D. Otellini também disse que já existem alguns PCs poderosos atualmente disponíveis que estão ampliando a criação de conteúdo 3-D, levando-a dos estúdios de Holywood para as salas de estar. Para provar esse ponto, ele demonstrou como uma pessoa pode fazer a criação e a edição em tempo real de vídeo 3-D com o poderio de um PC baseado no processador Intel® Core™ i7.

Nessa manhã a Intel lançou inúmeros produtos para plataformas PC, incluindo mais de 25 processadores totalmente novos Intel Core 2010, adaptadores wireless e chipsets relacionados para notebooks, desktops e dispositivos embarcados. Esses novos processadores oferecem as melhores tecnologias gráficas e para mídias da Intel, incluindo a habilidade para se adaptar inteligentemente, fornecendo automaticamente um aumento no desempenho para aplicativos pesados como a criação de vídeo HD e 3-D.

Otellini também descreveu como os avanços na tecnologia dos microprocessadores continuarão a transformar a maneira como as pessoas desfrutam filmes 3-D e a TV em suas casas. Para provar esse ponto, ele demonstrou novas maneiras para pesquisar visualmente por programas de TV, acessar online vídeos e outros aplicativos em um decodificador da Orange, ainda não lançado, equipado com um dos produtos computer-on-a-chip (ou computador-em-um-chip) da Intel. O processador Intel® Atom™ CE4100, que já está disponível, é otimizado para a próxima geração de decodificadores, reprodutores de mídia e TVs conectadas.

“Os smartphones verdadeiramente personificam a computação pessoal”, declarou Otellini. “A conectividade wireless é fundamental e a tecnologia 3G é ótima, mas não rápida o bastante. As tecnologias 4G, como a WiMAX, são necessárias para cumprir a promessa de extrair o máximo potencial desses dispositivos”.

Toda a conectividade com a Internet para as demonstrações durante o discurso de Otellini utilizou o serviço de Internet móvel 4G CLEAR*;, que está disponível em Las Vegas desde julho. O WiMAX Forum prevê mais de 700 milhões de pessoas conectadas por meio da tecnologia WiMAX Intel® até o final de 2010.

“Há dois anos, demonstrei um pacote de aplicativos futurísticos para dispositivos portáteis”, declarou Otellini. “A computação era feita de verdade em um desktop atrás da cortina, pois os PDAs ainda não possuíam a capacidade de processamento necessária. Dois anos depois, o futuro está aqui”.

Para provar esse ponto, Otellini demonstrou como a combinação de capacidades multitarefa com novas interfaces de usuário está criando novos e empolgantes aplicativos para os smartphones. Isso incluiu a primeira demonstração do mundo do smartphone GW990 da LG Electronics para ajudar a demonstrar o desempenho e a compatibilidade de software da “Moorestown”, a próxima geração da plataforma da Intel para PDAs e smartphones. Ele também demonstrou um design de referência para smartphone da Aava Mobile e um design de referência para tablets da OpenPeak. A “Moorestown” deverá ser lançada durante o primeiro semestre do ano, com os dispositivos chegando ao mercado no segundo semestre.

Otellini também descreveu como muitas máquinas e aplicativos normalmente não associados aos computadores já estão se conectado à Internet, criando experiências computacionais mais pessoais em casa e no mundo lá fora. Exemplos incluem sistemas de informação e entretenimento para veículos, sinalizações digitais interativas, quiosques para compras e dispositivos médicos. O processador Intel Atom está fazendo incursões nesses e em outros dispositivos inteligentes. Otellini disse que os clientes estão no processo para o desenvolvimento de 2500 dispositivos e máquinas diferentes equipadas pelo processador Intel Atom, incluindo um dispositivo conceito para a gestão do consumo doméstico de energia. Ele também revelou um letreiro digital baseado no processador embarcado Intel® Core™ i5 que leva a riqueza de dados das compras online para a experiência de compras em lojas.

Mais informações sobre os aplicativos demonstrados no discurso e as notícias da Intel na CES estão disponíveis em www.intel.com/pressroom/kits/events/ces2010 Conteúdo em inglês.

Sobre a Intel
A Intel (NASDAQ: INTC), líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em www.intel.com/portugues/pressroom/index.htm e blogs.intel.com/brasildigital/.

Acompanhe a Intel no Twitter*: http://www.twitter.com/intelbrasil

Intel, o logo da Intel e Intel Atom são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países.

* Outros nomes e marcas são propriedade de seus respectivos donos.

Sobre a Intel

A Intel (NASDAQ: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, apoiando o progresso e melhorando a vida das pessoas. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar clientes e parceiros a encontrar a melhor resposta para seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência à nuvem, rede, borda e em todos os dispositivos de computação, fazemos com que o potencial dos dados seja realmente capaz de transformar os negócios e a sociedade. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse newsroom.intel.com.br e intel.com.br.

© Intel, o logo da Intel e outras marcas Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias. Outros nomes e marcas são de propriedade de seus respectivos donos.